Qual a melhor Ilha dos Açores para visitar
Qual a melhor Ilha dos Açores para visitar? Esta é uma das perguntas que recebemos com mais frequência por parte dos nosso queridos visitantes, leitores e turistas. É também uma pergunta direta mas com uma resposta não tão simples e fácil de dar.
Decidimos então produzir este artigo, por forma a responder, detalhadamente a esta questão e – se também tem a mesma dúvida – fique mais esclarecido e esperamos ajudá-lo na escolha da(s) ilha(s) a visitar.
Índice de conteúdos
Qual a melhor Ilha dos Açores para visitar?
Na realidade seria injusto apontarmos ou indicarmos uma única ilha para visitar. Não há uma ilha melhor que outras para visitar. Todas são ideais e excelentes para visitar e desfrutar, tendo em conta sim que cada qual tem as suas características, atractivos, população e actividades a realizar diferenciadas.
Acreditamos que a escolha da Ilha e ou Ilhas deverá estar sempre de acordo com aquilo que procura. O que pode ser ideal para uma pessoa, para outra poderá ser totalmente o oposto. Vejamos então alguns pontos sobre cada ilha.
A pensar viajar para os Açores? Clique aqui para ter acesso às promoções em vigor, aos melhores preçosIlha de Santa Maria

Fotografia de ByAçores
Conhecida como Ilha do Sol, tem fantásticas zonas balneares, calmas e com uma paisagem muito própria e característica. O seu terreno é relativamente mais seco pelo que não encontrará tanto verde como nas demais ilhas. Mas isso não é motivo para deixar de visitar a Ilha de Santa Maria, antes pelo contrário, alguns destaques da ilha:
- Fantásticas baías e zonas balneares: Baía de São Lourenço, Baía dos Anjos e Praia Formosa (uma das praias mais fantásticas dos Açores);
- Festival Maré de Agosto: no mês de Agosto não deixe de presenciar um dos festivais mais emblemáticos dos Açores;
- Deserto Vermelho dos Açores: no Barreiro da Faneca encontrará aquele que é, considerado por muitos, o Deserto Vermelho dos Açores;
- Sopas do Espírito Santo: festividades que decorrem durante os meses de verão e onde poderá apreciar as melhores sopas de Espírito Santo;
- Cavacas de Santa Maria: um doce que não pode deixar de provar na sua estadia;
- Não perca também este roteiro com todos os locais de visita obrigatória na Ilha de Santa Maria >
Ilha de São Miguel
A presença da natureza verdejante presente na ilha faz jus ao nome pela qual é conhecida: Ilha Verde. É a maior ilha do arquipélago e também a mais popular dado o seu desenvolvimento urbanístico e população. É uma das ilhas com mais lagoas, cascatas e demais belezas naturais. Nas alturas de maior afluência turística (primavera e verão) poderá deparar-se com mais população, principalmente nos pontos de interesse. Alguns destaques:
- Lagoas a não perder: Lagoa das Sete Cidades, Lagoa do Fogo, Lagoa do Canário, Lagoa Empadadas;
- Gastronomia e doces: Bife à Regional, Cozido das Furnas e as Lapas; Doces: Bolos Lêvedos e as Queijadas da Vila;
- Águas quentes termais: Existem 5 zonas com águas termais na Ilha de São Miguel, sendo elas, Caldeira Velha, Poça Dona Beija, Parque Terra Nostra e as Termas da Ferraria e da Ribeira Grande.
- Praias fantásticas um pouco por toda a ilha, veja as melhores praias de São Miguel.
- Não perca também este roteiro com todos os locais de visita obrigatória na Ilha de São Miguel >
Terceira
Publicidade
É nesta ilha que encontra uma da atrações turísticas mais incríveis do mundo, visitar o interior de um vulcão adormecido e explorar duas fantásticas cidades, Angra do Heroísmo – Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO e Praia de Vitória, que respiram história, festividades e locais únicos a explorar. Uma ilha com paisagens magníficas com diferentes contrastes. Esta é conhecida como a Ilha Lilás. Alguns destaques:
- A Gruta do Algar do Carvão é local de visita obrigatória! Estar no interior de um vulcão adormecido e explorar a história que este nos ensina é uma experiência única.
- Na gastronomia especial destaque para a magnífica Alcatra da Terceira. Já no que toca a doces, as deliciosas Queijadas da Dona Amélia;
- A Serra do Cume é uma autêntica manta de retalhos a céu aberto. Aproveite a fantástica vista do Miradouro da Serra do Cume;
- A Zona Balnear dos Biscoitos não pode ficar de fora do seu roteiro para banhos em pleno mar.
- Não perca também este roteiro com todos os locais de visita obrigatória na Ilha Terceira >
Graciosa
O seu nome já diz em grande parte o que poderá esperar desta ilha, Graciosa de nome, paisagens, história e também pelas magníficas e únicas Queijadas da Graciosa, conhecidas um pouco por todo o mundo! Esta está classificada como Reserva da Biosfera, pela UNESCO e conhecida como Ilha Branca. Alguns destaques:
- Como não podia deixar de ser, visitar a Fábrica das Queijadas da Graciosa e deliciar-se com este doce típico e regional;
- Visitar e explorar a Furna do Enxofre, uma fascinante caverna lávica onde a sua principal característica é o seu teto em abóbada perfeita que a reveste, formado por prismas lávicas.
- Desfrutar das propriedades e benefícios de águas quentes termais nas Termas do Carapacho;
- Se gosta de uma boa zona balnear, certamente irá adorar a Praia de São Mateus.
- Não perca também este roteiro com todos os locais de visita obrigatória na Ilha Graciosa >
Pico
Publicidade
É na Ilha do Pico que encontra o ponto mais alto de Portugal, a majestosa Montanha do Pico, que não deixa ninguém indiferente. Conhecida também pelas suas fantásticas vinhas vinícolas plantadas em chão de lava e localizadas em pequenos currais, separados por paredes de pedra. Com estas características únicas é conhecida também como Ilha Cinzenta. Alguns destaques:
- Se tiver a oportunidade e gostar escalar / explorar a natureza, obviamente subir a Montanha do Pico é uma excelente actividade a realizar. É ainda possível pernoitar na mesma, saiba tudo aqui.
- Provar e degustar os magníficos vinhos e licores da Ilha do Pico. Não esquecendo claro a exploração da Paisagem Cultural da Vinha do Pico.
- A Lagoa do Capitão dá-lhe uma visualização única, em modo espelho, da Montanha do Pico.
- Explorar a Gruta das Torres, de origem vulcânica é o maior túnel lávico do arquipélago dos Açores.
- Não perca também este roteiro com todos os locais de visita obrigatória na Ilha do Pico >
São Jorge
A Ilha de São Jorge é conhecida pelas suas magníficas fajãs, cada uma delas com características únicas, onde poderá apreciar e desfrutar de momentos igualmente únicos. É conhecida como a Ilha Castanha pelas suas rochas da Ponta dos Rossais. Alguns destaques:
Publicidade
- A Piscina Natural da Poça de Simão Dias é sem dúvida uma das piscinas naturais mais belas do mundo!
- O nome da ilha dá igualmente nome a um dos queijos mais populares e característico dos Açores, o Queijo São Jorge.
- Explore as Fajãs, como por exemplo: Fajã dos Vimes, Fajã da Caldeira do Santo Cristo e Fajã dos Cubres (existem mais e maravilhosas fajãs).
- Se gosta de Amêijoas, não deixe de deliciar-se com as Amêijoas da Caldeira de Santo Cristo, são… de comer e chorar por mais.
- Não perca também este roteiro com todos os locais de visita obrigatória na Ilha de São Jorge >
Faial
É na Ilha do Faial que encontra um dos locais com uma paisagem com características únicas, após a erupção do Vulcão dos Capelinhos e e onde está localizada a Ponta dos Capelinhos. Conhecida também pela famosa e uma das mais visitadas em todo o mundo, a Marina da Horta. Ilha Azul pela abundância de hortênsias. Alguns destaques:
Publicidade
- A Ponta dos Capelinhos é local de visita obrigatória e com muita história para observar e aprender no seu Centro de Interpretação.
- Apreciar de perto uma galeria de arte a céu aberto naquela que é a 4º marina mais visitada do mundo, a Marina da Horta.
- Um dos gins mais famosos dos Açores encontra nesta ilha, no Peter’s Sport Café.
- Zonas Balneares e praias fantásticas, como a Praia do Almoxarife, Praia de Porto Pim e as Piscinas Naturais do Varadouro.
- Apreciar de perto a incrível Caldeira do Cabeço Gordo.
- Não perca também este roteiro com todos os locais de visita obrigatória na Ilha do Faial >
Flores
A Ilha das Flores reúne fantásticas paisagens que cortar a respiração, com as suas várias cascatas e vegetação verde. Um cenário de natureza pura faz desta a Ilha Cor-de-Rosa pelas suas exuberantes azáleas. Alguns destaques:
- O Poço da Alagoinha é considerado – por muitos – como o paraíso na Terra, desfrute desde cenário único. O som da natureza presente é fenomenal.
- A Cascata do Poço do Bacalhau e a Rocha dos Bordões são outros dois locais a não perder.
- Magníficas lagoas, como a Lagoa Negra & Lagoa Comprida e a Lagoa Rasa & Lagoa Funda.
- Não perca também este roteiro com todos os locais de visita obrigatória na Ilha das Flores >
Corvo
A Ilha do Corvo é a mais pequena do Arquipélago dos Açores, sendo que reúne igualmente características e beleza únicas. Conhecida igualmente como Ilha preta (pela pequenez, traduzida na sua visualização como um diminuto “ponto negro” no horizonte, a partir das Flores, e seu rendilhado de muros de pedra negra).Alguns destaques:
- O Caldeirão é um dos principais pontos turísticos da ilha e o seu visual panorâmico é de tirar o fôlego de todos visitantes.
- Vila do Corvo e aprecie igualmente os Moinhos de Vento.
- Não perca também este roteiro com todos os locais de visita obrigatória na Ilha do Corvo >
Como pode verificar, cada ilha tem os seus destaques, particulares, paisagens, monumentos e pontos de interesse diversificados. Explore o melhor de cada ilha, na sua viagem aos Açores. Para desfrutar ao máximo da sua estadia, veja também:
Promoções de Viagens para os Açores