Ilha do Corvo – Locais a visitar e pontos de interesse

A Ilha do Corvo está localizada no arquipélago dos Açores e é considerada a menor ilha quando comparada com as demais, possuindo apenas 17 km².

A sua origem está diretamente ligada aos fenómenos vulcânicos ocorridos no passado, sendo formada então por um edifício vulcânico poligenético, com um caldeira no topo e cones secundários.

A última erupção vulcânica ocorrida na região foi há milhares de anos (cerca de 80 a 100 mil anos), na fajã lávica da Vila do Corvo. Os maiores destaques da formação histórica desta bela ilha são: a Cova Vermelha, a Fajã Lávica e a Ponta Negra.

A ilha do Corvo
A ilha do Corvo
Fotografia de Kathy Rita

Destaques de formação histórica

Cova Vermelha

A Cova Vermelha corresponde à zona da cratera da Coroínha, formada basicamente por cinzas e lapili finos avermelhados, conhecidos como bagacina. Esta magnífica cratera situa-se ao sul, local onde foram lançadas as escoadas lávicas que afloraram no topo da arriba.

Fajã Lávica

A Fajã Lávica fica na Vila do Corvo, tornando-se a principal superfície aplanada da ilha, originada das escoadas do Morro da Fonte. O traço característico é a superfície coberta por depósitos de pedra pomes, lahars e outros depósitos piroclásticos relacionados à formação do Caldeirão.

Ponta Negra

Por fim, a Ponta Negra é composta por basaltos emitidos desde o último episódio eruptivo ocorrido na Ilha do Corvo, uma vez que as suas escoadas lávicas passaram pela fajã, pelo Alto dos Moinhos e chegaram até o mar.

Além destes destaques históricos que fazem parte da formação da Ilha do Corvo, vários outros pontos chamam atenção pelas suas belezas naturais e atrações turísticas.

Vejamos abaixo os principais lugares que merecem a sua visita:


Centro de Interpretação Ambiental e Cultural do Corvo

Ao chegar a Ilha do Corvo, o primeiro lugar que se deve ir é ao Centro de Interpretação Ambiental e Cultural do Corvo, a fim de obter as informações necessárias sobre a ilha.

O Centro oferece todo o apoio aos visitantes sobre os locais de maior relevância na Ilha do Corvo e os segredos dessa maravilhosa região. Há a possibilidade de visitar a “Atafona da Canada”, a última atafona do Corvo, recuperada pelo Governo Regional dos Açores.

Horários

01 de Novembro a 31 de Março
terça a sexta das 10h00 às 17h00
sábados e feriados das 14h00 às 17h30
encerrado: domingos, segundas, 1 janeiro, terça Carnaval, domingo Páscoa e 25 dezembro

01  de Abril a 31 de Outubro
todos os dias das 10h00 às 18h00
encerrado: domingo Páscoa

Visitas guiadas

São realizadas visitas guiadas mediante marcação prévia.
Duração da visita: 30 a 45 minutos
Número de pessoas por visita: 4 – 30

Preço

Entrada gratuita

Contactos

Morada: Canada do Graciosa s/n, 9980-031 Vila do Corvo
Telefone: (+351) 292 596 051
E-mail: pncorvo.centroambiental@azores.gov.pt
Website: visitar website

Caldeirão

Considerado o principal elemento vulcânico e paisagístico da Ilha do Corvo, o Caldeirão possui um diâmetro máximo de 2,3 km e profundidade de 320 metros, formado por uma lagoa e 12 cones secundários implantados no seu interior, considerados cones de escória.

É um dos principais pontos turísticos da região e o seu visual panorâmico é de tirar o fôlego de todos visitantes. Rende fotografias surpreendentes!

Caldeirão
Caldeirão
Fotografia de José Maria Sousa
Caldeirão – Corvo
Caldeirão – Corvo
Fotografia de Kathy Rita

Praia da Areia / Portinho da Areia

A Praia da Areia, também denominada Portinho da Areia, está situada na costa sul da Ilha do Corvo e é a única praia com areia de toda a ilha, transformando-se numa ótima opção para todos os visitantes que gostam de se banhar, com águas limpas e transparentes.

O interessante desta praia é que seus areais são formados por pequenos grãos cuja origem vem da decomposição das rochas vulcânicas. Vale a pena conferir de perto!

Praia da Areia ou Portinho da Areia, Ilha do Corvo - Açores
Fotografia de Luis Silveira

Vila do Corvo

Único local povoado da Ilha do Corvo, composta por um porto e um aeródromo. O que mais desperta atenção são os agrupamentos de casas, tornando o local bem aconchegante e de interessante arquitetura.

A principal atração é a Igreja de Nossa Senhora dos Milagres, construída no século XVIII e de enorme valor histórico para Ilha do Corvo.

Palheiros – Corvo
Palheiros – Corvo
Fotografia de Kathy Rita
A Vila do Corvo
A Vila do Corvo
Fotografia de Kathy Rita
Vila do Corvo com as Flores ao fundo
Vila do Corvo com as Flores ao fundo
Fotografia de Carla Dias

Ecomuseu do Corvo

O Ecomuseu do Corvo é classificado como um museu de território, tendo em vista que, ao contrário dos museus tradicionais, abrange todo o território corvino, bem como todo seu património.

A ideia é recuperar o centro histórico da ilha e promove-la como destino turístico, com apoio da população para o desenvolvimento sustentável.

Império do Divino Espírito Santo

Popularmente conhecido como Casa do Espírito Santo, é um antigo centro social e cultural da Ilha do Corvo registrado na história e também um local de convívio, de festas e procissões.

Sua construção é datada no século XIX, com uma arquitetura feita em alvenaria de pedra e com cariz religioso. Atualmente, o local serve para comemorações oficiais, como comunhões e aniversários.

A tradicional Festa Divino Espírito Santo ocorre todos os anos no domingo de pentecostes e atrai várias pessoas.

Moinhos de Vento

São três moinhos construídos entre o século XIX e século XX fixados no Caminho dos Moinhos, na Vila do Corvo, e que recebem proteção especial do Governo Regional dos Açores, considerados património histórico.

Todos os anos o local recebe o Festival dos Moinhos, que vem atraindo turistas de todas as partes. A festa é um sucesso e de entrada gratuita.

Moinho
Moinho
Fotografia de Silvia Freitas
Moinho de vento do Corvo
Moinho de vento do Corvo
Fotografia de Carla Dias
Moinho
Moinho
Fotografia de Kathy Rita

Portanto, se estiver planeando viajar para o arquipélago dos Açores, não deixe de visitar a Ilha do Corvo, que apesar de ser pequena, as suas riquezas são grandes e possui excelentes opções turísticas.

Explore a Ilha do Corvo:

A Ilha do Corvo – Mapa & Informações
Fotografias – Magníficas fotos do Corvo
Vídeos – Imagens de cortar a respiração
Restaurantes – Onde comer
Alojamentos – Onde dormir
Empresas – Serviços e empresa de turismo

Ilha do Corvo – Locais a visitar e pontos de interesse
Avalie este conteúdo

122 Partilhas