Termas do Carapacho – Ilha Graciosa

Localizadas na Ilha Graciosa, as Termas do Carapacho surgiram em 1750, sendo que durante os séculos XVIII e XIX as suas águas quentes ficaram conhecidas pela capacidade de proporcionar aos visitantes um momento de cura, sossego e paz.

Este fenómeno tornou-se fundamental para o reconhecimento deste lugar, principalmente pelas suas águas serem consideradas milagrosas.

Dada a sua grande popularidade, as Termas do Carapacho disponibilizam a sua valência medicinal, através de um acordo realizado entre o Governo Regional dos Açores e o Instituto Português de Reumatologia.

Termas do Carapacho - Graciosa

Se estiver a planear visitar Graciosa, não deixe de incluir no seu roteiro turístico uma visita às Termas do Carapacho, para aproveitar os banhos termais terapêuticos nas melhores piscinas naturais da Ilha Graciosa, com uma temperatura de aproximadamente 40ºC.

Termas do Carapacho - Graciosa

Água termal

As águas termais, próximas ao mar, na parte inferior de uma elevação vulcânica, na ilha Graciosa, são um dos vários destaques para quem visita a ilha. No espaço exterior das Termas do Carapacho é possível tomar um delicioso banho em piscinas naturais com uma vista incrível da paisagem ao redor. Já no espaço interior, está disponível uma piscina com água salgada e aluguer de toucas.

Carapacho – Graciosa
Carapacho – Graciosa
Fotografia de Márcia Melo

São vários os benefícios das águas termais, especialmente pelas suas características medicinais, possibilitando o tratamento de doenças como o reumatismo, colite, dermatite e nevralgia. Isto ocorre porque estas águas são ricas em clorato de sódio e sulfato de cálcio.

Dica interessante: o período para melhor usufruir e desfrutar das termas é entre 1º de maio até 30 de setembro de cada ano. Planeie a sua viagem aos Açores de forma a visitar este local na época ideal.

Carapacho
Carapacho
Fotografia de Ana Sousa

Termas do Carapacho

As Termas do Carapacho oferecem serviços para atender todos os tipos de visitantes, desde os que querem apenas conhecer e relaxar, assim como os que pretendem amenizar problemas de saúde.

Assim, esses serviços são essenciais para as pessoas obterem informações da importância das termas na prevenção e tratamento de doenças.

O visitante poderá encontrar técnicas especiais que são utilizadas em regiões específicas do corpo, como o Duche de Jacto, que trabalha usando um jato de água termal a fim de mobilizar os tecidos e aliviar a tensão acumulada, trazendo relaxamento e conforto.

Há também o Duche Vichy com Massagem, destinado a oferecer ao visitante uma verdadeira chuva termal, cobrindo todo o corpo e oferecendo uma massagem devido à pressão dos jatos de água.

Termas do Carapacho - Graciosa - Duche Vichy

Outro tipo de técnica utilizada é a de imersão, muito simples e ocorre numa banheira com águas termais, através de jatos direcionados a uma determinada parte de corpo para a massajar. Pode ser realizada na piscina ou num Jacuzzi, sendo rica em sais mineiras e os seus efeitos para o corpo são fantásticos, como o repouso, relaxamento dos músculos e limpeza dos poros da pele.

Termas do Carapacho - Graciosa

Não deixe de explorar as Termas do Carapacho, experiência única dos Açores e uma ótima opção para todos os visitantes que procuram saúde, lazer e bem-estar, além de paisagens magníficas.

Referências:
https://www.dn.pt/lusa/interior/termas-do-carapacho-na-ilha-graciosa-com-valencia-medicinal-8560898.html


Avalie este conteúdo