Piscina Natural / Poça Simão Dias – Ilha de São Jorge

Tempo de leitura: 5 minutos | Ilha de São Jorge

A Piscina Natural Simão Dias, mais conhecida como a Poça Simão Dias, é uma piscina natural das mais bonitas dos Açores. É a maior piscina natural da ilha de São Jorge e está localizada no Fajã do Ouvidor, na freguesia do Norte Grande, e tem um grande destaque na ilha.

A Poça Simão Dias é local de visita obrigatória no seu roteiro. As suas águas são cristalinas e a temperatura amena, proporcionando banhos agradáveis aos visitantes que preferem as águas mais mornas.

A piscina é extensa e cercada por formações rochosas derivadas de erupções vulcânicas. Chama à atenção pela beleza das suas águas azuis e por ser cercada por um paredão negro que provoca o contraste perfeito.

Poça Simão Dias - Ilha de São Jorge, Açores

(C) Luís Godinho Photography (link)

História Poça Simão Dias

A Piscina Natural do Simão Dias é uma daquelas belezas exóticas escondidas às sete chaves. A Fajã é uma zona pequena de terra plana situada à beira mar, mesmo entre a montanha e o oceano.

A Fajã do Ouvidor, onde está localizada esta e outras piscinas naturais, é uma das maiores Fajãs da Ilha de São Jorge. O contraste entre o pequeno pedaço de terra com o paredão de montanha de cerca de 400 metros de altura impressiona qualquer visitante.

A Fajã do Ouvidor é conhecida justamente por estas formações geológicas que estão junto à costa e são conhecidas como “poças”. Estas poças foram criadas pelas formações vulcânicas que acabaram por criar estas piscinas naturais paradisíacas.

Poça Simão Dias - Ilha de São Jorge, Açores

(C) Luís Godinho Photography (link)

A Poça Simão Dias

A Poça Simão Dias é a maior piscina natural da ilha e é a mais bela de todas. Quem a visita ficará surpreendido com o contraste entre o paredão negro do basalto e o azul da sua água.

A área é protegida e é possível perceber a sua fauna e flora bem intactos e com poucas intervenções humanas.

Para quem não quer aventurar-se nas águas da piscina é possível avistar a Piscina Natural do Simões Dias e outras através de um miradouro no alto da serra. O conjunto das piscinas oferece uma visão geral do paraíso.

Poça Simão Dias - São Jorge, Açores

Acesso

O acesso a esta zona não é muito difícil. Será necessário ir a pé a partir do Fajã do Ouvidor utilizando alguns dos trilhos disponíveis no local.

Existe um caminho de pedras que leva até uma zona mais profunda da poça e outra descida feita de degraus entre as rochas. É um local tranquilo e com menos movimento que muitos outros atractivos turísticos de sol e praia.

Localização no Mapa

Curiosidades e Dicas

Existem algumas curiosidades acerca deste local que vale a pena partilhar, além disso, algumas dicas importantes para uma melhor experiência turística, são elas:

  • Além das piscinas na costa do Fajã do Ouvidor também existem algumas grutas formadas pela erosão marinha. Uma delas chama-se Furna do Lobo e possui cerca de cinquenta metros de comprimento. A visita a esta furna é possível através de barco;
  • Uma outra piscina natural que vale a pena visitar está logo ao lado da Poça Simão Dias, é a Poça do Caneiro;
  • A melhor época para visitar as piscinas naturais é no Verão;
  • Pelo facto da piscina estar mesmo junto à enorme falésia, durante a manhã não bate sol, então para uma melhor experiência não vale a pena ir muito cedo;
  • A Fajã do Ouvidor possui poucas casas, a maioria pintadas de branco, porém muitas ficam fechadas durante o ano e voltam a ser habitadas no verão por moradores ou turistas de verão;
  • A Fajã do Ouvidor possui um porto que frequentemente recebe embarcações;
  • A transparência da água, a temperatura agradável e a profundidade das suas águas propiciam a prática do snorkeling / mergulho.
  • A Fajã do Ouvidor é a que possui maior estrutura turística como cafés e restaurante.
Piscina Simão Dias - São Jorge - Açores

(C) Luís Godinho Photography (link)

O que fazer

Após aproveitar as águas claras e calmas da Piscina Natural do Simão Dias, ainda é possível aproveitar algumas outras atracções que estão por perto, entre elas:

Miradouro da Fajã do Ouvidor

Através deste miradouro é possível ter uma vista panorâmica de parte das falésias e das belezas naturais da ilha. Para quem quer ver parte da ilha de cima e ter uma vista geral do que a ilha tem para oferecer esse miradouro dá-lhe a possibilidade para ter essa experiência incrível.

Vista do Miradouro - Fajã do Ouvidor - São Jorge - Açores

(C) Sapo Viagens

Trilho pedestre do Pico do Pedro à Fajã do Ouvidor

Para os mais aventureiros e que gostam de uma experiência mais próxima da natureza existe o trilho pedestre do Pico do Pedro à Fajã do Ouvidor. O início do percurso dá-se na parte inferior do Pico do Pedro de onde se dirige até a montanha mais alta da ilha de São Jorge, o Pico da Esperança, com 1053 metros de altitude.

O percurso termina na Fajã do Ouvidor junto ao nível do mar, totalizando uma descida de cerca de 4 horas. A experiência é única e durante o caminho é possível observar toda beleza natural da ilha de São Jorge.

A experiência na Ilha de São Jorge pode ser extremamente prazerosa e inspiradora. As Piscinas Naturais do Simão Dias proporcionam uma experiência única que não está disponível em muitos lugares pelo mundo, por isso devem ser desfrutadas em sua plenitude.

Vídeos


Promoções de Viagens para os Açores