Queijadas da Dona Amélia

As Queijadas da Dona Amélia são um doce tradicional produzido na Ilha Terceira, arquipélago dos Açores.

Este recebeu uma grande adaptação de uma receita já existente no passado desta ilha, denominada “Bolo das Índias“. Tornou-se famoso graças às especiarias muito comuns na época, trazidas pelos marinheiros em expedições vindas da Índia.

Queijadas da Dona Amélia - Receita - Açores

Foto

Origem do nome

O nome Queijadas da Dona Amélia surgiu em 1901, quando as senhoras de Angra do Heroísmo homenagearam a visita da Rainha D. Amélia e do Rei D. Carlos à Ilha Terceira.

Classificada como Património Mundial pela UNESCO, a cidade de Angra do Heroísmo tem destaque na sua gastronomia, principalmente nos tempos de descobrimentos. As queijadas chamam à atenção de todos que passam pela cidade e por toda a ilha. E quem prova não se arrepende, é considerada por muitos uma autêntica maravilha!

Apesar de ter sido inspirada num bolo, a confecção atual possui o formato de uma queijada, oferecida desta forma ao Rei e a Rainha.

Os principais ingredientes desta delícia são: açúcar, ovos, mel de cana, canela, manteiga, farinha de milho, farinha de trigo, passas e noz moscada.

Importante ressaltar que no meio destes ingredientes, a canela e a noz moscada fazem parte de uma referência à importância que a Ilha Terceira teve no comércio das especiarias na sua história.

Queijadas da Dona Amélia - Receita - AçoresFonte da Fotografia

Onde comprar

Não é difícil encontrar as Queijadas da Dona Amélia, pode facilmente encontrar no comércio local da ilha, assim como nas restantes. Encontra também online – a título de exemplo – 7.50€ para uma embalagem com 6 unidades, feitas pela Pastelaria O Forno.

Portanto, não deixe de experimentar as tradicionais Queijadas da Dona Amélia durante sua estadia na Ilha Terceira (ou noutra(s) ilha(s)), um verdadeiro doce típico desta bela região açoriana.

Como fazer Queijadas da Dona Amélia – Receita

Depois de conhecer a história e o sucesso das Queijadas da Dona Amélia, bastante desejada tanto pelos terceirenses quanto pelos diversos turistas que viajam à Ilha Terceira todos os anos, vem a pergunta: como se faz as tradicionais queijadas?

Bom, vamos conhecer abaixo a receita e aprender a fazer este delicioso doce.

Ingredientes

  • 500g de açúcar;
  • 9 gemas de ovos;
  • 4 claras em neve;
  • 200g de manteiga (derretida e fria);
  • 200g de farinha de milho;
  • 1 colher sopa de canela em pó;
  • 6 colheres sopa de mel de cana;
  • 100g de passas (faz parte da receita tradicional, porém seu uso pode ser opcional);
  • 50g de cidrão (bem fino);
  • raspa de 1 limão pequeno;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher sobremesa de noz moscada.

Preparação

De início, bate-se o açúcar com as gemas até criar uma massa presa, para então juntar a canela, as passas, o cidrão, a noz moscada, a raspa de limão e o sal. Em seguida, continua-se a bater mais um pouco e quando estiver bem ligado, adiciona-se a manteiga derretida e fria, as claras batidas em neve e, por fim, a farinha e o mel.

Agora, bate-se novamente a massa até dar total ligamento. Ao terminar de bater, coloque a massa em pequenas formas (untadas e polvilhadas) e leve ao forno não muito quente, em tabuleiros. Após cozer, deve-se retirar os tabuleiros e cuidadosamente as queijadas das formas. Ao final, polvilhe com açúcar refinado.

Queijadas da Dona Amélia - Receita - Açores
Fotografia de Pedro Jorge

Pronto! As famosas Queijadas da Dona Amélia já podem ser servidas e devoradas. Delicie-se!

Queijadas da Dona Amélia
Avalie este conteúdo