Baía de São Lourenço – Ilha de Santa Maria

A Baía de São Lourenço está localizada na freguesia de Santa Bárbara, na Ilha de Santa Maria. A Baía foi formada numa cratera vulcânica e tem a forma de um anfiteatro, sendo rodeada de vinhas e possui a única piscina natural da ilha.

Nas suas águas é possível praticar o mergulho de observação, apesar da sua profundidade média ser de 12 metros. Esta apresenta uma grande biodiversidade e possui 113 hectares de uma beleza estonteante.

Baía de São Lourenço, Ilha de Santa Maria, Açores

(C) 7 Maravilhas de Portugal

Devido à sua diversidade e à qualidade do seu património natural e ambiental em 1987, a Baía de São Lourenço foi classificada como reserva natural, o que é reconfortante saber que uma área tão rica em vida selvagem, fauna e flora está a ser devidamente protegida.

A baía pode ser considerada como uma das mais bonitas do mundo, possui águas cristalinas e pode ser observada através dos vários miradouros existentes, tendo uma vista panorâmica de ficar guardada na memória para sempre.

História da Baía de São Lourenço

A Baía de São Lourenço serviu de abrigo para navios e frotas de pescadores, sendo o porto uma importante peça para o abastecimento de água das tripulações. Serviu também como um porto alternativo ao de Vila do Porto até meados do século XX.

Outrora existiu uma fortificação, o Forte da Baía de São Lourenço, que estava localizado no extremo norte da baía e serviu como defesa contra os ataques de piratas e corsários, dos quais eram muito frequentes nesta região do oceano Atlântico. Actualmente apenas encontra vestígios das antigas muralhas.

São Lourenço
São Lourenço
Fotografia de Helena Botelho

O que ver na Baía de São Lourenço

A Baía de São Lourenço possui uma série de atractivos que devem ser visitados durante a sua estadia, são eles

Praia de São Lourenço

A Praia de São Lourenço é uma das maiores do arquipélago, está localizada ao fundo de uma antiga encosta vulcânica e está rodeada por vinhas de onde deriva o vinho de São Lourenço. Possui um extenso areal, algumas rochas dentro do mar e uma água muito cristalina. Vale a pena visitar e desfrutar desta praia única.

Ilhéu de São Lourenço (Sul)

O Ilhéu de São Lourenço, também conhecido como Ilhéu do Romeiro, está localizado na costa nordeste da Ilha de Santa Maria, a sul da praia de São Lourenço, fronteiriço com a Ponta Negra. É uma estrutura rochosa e seu pico tem 92 metros de altura. Este é revestido por uma pequena vegetação e possui uma pequena gruta acessível apenas de barco e onde se hospeda o único mamífero endémico dos Açores, o morcego Nyctalus azoreum.

Vinhas

As famosas vinhas estão alinhados na encosta onde é produzido o vinho de São Lourenço. Encontra-se no paredão da praia de São Lourenço. Ainda abrange o ilhéu de São Lourenço (a sul), fronteiriço com a ponta negra.

Em toda a baía existem outras pequenas praias que podem ser aproveitadas, as águas além de cristalinas possuem pouca profundidade, podendo nadar em segurança por alguns metros. Na área da baía existem alguns restaurantes para saborear a gastronomia açoriana, além de ter uma estrutura de apoio ao visitante com duches e casas de banho.

Baía de São Lourenço
Baía de São Lourenço
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar

Curiosidades

A Baía de São Lourenço também possui algumas curiosidades que são interessantes destacar, entre elas:

  • A Baía é também chamada de “Baía do Sol Nascente”, pois a sua localização é na costa mais oriental do arquipélago.
  • As casinhas da freguesia ao redor da baía fazem lembrar o Alentejo, pois são brancas com detalhes azuis.
  • Acredita-se que os primeiros colonos da região vieram do Sul de Portugal continental, por isso dá-se o facto de algumas casas possuírem chaminés do tipo algarvio.
  • A Ilha de Santa Maria é a mais antiga do arquipélago e a que apresenta menos características açorianas. Ela tem mais sol do que as outras e também é mais seca. A região da baía de São Lourenço, que está a leste dos picos vulcânicos, possui um cenário mais verde e húmido e uma paisagem diferente do outro lado da ilha.
  • Actualmente vivem menos de 20 pessoas na aldeia que abriga a Baía de São Lourenço;
  • Do Miradouro de São Lourenço é possível avistar uma das vistas mais lindas da ilha, a Baía de São Lourenço. Antes de descer até à praia vale a pena fazer uma pose para fotos e registar um momento único e uma paisagem belíssima da ilha.
Baía de São Lourenço (2006)
Baía de São Lourenço (2006)
Fotografia de ByAçores

Vídeos

A Baía de São Lourenço é um paraíso na terra que merece ser visitado e apreciado por tamanha beleza e grandiosidade natural.