Ponta da Ferraria – Ginetes, São Miguel

Tempo de leitura: 3 minutos | Ilha de São Miguel

Localizada no extremo sudoeste da Ilha de São Miguel, nos Ginetes, a Ponta da Ferraria é um local de paragem obrigatória para quem visita a região.

Assim como toda a ilha tem origem em fenómenos geológicos vulcânicos ocorridos nos séculos passados, as belas paisagens que compõem a este local também receberam fortes influências desses fenómenos na sua formação geográfica.

Ponta da Ferraria
Ponta da Ferraria
Fotografia de Nuno Vieira

O Pico das Camarinhas, com 309 metros de altura, foi responsável pela fajã lávica da Ponta da Ferraria. Fajã ou delta lávico é o nome dado a um terreno originado da escoação de lava de uma arriba costeira em direção ao mar.

A pseudocratera, que resultou no contato entre a lava quente e a água do mar, juntamente com todos os outros acontecimentos, fez com que surgissem as águas termais e as famosas piscinas naturais da Ponta da Ferraria.

Miradouro da Ponta da Ferraria

Para aproveitar e desfrutar as belas paisagens, não deixe de visitar o Miradouro da Ponta da Ferraria ou Miradouro da Ilha Sabrina, que oferece um ângulo e vista panorâmica perfeito de toda a fajã lávica, incluindo o Farol da Ferraria.

Ponta da Ferraria
Ponta da Ferraria
Fotografia de Bruno Salazar

Toda esta área pertence ao Monumento Natural Regional do Pico das Camarinhas e Ponta da Ferraria, criado para manter a proteção ambiental deste litoral composto de estruturas vulcânicas.

A Ponta da Ferraria é uma experiência única no mundo e vale a pena ser acrescentada no seu roteiro de viagem.

Águas termais no mar e piscinas naturais de água quente

As nascentes de águas termais que contribuíram para a construção de termas e espaços para banhos no mar transformaram a Ponta da Ferraria numa ótima opção para quem gosta de relaxar e descansar.

Ferraria
Ferraria
Fotografia de Cristina Aires

O calor das rochas aliado à água do mar, tornam-se num local e experiências únicas.

As piscinas naturais de água quente chegam até uma temperatura acima dos 30º graus e certamente irão dar-lhe muita paz e tranquilidade.

Piscinas Naturais da Ferraria
Piscinas Naturais da Ferraria
Fotografia de Nelson Almeida

No entanto, deve ter em conta as condições da maré. A altura ideal para visitar este local é precisamente quando a maré estiver mediana ou pouco baixa, para uma melhor experiência e desfrutar de uma água com temperaturas agradáveis.

A maré alta – por vezes – impossibilita que as águas termais no mar fiquem quentes enquanto numa maré muita baixa as temperaturas podem ser bastante elevadas, causando sensação de incómodo e ou desconforto.

Ferraria
Ferraria
Fotografia de Cristina Aires

E se estiver um dia de chuva ou frio, não se preocupe, mesmo com estas condições meteorológicas, as piscinas naturais continuam quentes, não prejudicando o a sua actividade ou passeio.

Termas da Ferraria

As Termas da Ferraria são um conjunto de piscinas de água quente para adultos e crianças localizados na Ponta da Ferraria.

Chamam à atenção pela capacidade de lhe oferecer um verdadeiro SPA Termal, com finalidades terapêuticas. A água salgada termal com a presença de enxofre auxilia no tratamento de problemas como reumatismo e nevrites, além de outros tipos de doenças.

Ferraria
Ferraria
Fotografia de Teresa Rodrigues

Uma ótima dica é assistir ao Pôr do Sol dentro da piscina exterior das termas, o espetáculo da natureza torna o momento inesquecível.

A estrutura ainda conta com duches e um restaurante para melhor atender os visitantes. As actividades nas Termas da Ferraria são pagas, consulte o preçário.

Localização no mapa

Fotografias

Praia da Ferraria.
Praia da Ferraria.
Fotografia de Diana Silva

Termas da Ferraria
Termas da Ferraria
Fotografia de Telma Raquel

Termas da Ferraria
Termas da Ferraria
Fotografia de Telma Raquel

Anoitecer na Ponta da Ferraria
Anoitecer na Ponta da Ferraria
Fotografia de Andresa Peralta

Termas de Ferraria
Termas de Ferraria
Fotografia de Ana Sousa


Promoções de Viagens para os Açores