Caldeira do Cabeço Gordo – Faial

A Caldeira do Cabeço Gordo, localizada na freguesia do Capelo, concelho da Horta na Ilha do Faial,  está no ponto mais alto da ilha e oferece aos visitantes paisagens espetaculares, podendo ser observadas a 1.043 metros de altitude acima do nível do mar, no Miradouro do Cabeço Gordo.

O primeiro grande impacto ao chegar ao local é a imensa cratera da Caldeira. Além desta, avistam-se as ilhas vizinhas do Faial, especialmente a Ilha do Pico, o Vale dos Flamengos e as duas baías do concelho da Horta.

Caldeira
Caldeira
Fotografia de Renata Monteiro

Porém, o que mais impressiona é – em dúvida – a Caldeira. Cheia de flores, plantas e árvores, rodeada por uma parede de aproximadamente 8 km de comprimento, também coberta por várias plantas e árvores, como a faia, zimbros, musgos, cedros, samambaias e hortênsias.

No meio da Caldeira há um lago e o pequeno cone vulcânico, cercado pela primitiva floresta laurissilva.

Ao visitar a Ilha do Faial, não deixe de conhecer a famosa Caldeira do Cabeço Gordo e deslumbrar de sua vista maravilhosa, formada pela cratera enorme de um vulcão. E se gosta de aventura, nada como um trilho pedestre à volta da Caldeira, é uma experiência incrível.

História da Caldeira do Cabeço Gordo

A Caldeira do Cabeço Gordo tem origem vulcânica como vários outros pontos turísticos dos Açores e faz parte da história da Ilha do Faial, assim como a erupção do Vulcão dos Capelinhos em 1957.

A Caldeira possui relevo acentuado e está situada no centro da ilha, fazendo parte do Parque Natural do Faial, composta por uma flora endémica e bastante esverdeada.

Caldeira - Faial - Açores
Fotografia de Carlos Cruz


O vulcão, que pode ser visto ao centro, formou-se por meio de numerosas erupções e períodos de repouso, nos últimos 400 mil anos, apresentando uma grande depressão no topo com aproximadamente 2 km de diâmetro, que é a Caldeira. O seu interior é formado por um cone piroclástico, um domo traquítica e uma área húmida, que antigamente era uma lagoa.

Na parte sul da Caldeira encontra-se o Cabeço Gordo, ponto de maior altitude da Ilha do Faial. A partir deste local é possível ver a mudança histórica ocorrida após a erupção do Vulcão dos Capelinhos, bem como sua paisagem árida e rústica, um pedaço cinzento numa ilha predominantemente verde. É um território de importante valor histórico, científico, cultural e turístico dos Açores.

A Ilha do Faial também é conhecida como “Ilha Azul” e isto pode ser facilmente observado ao andar em volta da Caldeira, devido a abundância de hortênsias que deixam o visual da região magnífico. É de tirar o fôlego!

Miradouro Cabeço Gordo - Faial - Açores
Fotografia de Hastdutoene

Dicas

O verão é o melhor mês para desfrutar do perfeito visual da Caldeira do Cabeço Gordo, com destaque para o azul das hortênsias e a mistura do mar com a vegetação. Um verdadeiro espetáculo de cores! Não se esqueça de verificar a previsão do tempo para aproveitar bem o passeio. Os dias nublados prejudicam completamente a vista.

Se for realizar o trilho pedestre à volta da Caldeira, recomenda-se a utilização de roupas e calçados adequados  e confortáveis para a caminhada de 8 km. O local costuma ser ventoso, leve uma casaco. Não esquecendo, claro, de tirar muitas fotografias da vista do Miradouro do Cabeço Gordo, é sensacional!

Localização no Mapa

Caldeira do Cabeço Gordo – Faial
Avalie este conteúdo