Queijadas da Vila

As Queijadas da Vila (ou Queijadas de Vila Franca do Campo) são um doce típico da Ilha de São Miguel, arquipélago dos Açores, e recebem este nome por serem tradicionalmente produzidas em Vila Franca do Campo, popularmente conhecida na localidade como as “Queijadas da Vila do Morgado”.

Esta iguaria possui uma característica autêntica micaelense, muito apreciada pela população nativa e também pelos diversos turistas que visitam a ilha todos os anos.

Queijadas da Vila - Morgado - Açores

Graças a este enorme sucesso, o fabrico das tradicionais Queijadas da Vila tem vindo a aumentar por toda a Ilha de São Miguel nos últimos anos, principalmente após a inovação de recursos e ingredientes, bem como o crescimento da doçaria regional, sendo possível encontrar mais de meia dúzia de variedades de queijadas.

Se estiver planeando visitar a Ilha de São Miguel, não deixe de experimentar as Queijadas da Vila, certamente não se irá arrepender!

História das Queijadas da Vila

A história das Queijadas da Vila teve o seu início pelas freiras que moravam no antigo Convento de Santo André, situado na Vila Franca do Campo, em São Miguel. Desta forma, a receita criada por elas é classificada como uma relíquia da doçaria conventual dos Açores, bastante procurada por quem visita a região.

Os principais ingredientes utilizados pelas freiras eram o leite, os ovos (em especial as gemas) e o açúcar, sendo este o grande responsável pela textura única e pelo sabor maravilhoso.

Aos interessados em ver o processo de confecção, faça uma visita a fábrica das Queijadas da Vila do Morgado e aproveite para experimentar este doce delicioso.

Queijadas da Vila do Morgado

Queijadas da Vila - Morgado - Açores Queijadas da Vila - Morgado - Açores Queijadas da Vila - Morgado - Açores

Morada & Localização no Mapa

Rua do Penedo 20
9680-146 Vila Franca do Campo, São Miguel

Contactos

Email: queijadosdomorgado@gmail.com
Telefone: +351 296 581 183

Onde comprar e preço

Atualmente, as Queijadas da Vila já se espalharam pela ilha e podem ser encontradas facilmente nas superfícies comerciais ou online. O preço médio de uma caixa com 6 unidades é de 7.99€ (valor de referência em loja online). Vale a pena!

Como fazer Queijadas da Vila

De início, vamos aos ingredientes necessários para fazer as tradicionais Queijadas da Vila.

Ingredientes para a massa:

  • 1/2 colher (sopa) de banha;
  • 1 colher (sobremesa) de açúcar;
  • 1 colher (sopa) de manteiga;
  • 1 ovo;
  • 250 g de farinha e sal (q.b.);

Ingredientes para recheio e cobertura:

  • 1 clara;
  • 1 colher (chá) de manteiga;
  • 1 colher (sopa) de farinha;
  • 2 litros de leite;
  • 250 g de açúcar;
  • 6 gemas;
  • coalho (q.b.);
  • açúcar em pó para a cobertura.

Preparação e confeçção

Pronto, agora mãos à massa! A começar pelo recheio, aqueça o leite, junte o coalho nas proporções corretas e, em seguida, abafe o recipiente para coalhar. Depois, retire o coalho com um pano e esprema para sair todo o soro, a formar uma massa bem seca e fina.

Agora, junte e misture as gemas, a clara, o açúcar, a manteiga e a farinha. Após a mistura, leve em lume brando até levantar fervura. Retire do lume e deixe esfriar um pouco, para então passar por uma peneira ou passador fino. Guarde no frigorífico.

A massa deve ser preparada no próximo dia, sendo assim, pegue todos os ingredientes indicados para a massa e amasse com um pouco de água morna, a formar uma massa que se possa estender. Embrulhe num guardanapo e coloque para repousar.

A utilizar um rolo e farinha, estenda a massa até ficar fina. Use um copo ou um corta-massas para cortar a massa em circunferências com 12 cm de diâmetro. Cada parte que for cortada, deixe ao ar sobre a mesa. A seguir, no centro de cada circunferência, coloque um montinho do recheio já preparado. Com um palito, ajeite e puxe a massa para cima, de maneira que encoste ao recheio e forme uma caixa canelada.

Por fim, à volta de cada queijada, coloque uma tira de papel vegetal de aproximadamente 2 cm de altura, a servir de amparo para a massa (prenda com um alfinete se preciso). Coza as queijadas em forno médio e, após cozer, jogue na superfície o açúcar em pó para dar o toque final.

Receita em vídeo

Como habitual, partilhamos mais um vídeo de Leonor Santos do canal de Youtube Sabores dos Açores, que nos explica passo a passo como fazer a receita das Queijadas da Vila à sua moda:

Créditos das Fotos

Queijadas da Vila
Avalie este conteúdo

522 Partilhas