Rocha dos Bordões – Ilha das Flores

A Rocha dos Bordões está localizada na freguesia dos Mosteiros, no concelho de Lajes das Flores, na Ilha das Flores num local denominado de Cabo Baixo das Casas.

A Rocha dos Bordões é uma formação geológica formada por grandes colunas de basalto. Esta está inserida num contexto natural belíssimo e chama à atenção pela sua grandeza e enorme beleza.

Este fantástico monumento rochoso de formato vertical, criado pela própria natureza, pode ser avistado a grande distância e é um monumento de enorme destaque na ilha. Por ser uma formação rochosa imponente e de curioso formato atrai muitos turistas e é também um óptimo local para fotografar. Veja também: Fotos da Ilha das Flores

Bordões
Bordões
Fotografia de Jorge Almeida

História da Rocha dos Bordões

A Rocha dos Bordões é um fenómeno geológico curioso, possuindo enormes colunas rochosas que fazem lembrar bordões, daí a sua denominação. A grande rocha fica próxima das estradas que ligam as freguesias de Mosteiro e Lajedo. Esta surgiu da solidificação e arrefecimento de lavas vulcânicas.

Geossítio de grande destaque e importância para os Açores, possui a sua superfície revestida de musgos e vegetações, sendo que a sua coloração muda com o tempo devido à incidência solar sofrida ao longo do dia.

A Rocha dos Bordões tem aproximadamente 570.000 anos, data aproximada da escoada lávica. As suas colunas possuem uma altura de 20 metros e apresentam-se bem preservadas até hoje.

Veja também: Geoturismo nos Açores

Bordões
Bordões
Fotografia de Paulo Branco

Visitar e visualizar a Rocha dos Bordões

A Rocha dos Bordões pode ser observada de diversos locais, como por exemplo, do Miradouro da Rocha dos Bordões, de onde se tem uma vista privilegiada deste monumento e de onde é possível registar em fotografia a sua grandiosidade.

A sua base dentro do mar possui águas quentes, formando pequenas caldeiras de águas ferventes, lembrando, assim, a sua origem vulcânica.

Localização no Mapa

Rocha dos Bordões
Rocha dos Bordões
Fotografia de José Maria Sousa

Curiosidades

Destacam-se algumas curiosidades sobre este monumento rochoso:

  • A Rocha dos Bordões é um acidente geológico único do seu género no arquipélago dos Açores.
  • Acredita-se que a Rocha teria sido formada dentro de um cone vulcânico que ao decorrer dos anos passou por um processo erosivo que acabou expondo o seu interior.
Rocha dos Bordões – Ilha das Flores
Rocha dos Bordões – Ilha das Flores
Fotografia de José Maria Sousa

Vídeo

Imagens aéreas da Rocha dos Bordões, da autoria de António Faria.

Para quem gosta de apreciar a natureza e ver com os próprios olhos a grandiosidade de um elemento natural formado pelas lavas de um vulcão desde muitos anos atrás, eis a Rocha dos Bordões