Como fazer Bolo Lêvedo das Furnas – típico e tradicional dos Açores

O Bolo Lêvedo é um doce típico e regional do Vale das Furnas na Ilha de São Miguel, Açores. Um bolo, em formato redondo e não muito alto sendo composto por ovos, farinha, açúcar, manteiga, fermento, leite e sal.

A sua origem está relacionada com a presença dos primeiros colonos desta localidade micaelense, constituindo – na altura – a sua base de alimentação. Nos dias de hoje é já uma referência que atraí a curiosidade dos milhares de turistas e apreciado igualmente pelos locais. Diz-se que visitar as Furnas e não provar os famosos bolos lêvedos será como ir a Roma e não ver o Papa.

Dada também a sua popularidade, este bolo que, inicialmente, era consumido de forma simples passou a ser aplicado também na restauração e servido como base de hambúrguer e também com manteiga, queijo e fiambre, apelidado de Bolo Lêvedo misto. Prensado dá-lhe um toque e sabor únicos.

É nas Furnas que também encontra as duas maiores produtores desta especialidade, Maria da Glória Moniz e Rosa Quental. Localmente encontra esta especialidade em qualquer superfície comercial e dada a grande procura, são cada vez mais as padarias a produzir e comercializar este produto.

Se já provou o Bolo Lêvedo e tem saudades de deliciar-se e saborear este produto único, deixamos-lhe a receita completa para que possa fazer em casa.

Receita Bolo Lêvedo

Ingredientes

  • 500g Farinha tipo 65 sem fermento;
  • 125 g Açúcar
  • 125 g Manteiga
  • 15 g Fermento fresco de padeiro
  • 200 ml Leite gordo morno
  • 2 Ovos
  • 1 colher de chá de Sal

Preparar a massa

Para iniciar a receita, irá começar por preparar a massa do bolo lêvedo, para tal coloque num recipiente a farinha, juntando-lhe no centro (faça um pequeno buraco no centro) o leite, os ovos, açúcar, manteiga e o fermento. Misture tudo – com uma colher de pau – até formar a massa.

Adicione agora o sal e misture tudo muito bem com as mãos. Retire a massa do recipiente e amasse-a muito bem. Após terminar forme uma bola e polvilhe com farinha e coloque num recipiente, onde deverá ficar em repouso a levedar. Deverá colocar num local tépido cerca de uma a duas horas (até dobrar o seu tamanho).

Depois de a massa estar devidamente levedada, forme pequenas bolas (do tamanho de uma laranja, por exemplo) e coloque-as sob um pano de cozinha polvilhado com farinha. Utilize toda a massa para formar as várias bolas deixado um pequeno espaço entre elas.

Polvilhe novamente todas as bolas de massa e coloque um pano por cima. Deverá agora esperar mais uma a duas horas para deixar levedar / dobrar o seu tamanho.

Confecção

Agora que a massa está finalmente nas condições ideiais, vamos avançar para a confecção dos bolos lêvedos. O tradicional é confecionado em forno de lenha num recipiente de barro. Neste caso, nesta receita caseira, deverá utilizar uma frigideira.

Aqueça a frigideira em lume brando. Espalme as bolinhas de massa anteriormente feitas com a ajuda de um prato ou com a mão e coloque-a na frigideira.

Sugestão: Poderá fritar diretamente na frigideira ou polvilhar ligeiramente a frigideira com um pouco de farinha.

Frite os bolos até obter uma cor dourada de ambos os lados. Dado o volume de massa, o lume deverá estar mesmo brando para não queimar o bolo lêvedo. Vire várias vezes se necessário.

Quando obter a cor e consistência desejada, retire-os para um cesto ou pano e cobra-os, enquanto termina a confecção dos restantes.

Bolo Lêvedos dos Açores - Receita

Sugestões de degustação

Agora que terminou e já fez os seus Bolos Lêvedos chegou o momento de deliciar-se e saborear os mesmos. Assim simples são uma delícisa, ainda assim – como indicado anteriormente – poderá degustá-los de outras formas. Eis algumas sugesõtes:

  • Barrados com manteiga ainda quentinhos;
  • Com queijo e fiambre;
  • Doce ou compota;
  • Mel;
  • Manteiga de Alho;
  • Pode ser usado como base para hambúrguer;

Vídeo Receita Bolo Lêvedo

Através do canal de Youtube Sabores dos Açores da autoria de Leonor Santos, açoriana emigrante na Bermuda, veja também passo a passo como fazer os seus Bolos Lêvedos.

Gostou desta receita? Se já teve oportunidade de provar o bolo lêvedo certamente esta receita dá-lhe a possibilidade de poder deliciar-se em sua casa. Se ainda não conhece esta especialidade única dos Açores, este será mais um dos motivos para visitar os Açores.

Como fazer Bolo Lêvedo das Furnas – típico e tradicional dos Açores
4.6 (92.5%) 8 avaliações