Ilha Terceira – o que visitar e pontos de interesse

6 comentários

Na Ilha Terceira encontra uma variedade de coisas para fazer, grande parte delas focadas em tirar partido da sua beleza natural da terceira ilha do Arquipélago dos Açores a ser descoberta. Conhecida também como a ilha Lilás.

Tempo recomendado de estadia mínima nesta ilha é de 3 dias.

Biscoitos

Biscoitos - Terceira, Açores

Com um clima bastante característico e com muita humidade, viajar para os Açores obriga a que traga consigo roupa adequada à toma de banho. Na Terceira poderá fazê-lo na Calheta dos Biscoitos, a maior piscina natural da região. Parece que água do oceano está a respirar quando a maré se eleva e diminui. Toda a zona envolvente encontra rochas de lava preta. Sem dúvida um óptimo local para desfrutar de um banho em plena água do mar.

Museu do Vinho dos Biscoitos

Museu do Vinho dos Biscoitos - Terceira, Açores

É também nos Biscoitos que encontra o Museu do Vinho dos Biscoitos, um museu familiar e adega de vinhos, aberto desde o início dos anos 90. Será possível apreciar, através de uma pequena visita guiada, o terreno em redor do museu. Ficará a saber um pouco mais sobre a história da viticultura da Ilha Terceira. Um facto interessante é que as videiras crescem a partir das rochas de lava, que é bastante rica em vez do solo fértil. No museu encontrará uma coleção interessante de ferramentas usadas na vinicultura antigamente. No final, como não podia deixar de ser, prova dos deliciosos vinhos produzidos localmente. Poderá também, a preços acessíveis, levar uma lembrança.

Algar do Carvão

Algar do Carvão - Terceira, Açores

O Algar do Carvão é um cone vulcânico localizado no centro geográfico da ilha. Este é um local de excelência e dos poucos no mundo onde poderá apreciar e caminhar dentro de um vulcão já extinto. O percurso é todo feito através de algumas centenas de escadas. Durante o passeio poderá explorar as profundezas desta fascinante maravilha geológica. No ponto mais profundo da gruta, irá visualizar uma lagoa brilhante (durante os meses de verão e devido à falta de chuva a mesma poderá secar temporariamente).

 

As melhores vistas da Ilha Terceira

Sem dúvida de que uma das coisas para fazer na Terceira é simplesmente apreciar as suas paisagens deslumbrantes. Existem várias vistas, destacamos algumas na listagem abaixo.


Miradouro do Facho

Praia da Vitória - Vista do Miradouro do Facho (Terceira - Açores)

Após sair do aeroporto da Ilha Terceira (5 minutos), se tiver oportunidade e o tempo estiver claro, faça já a sua primeira paragem no miradouro do Facho. A partir deste miradouro terá uma vista privilegiada sobre a cidade da Praia da Vitória e do seu Porto.

Serra do Cume

Serra do Cume (Miradouro) - Terceira, Açores

Um dos locais preferidos para as melhores fotos da paisagem da Ilha Terceira. A Serra do Cume tem uma vista alta, cerca de 545m de altitude sobre terrenos planos e verdes – autêntico paraíso da natureza. Poderá ainda visualizar pequenas freguesias próximas e o oceano atlântico.

Monte Brasil

Monte Brasil - Terceira, Açores

Na cidade principal da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, o Monte Brasil é o que resta de um vulcão já extinto. Este forma uma península naturalmente formada. Um local óptimo igualmente para vistas panorâmicas sobre a cidade. Poderá conhecê-lo através de um trilho pedestre existente ou suba de carro até ao cume do mesmo. No Monte Brasil localiza-se o Forte de São João Baptista – a fortaleza mais antiga ocupada pelo exército português. Poderá ainda encontrar uma cruz que indica a descoberta da Ilha Terceira em 1432.

Aqualva

Das várias atividades disponíveis na Terceira (ciclismo, caiaque, etc.) caminhar é, sem dúvida, uma das atividades a fazer. Poderá caminhar pelas Baías da Agualva, um percurso com cerca de 4km. Em alternativa poderá apenas visitar a vigia existente no local e apreciar as suas vistas espetaculares.

Santa Bárbara

Serra Santa Bárbara, Terceira - Açores

Em Santa Bárbara encontra na Serra de Santa Bárbara um vulcão inativo e que é o ponto mais alto da ilha a 1,021m. Neste local poderá conhecer o Centro de Interpretação de Santa Bárbara, onde ficará a conhecer e aprender um pouco mais sobre o património natural do Parque Natural da Terceira.

Raminho

Raminho, Terceira - Açores

Neste local poderá observar uma vista deslumbrante sobre os penhascos irregulares ao longo da costa norte da Ilha Terceira.

Ponta das Contendas

Ponta das Contendas - ilhéus - Terceira, Açores

Já na zona sudeste da Ilha encontrará o Farol da Ponta das Contendas, construído em 1934. Um passeio ao longo da costa sul irá possibilitar-lhe várias vistas deslumbrantes, como por exemplo da bela Baía da Mina.

Cidades / Localidade a visitar na Ilha Terceira

Praia da Vitória

Praia da Vitória, Ilha Terceira - Açores

Estando perto do Aeroporto, esta poderá ser a sua primeira cidade a visitar. Nesta cidade poderá encontrar e apreciar as suas ruas de paralelepípedos, as igrejas coloridas, o edifício da Câmara Municipal, a marina moderna e a linda praia. Esta última, bastante extensa, torna-a um dos locais mais procurados pelos turistas e locais, nos meses de Verão.

Angra do Heroísmo

Angra do Heroísmo, Terceira - Açores

Se achou que a cidade da Praia da Vitória era colorida, Angra do Heroísmo eleva a escala para um nível superior. Não há zonas mortas ou estruturas aborrecidas nesta cidade. Todo o centro da cidade foi designado como Património Mundial da UNESCO em 1983 dada a sua arquitectura e significados culturais únicos. Em Angra há muito que explorar: museus, catedrais, jardins e restaurantes.

Porto Judeu

Porto Judeu - Terceira, Açores

Perto de Angra do Heroísmo poderá encontrar a localidade de Porto Judeu. Percorra o pitoresco centro da cidade, com alguns edíficios igualmente coloridos, e vá até à costa onde irá encontrar as piscinas naturais. Aproveite a estadia para um trilho pedestre para conhecer as Furnas de Enxofre. Não perca também a oportunidade de parar no Ponto de vista do Miradouro Cruz do Canário onde poderá apreciar a vista sobre a costa sul da Terceira assim como o Ilhéu das Cabras.

Outros locais a conhecer na Ilha Terceira

Existem muitos outros locais que poderá explorar e visitar na Ilha Terceira. Consulte esta página onde encontrará mais detalhes de locais e actividades a realizar na sua estadia na Terceira.

Aprecie a sua estadia na Ilha Terceira!

 

993 Partilhas


6 comentários
  • Sara teixeira

    Estive lá a 1 mês e gostei muito… recomendo.

    • Fantástico Sara 🙂 Obrigado pelo teu comentário!

  • Adelino

    Estive a dois ano gostei e este ano é para repetir com mais tempo.
    Recomendo

    • Fantástico Adelino! Certamente haverá muito mais para explorar 🙂 Tendo oportunidade de repetir com mais tempo irá ser mesmo muito bom!
      Ficamos a aguardar o seu regresso!

  • Jorge

    Durante um ano,fui la 3 vezes.Conheco bem.

  • Vítor Ribeiro

    Estive lá pela 2ª vez em Dezembro de 2017…26 anos depois da 1ª. Se tinha adorado em 1991 só posso dizer que vou voltar…uma e outra vez…sempre que puder. Fantástico ver que Angra do Heroismo pouco mudou e o que mudou fê-lo sem perda de identidade. Um lugar magnífico deste nosso Portugal. Acho que não é preciso dizer que recomendo 😂😂😂

Deixe a sua opinião

Deixe a sua opinião! Preencha o formulário abaixo ou se desejar efetue o registo gratuito no byAçores.