Cavacas de Santa Maria – como são feitas e como fazer

As Cavacas são doces muito tradicionais em Portugal, porém a maneira de confecção varia de acordo com cada região. O doce é muito famoso também pela sua história, por ser um doce com origem no povo, pois a receita é bem simples e com poucos ingredientes.

No Arquipélago dos Açores, é na Ilha de Santa Maria que as Cavacas ganham destaque.

Veja como é feita a cavaca na Ilha de Santa Maria.

Cavacas de Santa Maria, Açores

Como fazer Cavacas de Santa Maria

Ingredientes

Para a Massa

• 10 ovos
• 125 g de farinha
• ½ chávena (de café) de água
• 2 chávenas (de café) de azeite

Para a calda

• 400 g de açúcar
• 1 chávena (de chá) de água

Cavacas de Santa Maria, Açores

Modo de preparo

Leve o azeite ao lume e espere até levantar fervura. Acrescente a farinha e os ovos, um a um, e vá batendo com uma colher de pau a cada ovo adicionado. Após mexer bem até a massa ficar com uma consistência mole e com bolhas de ar acrescente a água.

Adicione 1 colher de sopa desta massa em formas de queques já untadas com manteiga e polvilhadas com farinha e leve ao forno pré aquecido a 220ºc. Deixe-a cozinhar por aproximadamente 30 minutos a 200ºc. Após dourada tire-as do forno e deixe-as arrefecer para colocar a calda.

Enquanto a massa arrefece, comece a fazer a calda. Para a calda junte num tacho o açúcar e a água ao lume até ferver. Agora é só cobrir as cavacas com a calda e deixar secar.

Cavacas de Santa Maria, Açores

As fotos presentes no artigo são da autoria de Paulina Braga Snack Bar e Pastelaria. Ao visitar a Ilha de Santa Maria não deixe de lhes fazer uma visita para provar as suas fantásticas Cavacas.

As cavacas de Santa Maria são deliciosas e merecem ser degustadas.

* Fotos meramente ilustrativas. Existem igualmente algumas variações desta receita.


Cavacas de Santa Maria – como são feitas e como fazer
5 (100%) 1 avaliações