Águas termais: o que são, benefícios, vantagens e termas nos Açores

As águas termais permitem-lhe tomar um banho de imersão totalmente relaxante. Para além de toda a magia de mergulhar numa “banheira” ao ar livre, com água quente termal, as suas propriedades terapêuticas são benéficas para a sua saúde e bem-estar.

Nos Açores, principalmente na Ilha de São Miguel, poderá desfrutar – em vários locais (veja no final do artigo) – de fantásticos banhos relaxantes em águas quentes termais.

Parque Terra Nostra
Parque Terra Nostra
Fotografia de Liliana Borges

O que são águas termais?

As águas termais estão localizadas no subsolo, a grandes profundidades, possuindo composição química totalmente natural. Através da interação da água com as rochas, estas possuem propriedades terapêuticas e dermatológicas, como limpeza e hidratação da pele, amenização de olheiras e cicatrização, bem como auxilia e ajuda a reduzir irritações e dermatites. Além disso, as águas são indicadas para doenças inflamatórias, osteoporose e reumatismo.

Este tipo de água sofreu um processo de enriquecimento durante anos pelos minerais das rochas, e ao retornar a superficie, possuem temperaturas que variam de 37 a 50ºC. Esta é a maior diferença das águas termais para as águas quentes do chuveiro ou banheira, que são pobres e tratadas quimicamente, muitas vezes com pH ácido e originadas de estações de tratamento.

SPA – Poça Dona Beija
SPA – Poça Dona Beija
Fotografia de Cristina Aires

A importância das águas termais e a sua importância levou à criação da a expressão denominada Termalismo, uma área que está relacionada com a saúde e o lazer, onde o foco principal é a aplicação terapêutica da água termal, estando esta ligada à temperatura de emergência da água e a sua composição química. Ressalta-se que o Termalismo desenvolve os tratamentos com águas termais diretamente no local explorado, para garantir melhor eficácia e resultado.

Dona Beija
Dona Beija
Fotografia de Ana Sousa

Há diversos lugares espalhados pelo mundo onde é possível usufruir das águas termais, sendo os Açores um deles. Portanto, experimente alguma fonte de água termal e aproveite todos os benefícios e vantagens que ela pode proporcionar para a sua vida.

Benefícios & Vantagens das águas quentes termais

Existem inúmeras vantagens e benefícios ao mergulhar e banhar-se nas águas quentes termais, abaixo enumeramos as mesmas:

Melhoramento da circulação sanguínea

Ao mergulhar nas águas quentes temais é criada uma pressão física no corpo, a mesma irá permitir que os batimentos cardíacos do seu coração aumentem. Logo, é mais uma forma de exercitar os vasos sanguíneos e fazer mais rápido o coração trabalhar e mais forte.

Relaxa e ajuda no sono

Ao desfrutar de um banho de águas quentes os seus músculos relaxam. Isto irá permitir que o seu físico e psicológico também relaxem e descontraiam, aliviando o stress e preparando o corpo para adormecer. Vale ressaltar que as águas termais trazem relaxamento mental, afinal, quem não quer paz e tranquilidade depois de um dia cansativo?

Redução da pressão arterial

A sua frequência de batimento cardíaco vai aumentar, fazendo com que a sua pressão arterial reduza. Mas se tem problemas cardíacos, lembre-se de consultar um médico antes de banhar-se em águas termais.

Alívio de dores musculares

Dores musculares são um mal comum, as águas quentes têm um papel fundamental no relaxamento dos seus músculos tensos, aliviando a dor nas articulações. É um óptimo aliado às atividades físicas.

Limpa e cuida a pele

Ao estar em contacto com as águas quentes termais, os poros da sua pele irão abrir, permitindo a limpeza das toxinas que se encontram acumuladas na sua pele. Uma sensação de pele mais limpa e agradável, deixando-o mais feliz e satisfeito, pois as águas termais rejuvenescem.

Redução de dores de cabeça

As causas comuns das dores de cabeça estão relacionadas com o estreitamente dos vasos sanguíneos na cabeça, sendo que as águas quentes termais aliviam a pressão nos vasos e consequentemente as dores. Um método bastante útil é a imersão nas águas ou os jactos recebidos pelo corpo, ambos com a finalidade de regular a temperatura corporal e levar nutrientes às células, reduzindo as dores de cabeça.

Alivia o stress

As várias situações do dia a dia levam a que nosso cérebro esteja muitas vez sob stress. As águas quentes termais são uma excelente opção para alívio do stress. Nada como um bom banho para esquecer os problemas do trabalho ou da sua rotina, e ganhar energia para os enfrentar

Hidrata a pele

As águas quentes termais são excelente para hidratação profunda da sua pele, deixando-a húmida durante mais tempo. Dessa forma, é uma excelente opção para ser usada na hidratação de pele ressecada e também para pele oleosa, ao contrário da água mineral ou de torneira, que não são muito ricas em nutrientes.

Cicatrização

As águas termais, por possuírem altas concentrações de minerais como o enxofre e zinco, podem ajudar no processo de cicratização de feridas, tornando-se uma óptima alternativa para tratamentos dermatológicos, como acnes e pequenas lesões no rosto. Tudo isto devido a atuação do zinco na fisiologia cutânea, capaz de modular a inflamação.

Diminui as olheiras

Aquela aparência cansada pode ser facilmente diminuída com as águas termais. Sugestão: coloque a água termal no frigorífico, aplique em algodão e faça uma compressa de 5 minutos no local das olheiras. O poder é incrível e certamente fará uma grande diferença na aparência.

Parque Terra Nostra
Parque Terra Nostra
Fotografia de Nelson Merenda

Composição mineral das águas termais

Existem vários tipos de águas termais, conheça abaixo alguns destes vários tipos existentes, assim como as suas principais características e vantagens para nosso corpo e saúde.

Água termal bicarbonatada

  • Água de baixa mineralização, alcalina e fria.
  • Indicada para problemas digestivos.
  • Hidrata e deixa a pele aveludada.

Água termal sulfurosa

  • Água rica em enxofre.
  • Melhora a circulação sanguínea e auxilia nas crises do sistema respiratório.
  • Revigora o organismo e relaxa a musculatura.
  • Indicada para problemas de articulações, anemia, dermatose e inflamações.
  • Contra indicado para: pessoas com hipertensão.

Água termal sulfatada

  • Água rica em sódio.
  • Ajuda a combater a prisão de ventre, colite e problemas hepáticos.
  • Indicada para problemas do foro gástrico, dermatológico, intestinal e remoção de ácido úrico.
  • Possui ação anti-inflamatória e antitóxica.

Água termal cloretada

  • Água rica em cloro (baixa mineralização).
  • Indicada para problemas do foro dermatológico e inflamatório.
  • Estimulantes para o organismo.
  • Ajuda contra moléstias gastrointestinais, gastrites, pancreatites, hepatites e problemas renais.

Água termal ferruginosa

  • Água rica em ferro.
  • Estimulante para o apetite e metabolismo.
  • Indicada para problemas de reumatismo, hepáticos, biliares, dermatológicos e anemia.
  • Auxilia no tratamento de anorexia, diferentes tipos de anemia, parasitose, alergia e acne juvenil.

Águas Termais - Sao Miguel - Furnas - Açores

Caldeira Velha
Caldeira Velha
Fotografia de Monica Falcon

Águas termais nos Açores

Nos Açores poderá desfrutar de águas quentes termais, um dos pontos de interesse mais procurados, principalmente nas Ilhas de São Miguel e Graciosa, que contam com várias fontes para banho.

Na Ilha de São Miguel encontra-se um dos maiores e mais ricos paraísos hidrológicos da Europa, o Vale de Furnas. Neste local está localizada uma cratera gigante que tem uma piscina bastante excêntrica.

Isto devido à alta concentração de ferro, deixando a água da cor alaranjada. Inicialmente, pensaram tratar-se de água barrenta, mas na realidade é o excesso de ferro que a deixa assim e que faz bem para diversos problemas de saúde, como referido acima.

Para saber mais sobre cada local, assim como a sua história, localização, horários e preços, clique nas ligações abaixo:

São Miguel

Graciosa

Vídeo sobre o termalismo nos Açores

A cadeia de televisão brasileira Globo esteve nos Açores. Neste vídeo abaixo poderá ver e saber mais sobre o termalismo nos Açores, com especial destaque para o Vale das Furnas, na Ilha de São Miguel.