Fajã da Caldeira do Santo Cristo – Ilha de São Jorge

Publicidade

De entre os muitos destinos turísticos da Ilha de São Jorge, o mais conhecido e procurado, indubitavelmente, é a Fajã da Caldeira do Santo Cristo, no concelho da Calheta.

Além da paisagem indescritível, a fama da região dá-se pela devoção e fé dos visitantes e também pelas condições do mar bravio, ideal para a prática de desportos radicais.

A lagoa da Fajã da Caldeira do Santo Cristo é um santuário natural para as amêijoas, iguaria muito característica desta região, e que serve como base para diversos pratos típicos.

Publicidade
Lagoa, Fajã da caldeira de Santo Cristo
Lagoa, Fajã da caldeira de Santo Cristo
Fotografia de Rodrigo Santos

A lagoa, as fontes de água cristalina que descem das escarpas, o mar revolto e a fauna e flora locais formam um cenário onírico e único, um dos mais famosos de todo o arquipélago dos Açores.

Ermida de Santo Cristo – local de fé e peregrinação

Fajã dos cubres e fajã da caldeira de Santo Cristo, são jorge
Fajã dos cubres e fajã da caldeira de Santo Cristo, são jorge
Fotografia de Rodrigo Santos

Não fossem suficientes os atributos naturais da Fajã da Caldeira do Santo Cristo, a região atrai também muitos devotos, que em setembro de cada ano se deslocam até a Ilha de São Jorge para expressar a sua fé na belíssima Igreja de Santo Cristo.

O acesso dos visitantes é feito pelo não menos belo Percurso das Fajãs, rota de paisagem surreal que extasia os sentidos e apazigua a alma.

Caldeira de Santo Cristo
Fotografia de Inês

Os aventureiros praticantes do surf e do bodyboard encontram nas águas revoltas das praias do Fajã da Caldeira do Santo Cristo as condições ideais para os desportos, tendo como moldura uma das vistas mais impressionantes da Terra.

Construções antigas misturam-se à paisagem da pequena vila, que castigada por intempéries preserva sua rusticidade e é um exemplo raro da ação da natureza em seu estado mais bruto.

Caldeira Santo Cristo
Caldeira Santo Cristo
Fotografia de António Faria

Vídeo Caldeira de Santo Cristo

É impossível visitar os Açores sem dedicar algum tempo à Fajã da Caldeira do Santo Cristo e usufruir de todas as suas belezas. Um verdadeiro paraíso, capaz de surpreender os visitantes a cada piscar de olhos, a cada olhar em qualquer direção. Um verdadeiro deleite para os sentido, realmente imperdível.

Publicidade
Actividades populares nos Açores: