Como fazer Amêijoas da Caldeira de Santo Cristo – Ilha de São Jorge

A Amêijoa da Caldeira de Santo Cristo é muito conhecida e apreciada pelos açorianos e visitantes da região. A Ilha de São Jorge é o único local açoriano onde se criam esta espécie de amêijoas. Estas são bem maiores que as de Portugal Continental e possuem um delicioso sabor característico que a transforma num dos pratos mais procurados da Ilha de São Jorge.

Esta espécie de amêijoa, a ruditapes decussatus, é uma espécie protegida e pode ser encontrada em vários restaurantes da ilha.

Amêijoas da Caldeira - São Jorge - Açores

(C) SIARAM

As Amêijoas da Caldeira de Santo Cristo

A Caldeira de Santo Cristo é uma fajã da ilha de São Jorge e o único lugar onde se pode encontrar as deliciosas amêijoas.

A Lagoa da Fajã da Caldeira de Santo Cristo é onde se criam as amêijoas. Não se sabe ao certo como elas foram parar ali, alguns dizem que foram os imigrantes canadenses, enquanto outros dizem que foram os ingleses que levaram as amêijoas para a lagoa. Há diversas versões para como elas foram lá parar, mas nenhuma comprovada (ver referências no final do artigo). Também não se sabe ao certo o porquê delas se reproduzem tão facilmente neste local.

Amêijoas da Caldeira - São Jorge - Açores

(C) SIARAM

Esta Lagoa foi classificada como reserva natural pelo Governo Regional dos Açores, principalmente pela existência das amêijoas no local e para protegê-las de extinção. Existe muito interesse comercial nesta espécie de amêijoas, sendo a única explorada comercialmente nos Açores.

A amêijoa ruditapes decussatus, é uma espécie protegida e por isso existe um período de defeso, onde há uma interdição para conservar a espécie. O período de defeso acontece de 15 de maio a 15 de agosto. Os comerciantes normalmente compram-nas antes e mantêm-nas congeladas para comercializá-la na época alta.

O molusco é muito famoso e é considerado uma maravilha gastronómica por todos que têm o prazer de experimentá-la, pois possui um sabor e textura únicos e característicos da Caldeira. Muitos turistas e os próprios moradores da ilha costumam desfrutar desta maravilha na época alta.

Receita Amêijoas da Caldeira

As famosas Amêijoas da Caldeira são de fazer crescer água na boca, e por isso caso queira experimentar na sua própria casa partilhamos consigo uma receita do molusco para ser apreciado por si e sua família.

Esta receita pode variar, mas o objectivo é sempre de destacar o sabor e características únicas desta espécie tão apreciada nos Açores.

Receita Amêijoas da Caldeira - São Jorge - Açores

(C) SIARAM

Ingredientes

Para fazer esta deliciosa receita serão necessários os seguintes ingredientes:

  • 2 kg. de Amêijoas
  • 1 Cebola
  • 3 Dentes de alho
  • 50 ml. de azeite
  • 50 ml. de óleo vegetal
  • 50 ml. de vinagre
  • 1 Folha de louro
  • 1 Colher de chá de colorau
  • 1 Colher de café de cominhos
  • 1 Ramo de salsa
  • Pimenta
  • Sal

Modo de Preparação

Para preparar essa receita será necessário seguir os seguintes passos:

  1. Deixe as amêijoas de molho por pelo menos 2 horas com água do mar ou água doce com bastante sal grosso. Durante este tempo mude a água por uma ou duas vezes.
  2. Coloque um tacho no lume com o azeite e o óleo. Deixe aquecer um pouco e acrescente a cebola picada e o alho, deixando alourar. A seguir adicione o vinagre, a folha de louro, a pimenta, o colorau, o cominho e o sal.
  3. Lave as amêijoas muito bem em água corrente e de seguida coloque-as no tacho.
  4. Mantenha o tacho fechado e agite-o de vez em quando até as amêijoas estarem todas abertas.

Quando estiver pronto apague o lume e adicione a salsa picada. Deixe repousar por cerca de 5 minutos antes de servir.

Dica extra: Para um melhor sabor deixe as amêijoas de molho em bastante água fria com sal por cerca de três ou quatro horas. Antes de preparar passe-as por água fria corrente. Escorre-as novamente e reserve para a preparação.

Receita Amêijoas da Caldeira - São Jorge - Açores

(C) SIARAM

As Amêijoas da Caldeira são uma espécie única nos açores e por ter um sabor fantástico, é muito procurado por turistas que visitam a ilha e pelos moradores do arquipélago.

Ao visitar a Ilha de São Jorge não deve deixar de provar este prato típico da ilha.

Referências:


Avalie este conteúdo



Alojamentos nos Açores aos melhores preços: