Lagoa do Fogo – Ilha de São Miguel

A Lagoa do Fogo é uma das maiores lagoas do arquipélago dos Açores e a segunda maior da Ilha de São Miguel, está localizada no concelho da Ribeira Grande.

É um lugar espetacular de águas azuis e é um dos principais atractivos turísticos desta ilha. A Lagoa do Fogo foi classificada como reserva natural em 1974 e é uma paisagem protegida assim como várias outras do arquipélago.

Está localizada na caldeira do vulcão do Fogo e teve poucas intervenções humanas, conservando ainda muito da sua fauna e flora ainda selvagem. É uma lagoa importante para a região devido ao abastecimento de água potável e é um dos principais cartões postais da Ilha de São Miguel.

Lagoa Fogo
Lagoa Fogo
Fotografia de Nelson Merenda

Características da Lagoa do Fogo

A Lagoa do Fogo fica dentro de uma cratera de um vulcão, em cima de uma das maiores montanhas da ilha. Foi formada há cerca de quinze mil anos com a erupção vulcânica do vulcão do fogo, conhecido também como vulcão de Água de Pau, e é a mais recente da ilha.

Localizada a 575 metros e ocupando uma área de 1360 hectares chama muito atenção pela cor da sua água, um azul de tirar o fôlego.

Acesso à Lagoa do Fogo

O acesso a Lagoa do Fogo pode ser feito pelo Pico da Barrosa, um dos pontos mais altos da ilha, medindo 949 metros. O acesso pode ser feito a pé ou de carro, mas para uma experiência mais completa existe a opção de usar os trilhos até à lagoa, pois viverá uma experiência mais próxima da natureza.

Como a Lagoa do Fogo fica dentro de uma reserva natural é possível desfrutar de uma experiência única, tendo contacto mais próximo com a fauna e flora local, ainda selvagem e intacta.

É preciso percorrer um caminho íngreme até chegar à zona da lagoa. Primeiramente chega-se à Praia da Lagoa do Fogo que é um lugar calmo e bem deserto, esta praia foi classificada como uma das sete Maravilhas de Portugal em 2012.

Lagoa do Fogo
Lagoa do Fogo
Fotografia de Nuno Bicho

Trilhos até a Lagoa do Fogo

A Lagoa do Fogo pode ser apreciada através dos diversos miradouros existentes, já que esta encontra-se mais abaixo das montanhas.

Muitas pessoas preferem estacionar os carros e observar a Lagoa de cima, mas outros não ficam satisfeitos apenas com a vista e preferem seguir o trilho pedestre até chegar à lagoa.

O trilho até a margem da lagoa é um caminho longo e íngreme e para isso é preciso estar bem preparado fisicamente, além de ser preciso ter muito cuidado e atenção, já que o local é de difícil acesso e o caminho um pouco íngreme.

O trajecto pode demorar cerca de 2 horas para cada lado, por isso é recomendado começar cedo, ir bem preparado e levar equipamentos necessários como:

  • Roupas próprias para a actividade e preferencialmente que sejam confortáveis;
  • Calçado adequado a trilhos;
  • Alimentos e bebidas (água principalmente);
  • Kit de primeiros socorros;
  • Telemóvel com bateria;
  • Máquina Fotográfica para registar cada detalhe espetacular que irá ver.

Veja em detalhe: Trilho pedestre da Praia da Lagoa do Fogo

Dicas

Lagoa do Fogo
Lagoa do Fogo
Fotografia de Helena Botelho

Seguindo estas dicas a sua experiência na Lagoa do Fogo pode tornar-se ainda mais espetacular, são elas:

  • Se tiver preparação física e disposição recomenda-se descer os trilhos, pois de carro terá apenas a vista do alto da lagoa;
  • Siga sempre os trilhos e não tente desviar-se / seguir atalhos para não se perder;
  • Verifique a meteorologia antes de iniciar o passeio, pois em dias mais nublados pode ser bastante difícil ter uma boa vista da lagoa. Para verificar a visibilidade e temperatura da lagoa, recomenda-se antes de iniciar a visita o uso da aplicação SpotAzores, que é uma aplicação onde se é possível ver imagens das câmaras dos diversos atractivos das ilhas e assim não correr o risco de pegar mal tempo no local.

Fotos da Lagoa do Fogo

Lagoa do Fogo
Lagoa do Fogo
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar
Lagoa do Fogo
Lagoa do Fogo
Fotografia de Nuno Vieira
Lagoa do Fogo
Lagoa do Fogo
Fotografia de Jorge Almeida
Lagoa do Fogo, São Miguel
Lagoa do Fogo, São Miguel
Fotografia de Daniela Resende
Lagoa do Fogo
Lagoa do Fogo
Fotografia de Telma Raquel
Lagoa do Fogo – Detalhe
Lagoa do Fogo – Detalhe
Fotografia de Bruno Sousa

Vídeo

 

A Lagoa do Fogo é um espetáculo à parte na Ilha de São Miguel, é a junção da história, a beleza das suas águas azuis e as suas margens verdes de uma flora tão intacta e preservada. Além do mais, é a conexão do homem com a natureza.


Promoções de Viagens para os Açores