São Miguel – o que fazer e locais a visitar

22193 visualizações | 0 comentários

São Miguel é a maior ilha do Arquipélago dos Açores. Nela encontra locais e paisagens mágicas que fazem desta uma das ilhas mais visitadas pelos turistas durante todo o ano. A sua dimensão repleta de terrenos verdes fazem com que seja conhecida igualmente como a Ilha Verde.

Para conhecer – minimamente – a ilha de São Miguel recomendamos uma estadia de 3 a 7 dias para que possa ter disponibilidade suficiente para explorar a ilha e participar em várias actividades disponíveis.

Veja também Visitar São Miguel em 3 dias.

Não existe uma altura específica e ou estação do ano específica e recomendada para visitá-la. Durante todo o ano as suas temperaturas e humidade estão sempre em sintonia. Isto permite que em qualquer altura do ano possa apreciar e conhecer São Miguel. Ainda assim, os meses de Verão são quando a taxa de turistas é mais elevada.

Note-se que, dado o seu clima típico e característico, no mesmo dia, poderá presenciar chuva, sol, céu nublado ou limpo. Há também zonas em que está a chover no Sul da Ilha enquanto que no Norte da Ilha está Sol. Como pode ver um autêntico paraíso com misturas de vários estados meteorológicos.

Veja fantásticas Fotos de São Miguel

Como chegar à Ilha de São Miguel



Para chegar a São Miguel terá de fazê-lo por via aérea, sendo que as companhias que voam para os Açores são: Azores Airlines, TAP Portugal, Airberlin, Primera Air, TUI Fly, Easyjet e Ryanair.

Como ponto de partida com viagens diretas para os Açores poderá fazê-lo a partir dos seguintes países: Portugal (Portugal Continental e Madeira), Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Reino Unido, Dinamarca, Suécia e Finlândia.

Recomendamos que faça a sua reserva com alguma antecedência e igualmente seguindo algumas dicas para conseguir as Viagens Baratas para os Açores.

Para que possa conhecer e passear recomendamos a o aluguer de uma viatura. Estão também disponíveis vários serviços de transporte em grupos, visitas guiadas ou até mesmo um guia pessoal.

Locais a visitar em São Miguel

Desde as piscinas naturais de água quente às várias lagoas existentes por toda a ilha, existem vários pontos e locais de interesse de passagem obrigatória para quem visita a ilha de São Miguel.

Durante a viagem para a visita dos locais abaixo poderá passar por vários miradouros e outros locais de interesse, não hesite em parar em todos eles. Poderá ver várias partes da ilha e do mar de outras perspectivas.

Miradouro da Grota do Inferno

Miradouro da Boca do Inferno - Lagoa do Canário - São Miguel, Açores

Em várias campanhas de promoção do destino Açores certamente já viu esta imagem do Miradouro da Grota do Inferno. É possível apreciar a partir desta vista as Lagoa das Sete Cidades, Lagoa Rasa, Lagoa do Canário, Lagoa de Santiago e ainda uma área da freguesia das Sete Cidades.

Estando a 730 metros de altitude neste local, mágico, poderá visualizar o mar, as montanhas e as lagoas. Um local de excelência.

 

Lagoa das Sete Cidades

Lagoa das Sete Cidades, São Miguel - Açores

As lagoas Verde e Azul que constituem a Lagoa das Sete Cidades são uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Um local de passagem obrigatória. Poderá apreciar a sua vista panorâmica através do miradouro da Vista do Rei. Recomendamos também que faça uma visita à freguesia das Sete Cidades onde poderá desfrutar mais de perto da beleza envolvente da Lagoa.

Ponta da Ferraria

Ponta da Ferraria, São Miguel - Açores

Esta é uma zona balnear com características únicas onde se encontram nascentes termais, podendo desfrutar de um banho em águas quentes em plena água do mar, dada a zona onde se encontram as nascentes.

É neste local também que se encontram as Termas da Ferraria com vários serviços de SPA.

Lagoa do Fogo

Lagoa do Fogo, São Miguel - Açores

À semelhança da Lagoa das Sete Cidades, acima listada, a Lagoa do Fogo é igualmente uma das 7 Maravilhas de Naturais de Portugal. Esta é a segunda maior lagoa da ilha. Neste local encontra-se um vulcão adormecido e tendo-se formado há cerca de 15.000 anos. Nesta zona poderá optar igualmente por fazer um Trilho Pedestre e conhecer mais de perto a lagoa.

Termas das Caldeiras da Ribeira Grande

Termas das Caldeiras da Ribeira Grande, São Miguel - Açores

Este é um dos locais onde poderá apreciar ao vivo as caldeiras vulcânicas ativas na ilha de São Miguel, com as suas águas fumegantes e altas temperatura. Nesta zona está disponível também uma área para confecção de cozidos com nove buracos disponíveis.

Cascata do Salto do Cabrito

Cascata do Salto do Cabrito - Ribeira Grande, São Miguel - Açores

Foto: ribeiragrande.pt

Perto das Termas das Caldeiras (acima listada), na Ribeira Grande, poderá fazer um pequeno trilho em que encontrará a bela Cascata do Salto do Cabrito. Com cerca de 40 metros de altitude poderá apreciar a queda de água pura desta cascata. O seu acesso poderá ser feito perto da zona das Caldeiras da Ribeira Grande através de um trilho pedestre com início junta a uma central geotérmica (Pico Vermelho).

Caloura

Caloura - Lagoa, São Miguel - Açores

Uma pequena freguesia do Concelho da Lagoa onde poderá desfrutar da sua zona balnear. A paisagem ao redor da sua piscina natural são umas das grandes atrações da localidade. É nesta zona também que se encontra o porto de pesca da Caloura.

Não muito distante da zona balnear, conheça e desfruta da Praia da Caloura. Uma praia para relaxamento total num local com uma beleza estraordinária.

Ilhéu de Vila Franca do Campo

Ilhéu de Vila Franca do Campo, São Miguel - Açores

O Ilhéu de Vila Franca do Campo é uma das maiores atrações deste concelho. O ilhéu é uma cratera de um antigo vulcão submarino classificado como reserva natural. A sua piscina natural, no interior do mesmo e de forma circular – em ligação com o mar por uma passagem estreita – fazem deste local uma excelente escolha para desfrutar de momentos de relaxamento. Poderá também efetuar a prática de natação e mergulho.

Entre Junho e Setembro é possível visitar e passar algumas horas no Ilhéu de Vila Franca. Altura em que existe serviço regular de transporte marítimo entre o Porto de Vila Franca do Campo e o Ilhéu. Saiba mais sobre as viagens e bilhetes no Cruzeiro do Ilhéu.

Vale das Furnas

O Vale das Furnas localiza-se na freguesia das Furnas e é um dos locais em São Miguel onde poderá apreciar de perto atividade vulcânica ainda existente na ilha. Visita obrigatória da zona das Caldeiras das Furnas, onde o cheiro característico a enxofre está sempre presente no ar.

Lagoa das Furnas

Caldeiras da Lagoa das Furnas, São Miguel - Açores

Poderá conhecer a Lagoa das Furnas de perto, através de um trilho pedestre ou simplesmente apreciar toda a sua beleza durante o percurso de carro. Esta encontra lateralmente à estrada regional na sua extensa dimensão.

É nesta zona que se encontram as famosas Caldeiras das Furnas, onde é confeccionado o Cozido das Furnas – típico cozido à portuguesa cozinhado em buracos debaixo de terra.

Parque Terra Nostra

Parque Terra Nostra - Furnas - São Miguel, Açores

É no Parque Terra Nostra que poderá apreciar e encontrar flora endémica dos Açores num único local, assim como de outros países. Uma equipa de jardineiros diariamente cuida e preserva todas a plantação. Muitas delas oriundas de países de climas completamente diferentes do encontrado no Vale das Furnas.

Neste local encontrará a maior tanque de águas quentes, construído em 1780, presente na ilha. Poderá desfrutar de uma experiência única num banho relaxante e com características termais.

Poça da Dona Beija

Poça Dona Beija - Furnas - São Miguel - Açores

Foto: pocadadonabeija.com

À semelhança do Parque Terra Nostra, na Poça da Dona Beija encontra várias piscinas de águas quentes. Poderá desfrutar de banhos termais relaxantes em piscinas de dimensões com várias profundidades.

Ribeira Quente

Praia do Fogo - Ribeira Quente - São Miguel - Açores

Na freguesia vizinha das Furnas, na Ribeira Quente, poderá apreciar uma das suas maiores atrações: Praia da Ribeira Quente ou do Fogo. Um areal único numa zona bastante calma.

O nome de Praia do Fogo surge da existência de várias nascentes hidrotermais submarinas, que tornam a água mais quente. Por vezes, e em algumas zonas, é possível sentir a areia quente debaixo da água do mar. Uma sensação única.

Salto do Prego – Sanguinho – Faial da Terra

Salto do Prego - Sanguinho - Faial da Terra, São Miguel, Açores

A cascata do Salto do Prego (Sanguinho) no Faial da Terra, poderá ser visitada através de um trilho pedestre com 4.5km e uma duração de 2 horas. Um percurso de dificuldade média. Ao chegar à cascata irá sentir uma sensação única de beleza e natureza num local único e mágico.

Ribeira dos Caldeirões

Ribeira dos Caldeirões - Achada - São Miguel, Açores

foto: ribeiradoscaldeiroes.com

Localizada no Concelho do Nordeste, a Ribeira dos Caldeirões é um lugar com história. Este é um dos locais mais visitados neste concelho dada a sua grande beleza natural, cascata e moinhos. Moinhos de Água que fizeram parte da história do Nordeste e que – ainda nos dias de hoje – é possível visualizar como era moído o milho em outros tempos.

Outros locais a visitar na Ilha de São Miguel

Os locais acima listados são apenas alguns dos vários que poderá e deverá visitar durante a sua estadia na Ilha de São Miguel. Existem muitos outros locais que poderá visitar e apreciar.

Aprecie a sua estadia na Ilha de São Miguel e desfrute da Natureza de uma forma única e memorável.



Deixe a sua opinião

Deixe a sua opinião! Preencha o formulário abaixo ou se desejar efetue o registo gratuito no byAçores.