Praia de Porto Pim – Ilha do Faial

A Praia de Porto Pim está localizada na cidade da Horta, na costa sudeste da Ilha do Faial. A Praia possui boa infraestrutura de apoio e as suas características propiciam um ambiente agradável de lazer.

O local destaca-se pela beleza natural e por possuir muitos verdes em seu redor. Destaque também para o Monte da Guia pelo seu imponente tamanho.

Praia Porto Pim
Praia Porto Pim
Fotografia de Mário Andrade

História

A baía de Porto Pim tem grande importância na Ilha do Faial, já que foi neste local, no século XV, que a ilha começou a ser povoada.

No século XVII, D. Filipe II pediu para construir um porto para que pudesse atracar. Já no século XIX o local começou a servir de escala para navios de pesca, sendo construída a baía de Porto Pim.

A Partir do Século XIX o local começou a tornar-se importante para a actividade Baleeira açoriana, e no século XX começou a ser instaladas as ligações de cabos de telecomunicações submarinos que ligavam os Estados Unidos e Europa.

Horta
Horta
Fotografia de Rui Simas

Em meados do século XX, começou a construção da Fábrica da Baleia, que se manteve ativa até à década de 70.

A praia de Porto Pim possui tanto valor ecológico que está inserida na Área de Paisagem Protegida do Monte da Guia e está integrada no Parque Natural do Faial.

Características

A Praia de Porto Pim é a mais frequentada da Ilha do Faial. Esta possui boas infra-estruturas de apoio ao visitante e um extenso areal que permite mais conforto, principalmente durante o verão.

O areal, que possui cerca de 350 metros de extensão, é fino e macio. As suas águas, no verão, costumam estar a uma média de 22ºC. A praia possui todas as condições para um ótimo lazer, inclusive recebeu a Bandeira Azul, que garante a sua qualidade. Recebeu este destaque por ser uma praia de ótima qualidade em termos de limpeza, higiene e segurança.

Sunset Porto Pim
Sunset Porto Pim
Fotografia de Jorge Antunes

Junto à praia existem bares, restaurantes e cafés. Além disso, existem outras estruturas importantes como: duches, sanitários, vigilância e acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção.

As suas águas são mais calmas e com poucas ondulações, por isso reúne as condições ideais para a prática de windsurf e mergulho.

Curiosidades

  • A baía de Porto Pim possui um conjunto de dunas que são classificadas como Rede Natura 2000. Estas dunas têm origem vulcânica e estão anexas a dois montes: o Monte da Guia e o Monte Queimado.
  • Próxima da Praia de Porto Pim ainda se encontra a antiga Fábrica da Baleia do Porto Pim, que era uma fábrica Baleeira que funcionou até a década de 70. Actualmente, funciona como um centro interpretativo.
Praia Porto Pim
Praia Porto Pim
Fotografia de Mário Andrade

Localização no Mapa

Vídeo

A Praia de Porto Pim é um local de grande interesse turístico e é muito procurada por turistas e moradores, principalmente durante o verão. Deste modo, é imperativo efectuar-se uma visita à praia, pois é um lugar bastante agradável e acolhedor.