Marina da Horta – Ilha do Faial

A Marina da Horta, localizada na Ilha do Faial, é a mais importante dos Açores e a quarta mais visitada do mundo. Tal facto deve-se à sua localização, que oferece um bom abrigo contra os ventos que vêm de todas as direcções e por isso é uma paragem obrigatória dos veleiros que precisam viajar das Caraíbas até o Mediterrâneo.

A Marina da Horta foi o primeiro porto de recreio a ser inaugurado no arquipélago, e além de receber os milhares de iates e embarcações que atravessam o atlântico Norte, também tem recebido um grande número de cruzeiros turísticos.

Marina da Horta, Ilha do Faial, Açores

(C) Néri Goulart

História da Marina da Horta

A Marina da Horta foi inaugurada em 1986 e é um prolongamento mais moderno de um porto de importância secular. Em 2001 recebeu obras de ampliação para oferecer um melhor serviço e foi reinaugurada em 2002.

A Marina possui capacidade para 300 embarcações e além de ser a quarta marina mais visitada no mundo é uma das mais importantes, recebendo em 1987 a Bandeira Azul da Europa, que garante a qualidade da mesma.

A Marina da Horta é também um local onde muitas regatas internacionais se encontram, pois fazem escalas anuais durante as suas viagens. Estas regatas internacionais normalmente são dirigidas à vela oceânica de cruzeiro onde a marina pode ser a meta ou a escala dessas mesmas regatas.

Marina da Horta, Ilha do Faial, Açores

(C) Néri Goulart

Passado versus Presente

A Marina da Horta desde 1986 começou a receber as primeiras embarcações e assim começou a criar as suas tradições náuticas e de regatas inesquecíveis.

Palco de grandes regatas e parada de milhares de embarcações a marina começou a ganhar mais notoriedade, chegando a ser a quarta marina mais importante do Mundo. Hoje a Marina da Horta continua recebendo milhares de embarcações e visitantes curiosos por conhecer um local tão bonito e empolgante. Além de iates particulares a marina também recebe muitas embarcações turísticas.

Memórias dos Veleiros

Quem chega ao interior do Porto é chamado à atenção pelas imensas pinturas nas paredes que são um verdadeiro museu a céu aberto.

As pinturas servem para decorar e deixar o local mais colorido e divertido, acabando por eternizar momentos importantes de veleiros que passaram por lá.

A tradição é de que toda embarcação que atraca na Marina da Horta deve deixar uma pintura alusiva à embarcação, e em retorno terá sorte e ganhará segurança durante a sua viagem. O paredão já está coberto de pinturas, algumas já desbotadas, outras mais recentes, mas sempre há algo novo para se ver. É uma maneira de deixarem a sua marca por terem passado numa das marinas mais importantes do mundo.

Marina da Horta, Ilha do Faial, Açores

(C) Néri Goulart

Peter’s Café Sport e a Marina

O Peter Café Sport é um café histórico e muito conhecido na região. Localizado no centro histórico da cidade da Horta, é um elemento histórico e cultural da ilha.

Uma expressão conhecida entre os iatistas é “Se velejares até à Horta e não visitares o “Peter Café Sport”, não vistes a Horta na realidade”.

A história do Peter’s Café Sport começa ainda no final do século XIX com a fundação do “Bazar do Fayal” que era voltado para o comércio de artesanato. Em 1888 o seu fundador participou da Exposição Industrial Portuguesa e recebeu medalha de ouro e diploma pela qualidade e diversidade dos seus artesanatos.

No século XX mudaram de instalações e ampliaram as suas actividades que, para além do artesanato passaram a abrigar um bar. A sua nova localização favoreceu o seu negócio, pois estavam localizados mesmo ao lado do porto da Horta.

Peter Café Sport - Faial, Açores

(C) José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa

Em 1918 o filho do fundador mudou de instalações, mais uma vez, e passou a chamar o bar de “Café Sport” devido à sua paixão pelo desporto. O nome Peter está ligado a um tripulante de um dos navios que achou o jovem muito parecido com seu filho Peter, passando assim a chamá-lo de Peter.

O Jovem passou então a ser reconhecido como Peter até o final de sua vida. Em 1986 o café foi considerado pela revista Newsweek como um dos melhores bares do mundo. Este acabou por constituir uma marca regional e hoje possui lojas de artesanatos nos aeroportos dos Açores e na Praça Velha de Angra do Heroísmo. O café é tão famoso que hoje possui três filiais: um em Oeiras, um no Parque das Nações em Lisboa e um no Cais da Ribeira no Porto.

Localização no Mapa

Vídeo

Curiosidades

Algumas curiosidades acerca da Marina da Horta:

  • O Museu da Horta já fez uma exposição temporária com imagens das pinturas da Marina do Porto;
  • A Marina da Horta é a mais antiga e movimentada Marina dos Açores e já recebeu desde sua inauguração mais de 26 mil embarcações;

A bela paisagem que envolve os iates, as pinturas nas paredes, o mar e a vista para a cidade da Horta e para a vizinha ilha do Pico, provoca uma sensação de paz e tranquilidade e agrada a todos que por lá passam. É um local com boa história e bom ambiente, ideal para os amantes do mar e embarcações.

Fotos: Turismo da Horta (C) Néri Goulart


Marina da Horta – Ilha do Faial
5 (100%) 1 avaliações