Praia Formosa – Ilha de Santa Maria

A Praia Formosa está localizada na freguesia da Almagreira, no concelho de Vila do Porto – Ilha de Santa Maria. Destaca-se pela sua beleza, principalmente pelo facto do seu areal claro ser diferente de outras praias do arquipélago.

Esta é referência mundial por hospedar, desde 1984, o Festival Internacional Maré de Agosto, um festival mundialmente conhecido de música que acontece anualmente na Ilha de Santa Maria, mais precisamente na Praia Formosa. O Festival conta com a participação de grandes artistas reconhecidos da música.

Praia Formosa
Praia Formosa
Fotografia de Jorge Rodrigues

História

A Praia Formosa já aparecia no mapa dos Açores no século XVI. Em 1584 a praia foi referida pelo cosmógrafo real como “Praia Hermosa”.

No século XV ou XVI foi erguido o Forte de São João Baptista da Praia Formosa, também chamado de Castelo da Praia, que fazia a sua proteção. Este forte é, possivelmente, o mais antigo dos Açores.

Importância da Praia Formosa

A Praia Formosa é uma das mais procuradas e belas da Ilha. A destacar o seu areal de coloração clara e a extensão de quase um quilómetro, como referido. As suas águas são transparentes, mornas e pouco profundas, o que a torna numa das melhores zonas balneares do arquipélago.

Praia Formosa
Praia Formosa
Fotografia de Helena Botelho

A Baía da Praia Formosa é uma área protegida e classificada como Reserva Natural. Envolta por muito verde destaca-se pela sua beleza natural.

A praia também oferece boas condições para a prática de desportos náuticos, e é comum avistar surfistas e bodyboarders ocupando as suas águas.

A Praia Formosa possui boa acessibilidade aos visitantes, estando disponível parque de estacionamento, sanitários, duches, bar, vigilância e acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção.

Actualmente a praia conta com um parque de campismo no extremo da mesma, para quem pretende passar mais tempo na região em busca de uma opção mais barata e também aventureira.

Peaceful
Peaceful
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar

O Festival Maré de Agosto

O Festival Maré de Agosto é o evento mais antigo e com maior destaque do arquipélago. É um evento musical que acontece anualmente na Praia Formosa. O evento aconteceu despretensiosamente em 1984, quando sem saberem, deram início a um evento que seria mundialmente conhecido.

A origem do evento deu-se em 1984 quando um grupo de artistas açorianos se juntaram e promoveram um encontro de músicos na Ilha. Foram feitos alguns contactos e conseguiram reunir um número considerável de músicos do arquipélago para tocar no evento. O evento foi tão bem recebido e agradou tanto os participantes que não foi difícil dar prosseguimento e continuar a realizar o evento.

Festival Maré de Agosto

(C) Festival Maré de Agosto

As primeiras edições foram realizadas em diversos locais da ilha, aconteceu na Praia Formosa, na Discoteca Chaminé e na Piscina do Aeroporto, estes foram os palcos das edições de 1984 e 1985. Em 1986 resolveram escolher um local definitivo que reunisse as condições necessárias para a realização do evento.

O local escolhido foi a Baía da Praia Formosa, a cerca de 20 metros do mar, um local mágico e encantador.

Conforme as edições aconteciam resolveram expandir o evento e trazer artistas que pudessem somar ao evento e trocar experiências internacionais. Foi quando começou a participar no evento artistas de Portugal Continental, Brasil, Estados Unidos e outros lugares.

(C) Festival Maré de Agosto

Em 1987 o Festival Maré de Agosto foi oficialmente constituído e nasceu a A.C.M.A, a Associação Cultural Maré de Agosto. A principal actividade desta associação é realizar anualmente o Festival internacional de música Maré de Agosto. Outras actividades também estão à responsabilidade desta associação, como promover eventos artísticos, como teatro, artes plásticas, workshops, fotografia entre outros.

O Festival Maré de Agosto é um evento grandioso comparado-se ao tamanho da ilha de Santa Maria que está localizada no meio do Atlântico Norte. Apesar do evento acontecer numa ilha tão pequena ficou internacionalmente conhecida pela sua qualidade.

Curiosidades

Algumas curiosidades acerca da Praia Formosa:

  • O seu areal mais claro, diferenciado de outras praias do arquipélago, dá-se devido à existência de partículas calcárias. Este facto ajuda a transformar a praia numa das mais belas dos Açores.
  • Do Miradouro da Macela (foto abaixo), situado no extremo ocidental da baía, tem-se uma belíssima vista panorâmica da costa da baía da Praia Formosa.
  • A sua classificação como Reserva Natural está principalmente na sua área marinha.
Praia Formosa vista do Miradouro
Praia Formosa vista do Miradouro
Fotografia de Jorge Rodrigues

Vídeo

A Praia Formosa é uma praia de beleza diferenciada e que chama à atenção de quem visita a ilha. Local ideal para um banho de mar com tranquilidade e com todas as condições necessárias para umas férias relaxadas. Quem estiver na ilha na época do Festival Maré de Agosto ainda terá a possibilidade de conhecer e divertir-se num dos eventos musicais mais conhecidos e interessantes do mundo.

byAçores recomenda: O seu anúncio aqui? Anunciar
Observação de Cetáceos (Baleias e Golfinhos) em São Miguel Diversos tipos de baleias e outros cetáceos escolhem os Açores como habitat. Com este passeio de barco pela costa de São Miguel, poderá avistar esses grandes mamíferos. Anúncio byAçores
Rent a Car em Ponta Delgada e Flores - Desde 4,99€/dia Magic Islands: Rent a Car Açores, estamos nas Ilhas de São Miguel e das Flores. Aluguer de carro nos Açores. Conheça a nossa frota e escolha a sua viatura. Anúncio byAçores
Voos para os Açores e Pacotes de Viagem | Férias nos Açores Encontre e conheça as melhores ofertas de viagem para os Açores. Viagem com voo, alojamento, viatura e ou actividades tudo incluído. Escolha o pacote ideal para si. Anúncio byAçores