Lagoa das Empadadas – Ilha de São Miguel

A Lagoa das Empadadas está localizada no concelho de Ponta Delgada, na freguesia de Capelas, na Ilha de São Miguel.

Esta lagoa vulcânica está dividida em dois lençóis de água separadas apenas por uma faixa de terra. A lagoa é também conhecida como “As Lagoas secretas de São Miguel”.

Lagoas Empadadas, Sete Cidades
Lagoas Empadadas, Sete Cidades
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar

História

O Arquipélago dos Açores foi formado por erupções vulcânicas, os mais recentes foram no final do século XX. Quando a actividade vulcânica é extinta e os vulcões ficam adormecidos, é comum a formação de lagoas nas crateras vulcânicas por causa das chuvas.

A Lagoa das Empadadas nasceu das crateras vulcânicas de milhares de anos atrás.

Veja também: História dos Açores

Características

A Lagoa das Empadadas é formada por duas lagoas que estão rodeadas por um belíssimo bosque composto de uma mata criptoméria e florestas que são típicas da macaronésia.

Ela tem origem de duas diferentes crateras vulcânicas que estão unidas por uma estreita faixa de terra. O redor da lagoa também é composto por várias azáleas e plantas aquáticas.

Lagoas Empadadas
Lagoas Empadadas
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar

A Lagoa das Empadadas norte é mais profunda, possui cerca de 5,3 metros de profundidade, seu comprimento é de cerca de 250 metros e a largura de 85 metros. Já a lagoa sul possui cerca de 3 metros de profundidade, com 85 metros de comprimento e 80 metros de largura.

Em volta de toda a lagoa existem caminhos de terra que podem ser feitos a pé ou de carro.

Acesso

A poucos quilómetros da estrada principal fica o acesso à Lagoa das Empadadas. O acesso a Lagoa pode ser feito de carro ou a pé. Se desejar ir a pé, basta fazer uma caminhada de poucos minutos desde o portão de entrada até à lagoa. Pelo facto das estradas serem de terra, recomenda-se ir de carro apenas em dias mais secos.

O caminho até a lagoa é tranquilo e muito bonito. O caminho é cercado de verde e é muito rico em fauna e flora. A beleza do lugar é surpreendente e o silêncio e calma complementa o encanto do ambiente.

Serenity.
Serenity.
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar

Mais à frente existe um miradouro de onde se pode observar as lagoas de cima e apreciar a imensa beleza e tranquilidade deste local.Apesar do acesso também poder ser feito de carro, a caminhada é fortemente recomendada. A caminhada de alguns minutos liga-o a natureza e prepara-o para o que vem mais à frente.

Mesmo em dias com névoa o encanto da lagoa não deixa a desejar, além de ser um óptimo local para passear e passar um tempo de qualidade com familiares e amigos.

Lagoa das Empadadas - Ponta Delgada, São Miguel - Açores

Curiosidades

Se gosta de curiosidades, veja algumas que descobrimos sobre a Lagoa das Empadadas:

  • A Lagoa das Empadadas também recebe a alcunha de Lagoas secretas de São Miguel, isso por não ser tão conhecida e ainda não receber tantos turistas em comparação com outros atrativos da Ilha de São Miguel.
  • As águas destas duas lagoas ajudavam no abastecimento dos fontanários de Ponta Delgada. As águas eram levadas por meio de um aqueduto de pedra, chamado de O Muro das Nove Janelas.
  • Para visitar a Lagoa das Empadadas é preciso cumprir os horários de visita, que variam de acordo com a época do ano e dias da semana.

Vídeo

A Lagoa das Empadadas, apesar de não estar em muitos guisas turísticos, é um local que merece a visita. Ela fica próxima a outras lagoas e tem uma beleza única e encantadora. A curta caminhada ajuda a descobrir um tesouro escondido que merece ser descoberto e apreciado.


Avalie este conteúdo