Ilha das Flores – o que visitar e pontos de interesse

Embora se chame Ilha das Flores a mesma não abunda em flores. Esta é uma das ilhas mais húmidas do arquipélago e abunda em vegetação, tendo igualmente algumas paisagens selvagens e diferentes das restantes oito ilhas.

Nela predomina o basalto, sob a forma de planaltos altos onde as cascatas se destacam nas suas rochas íngremes. Conta ainda com uma fantástica vista para a ilha mais pequena do arquipélago dos Açores, o Corvo.

Veja e saiba mais sobre os pontos de interesse e locais a visitar nas Flores:

Lagoa Negra e Lagoa Comprida

Lagoa Negra & Lagoa Comprida - Flores - Açores

Estas duas lagoas distingam-se pela sua cor. Encontra-se lado a lado, sendo a Lagoa Negra de cor verde (esquerda) enquanto a Lagoa Comprida tem um tom escuro (direita). Embora pareça que os nomes estejam trocados, efetivamente são assim. A Lagoa Negra tem cerca de 100 metros de profundidade onde se encontra uma pequena cascata que flui para a Lagoa comprida.

Poço da Alagoinha ou Lagoa das Patas

Poço da Ribeira do Ferreiro
Poço da Ribeira do Ferreiro
Fotografia de Silvia Freitas

Este é um dos locais mais procurados aquando a visitar à Ilha das Flores. As imagens que podemos ver nas várias galerias de fotos dos Açores deixam-nos soberbos com tamanha beleza. O Poço da Alagoinha é formado por 20 cascatas de cortar a respiração.

A paz, tranquilidade e silêncio presente neste local (excepto os sons da natureza: cascatas, pássaros e vento) tornam-no em algo simplesmente mágico. Aproveite para desfrutar e relaxar.

Poço do Bacalhau

Poço do Bacalhau – Flores
Poço do Bacalhau – Flores
Fotografia de Carla Dias

No Poço do Bacalhau encontra uma fantástica cascata com 90 metros de altura, localizada perto da Fajã Grande. É também um local apreciado para banhos, mesmo com a água bem gelada, vinda das montanhas.

Lagoa Rasa & Lagoa Funda

Lagoa Funda
Lagoa Funda
Fotografia de Carla Dias

A vista sob a Lagoa Rasa e a Lagoa Funda – com diferentes altitude – é fenomenal. Embora não exista um miradouro específico para apreciar esta beleza da natureza, poderá fazê-lo em vários locais na estrada de acesso às colinas.

Rocha dos Bordões

Bordões
Bordões
Fotografia de Jorge Almeida

Rocha dos Bordões consiste em enormes colunas de basalto, ninguém fica inferente a esta obra de arte da natureza. Um fenómeno que terá sido formado a partir do interior de um cone vulcânico, tendo – ao longo de milhares de anos e através de processo erosivo – exposto o seu interior.


Costa da ilha

Ilhéu Maria Vaz
Ilhéu Maria Vaz
Fotografia de Sónia Castro

A ilha das Flores tem uma costa impressionante com vistas igualmente fantásticas. Um passeio de barco ao longo de toda a costa será sem dúvida uma das actividades a realizar durante a sua estadia. Aproveite para apreciar a beleza da ilha nos mais variados ângulos.

Museu da Fábrica da Baleia do Boqueirão

É na fábrica de baleias de Santa Cruz que se encontra o Museu da Fábrica da Baleia do Boqueirão, onde poderá – através de uma linha do tempo que conta com mais de 40 anos da indústria da caça à baleia – ficar a saber mais sobre o tema e a sua história.  Poderá também apreciar o documentário que acompanha a rotina diária de um caçador de baleias.

– –

Vídeo da Ilha das Flores

O vídeo abaixo mostra, através das fantásticas imagens captadas por Jorge Almeida (a quem agradecemos o vídeo presente na página inicial do byAçores), a beleza e magia da ilha – considerada por muitos – a mais bela dos Açores.

 

Estes são alguns dos principais pontos de interesse presentes na Ilha das Flores. Aproveite a sua estadia igualmente para apreciar a gastronomia local, assim como visitar a ilha vizinha, o Corvo.

A ilha do Corvo vista da ilha das Flores
A ilha do Corvo vista da ilha das Flores
Fotografia de Carla Dias

Aprecie a sua estadia na Ilha das Flores!

 

454 Partilhas