Ilha de Santa Maria – o que visitar e pontos de interesse

A Ilha de Santa Maria está localizada no extremo sudeste do arquipélago dos Açores e integra o Grupo Oriental, juntamente com a Ilha de São Miguel, a 81 km de distância.

Possui 16,6 km de comprimento, 9,1 km de largura e ocupa uma superfície total de 97 km². O ponto de maior elevação de toda ilha é o Pico Alto, com aproximadamente 590 metros de altitude. Popularmente é conhecida como a Ilha do Sol.

Arriving at Santa Maria
Arriving at Santa Maria
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar

O principal e único concelho da Ilha de Santa Maria é a Vila do Porto, primeiro lugar do arquipélago a receber o foral de vila, no século XV, após a descoberta da ilha, ocorrida entre os anos de 1427 e 1432.

A colonização deste território se deu pelos portugueses originários do Algarve, Alentejo e Beiras, todos sob o comando de Gonçalo Velho Cabral.

No ano de 1493, a Ilha de Santa Maria entrou para história quando Cristóvão Colombo, que no seu regresso após a primeira viagem à América, desembarcou na região e assistiu a uma missa na Ermida de Nossa Senhora dos Anjos, para cumprir uma promessa feita enquanto navegava pelo oceano.

Por muito tempo a economia da Ilha de Santa Maria era movida pela cultura e exportação de cereais para Portugal Continental e colónias portuguesas no norte da África. Porém, o pastel e a urzela tornaram-se os principais produtos exportados para países como Flandres, Espanha e Inglaterra, até o século XVIII.

Atracando em Santa Maria
Atracando em Santa Maria
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar

A região também passou por diversos ataques de corsários e piratas, que roubavam os produtos e levavam os habitantes como escravos e reféns.

Nos séculos XVIII e XIX, a agricultura transformou-se na atividade econômica mais forte de Vila do Porto, com a cultura do trigo, do milho, da vinha e dos citrinos, que permanecem importantes até hoje. A primeira Câmara Municipal dos Açores foi instaurada em Vila do Porto, em 1908.


Actualmente, as principais características da Ilha de Santa Maria estão relacionadas à sua beleza, pois é uma ilha repleta de riquezas geológicas, praias de areia fina, população acolhedora e vários trilhos pedestres que o levam a lugares fantásticos.

Venha conhecer a Ilha de Santa Maria e deixe-se encantar com todo seu esplendor!

Confira abaixo alguns dos principais pontos de interesses a visitar na Ilha de Santa Maria:

Vila do Porto

Marina de Vila do Porto - Santa Maria - AçoresFotografia de Armando Pacheco

Fundada em 1432, a Vila do Porto (Concelho) foi o primeiro burgo existente nos Açores.

O que mais chama atenção nesta vila pitoresca é o centro histórico, onde se encontram os principais pontos turísticos. O largo Dr. Manuel Monteiro Velho Arruda é bastante badalado, com acesso a todo comércio, bares e restaurantes.

A parte histórica é composta pela Ermida de Santo Antão, Convento de São Francisco (actualmente é a Câmara Municipal), Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, Forte de São Brás e a Capela da Conceição da Rocha.

É uma vila pequena, que oferece muita tranquilidade e acolhimento a todos os visitantes. Portanto, o ideal é conhecer o centro histórico a pé.

Forte de São Brás

Forte de São Brás - Santa Maria - AçoresFotografia de Carlos Luis M C da Cruz

Localizado na freguesia e concelho de Vila do Porto, o Forte de São Brás tinha como objetivo primordial defender o local contra os ataques de piratas e corsários, frequentes nesta região do oceano Atlântico no passado.

A sua construção deu-se no final do século XVI e início do século XVII, a sofrer séculos depois, na década de 60 do século XX, obras de restauração no seu conjunto arquitectónico.

O local está aberto para visitação e o seu interior disponibiliza peças de artilharia de antigamente. Na parte externa, o visitante encontrará óptimos panoramas.

Marina de Vila do Porto
Marina de Vila do Porto
Fotografia de Helena Botelho

Pertence ao local um pequeno baluarte, o edifício da Casa do Comando e Quartel de Tropa, a Capela de Nossa Senhora da Conceição e o obelisco de autoria de Raul Lino.

Cooperativa de Artesanato de Santa Maria

Cooperativa de Artesanato de Santa MariaFotografia de Rádio Atlântida

Situada na freguesia de Santo Espírito, a Cooperativa de Artesanato de Santa Maria faz parte da história da Ilha de Santa Maria.

O artesanato de retalhos de pano surgiu desde a época da colonização da ilha, no século XV, e a principal atividade é a confecção de mantas (colchas), tapetes, passadeiras e carpetes, usando retalhos de tecidos em teares manuais.

Mas não é só de retalho que a Cooperativa sobrevive. Há ainda a produção de colchas de lã, painéis de linho e outros artefatos em tear manual.

A Cooperativa também produz os doces tradicionais da ilha, como biscoitos de orelha, chocolate, manteiga, pão de milho e trigo, aguardentes, dentre outros.

Não deixe de provar estas delícias ao visitar a ilha, podendo ir até a Cooperativa ou encontrar os produtos nas lojas de Vila do Porto ou de alguma das freguesias.

Contactos

Termo da Igreja de Santo Espírito, S/N
9580-238 Santo Espírito – Vila do Porto
Ilha de Santa Maria – Açores
Tel: (+351) 296 884 888


Praia Formosa

Praia Formosa
Praia Formosa
Fotografia de Jorge Rodrigues

A Praia Formosa está localizada na freguesia da Almagreira, concelho de Vila do Porto, e é uma das raridades de todo o arquipélago dos Açores, com areias claras que, por ser tão claras, os areais de cor negra originadas por fenómenos vulcânicos acabam a predominar no local.

A praia é ideal para quem gosta de banhar-se, com águas límpidas e pouco profundas, muito procurada por turistas. Há mais de 25 anos a Praia Formosa recebe, anualmente, o Festival Maré de Agosto, um grande evento musical e um dos mais antigos de todo Portugal.

Este ano – 2018 – o festival decorrerá nas datas de 23, 24 e 25 de agosto, com várias atrações, como Yarah Bravo, Camané, Linda Martini e muito mais.

Não fique de fora, é uma festa imperdível!

Pico Alto

Pico Alto - Santa Maria, Açores

É o ponto mais alto da bela Ilha de Santa Maria, com aproximadamente 590 metros acima do nível do mar.

O Pico Alto oferece uma vista panorâmica magnífica de toda a ilha, sendo possível avistar o verde da Ilha de São Miguel em dias claros / de sol.

O trilho pedestre até chegar ao ponto mais elevado é fascinante, rodeado por uma floresta nativa que recebe proteção especial do governo açoriano, além de miradouros naturais que possibilitam avistar a ilha de diferentes ângulos.

O início do trilho começa no parque de estacionamento do Pico Alto. Em seguida, é preciso subir a escadaria próximo de um edifício militar e seguir em frente. Pode ser cansativo, mas cada passo será recompensado no final.

Barreiro da Faneca

Deserto Vermelho dos Açores
Deserto Vermelho dos Açores
Fotografia de Carla Dias

Considerado o Deserto Vermelho dos Açores, o Barreiro da Faneca está localizado na costa norte da Ilha de Santa Maria.

Formado por uma paisagem semidesértica árida e argilosa de cor avermelhada de feição única em todo os Açores, pertence a uma área de Paisagem Protegida, com uma vegetação exótica, onde encontram-se espécies da flora primitiva da região, como urzes, faias e tamujos, parecendo um verdadeiro oásis.

A superfície aplanada teve sua origem ligada a uma antiga escoada lávica basáltica coberta por cinzas vulcânicas. São vários trilhos pedestres pelo Barreiro da Faneca a se fazer, com paisagens de tirar o fôlego. Aproveite!

Poço da Pedreira

Poço da Pedreira
Poço da Pedreira
Fotografia de Alberto El

Situado na freguesia de Santa Bárbara, o Poço da Pedreira é um geossítio prioritário dos Açores que merece a sua visita, devido ao valor científico, educacional e geoturístico.

Trata-se de uma antiga pedreira, onde no passado foram exploradas escórias basálticas muito antigas e alteradas, talhada num antigo cone de escórias, denominado Pico Vermelho.

A paisagem chama atenção de todos turistas que por ali passam, com ângulos diferentes que podem ser vistos tanto na parte de cima (no Pico Vermelho) quanto na parte de baixo (próximo ao lago), tornando-se uma atração de grande relevância cénica e ideal para trilho pedestre.

Há no local uma mesa com bancos para recreação e descanso.

Ermida de Nossa Senhora de Fátima

Ermida de Nossa Senhora de Fátima - Santa Maria AçoresFotografia de Carlos Luis M C da Cruz

A Ermida de Nossa Senhora de Fátima está localizada na freguesia de São Pedro, no Alto das Feteiras, Vila do Porto.

Inaugurada em 1925, foi a primeira Ermida a ser construída em reconhecimento às aparições de Fátima fora da diocese da cidade de Leiria.

Antes da construção da Ermida, construiu-se primeiramente a grande escadaria que é a característica principal do local, dedicada ao Santo Rosário, possuindo 150 degraus, referência ao número das contas de um rosário, bem como 10 patamares, representando cada um dos Mistérios do Terço, ao invocar um “Pai Nosso”.

O local é de grande importância histórica e conta ainda com uma vista panorâmica encantadora da Ilha de Santa Maria.

Museu de Santa Maria

Museu de Santa Maria - AçoresFotografia de Museu de Santa Maria

O Museu de Santa Maria está localizado no centro da freguesia de Santo Espírito e possui grande importância etnográfica para região, sendo construído no século XX e com elementos arquitectónicos interessantes, como duas chaminés tubulares e a forma bojuda do forno, remetendo aos traços típicos da arquitetura rural mariense.

A principal atração do museu é a sua coleção de cerâmica, que faz referência a história da cerâmica em todo o arquipélago dos Açores, composta por peças de produção local, utilizadas nas cozinhas e lojas das casas e também nas actividades agrícolas, todas do século XIX e XX.

É visita obrigatória para todos os interessados na história da Ilha de Santa Maria e dos Açores, pelos bens etnográficos que lá estão expostos.

Horário de funcionamento

Verão (1º de abril a 30 de setembro):  De terça-feira a domingo e feriados das 10h00 até 17h30.

Inverno (1º de outubro a 31 de março) – De terça-feira a domingo e feriados das 9h30 até 17h00.

Encerrado às segundas-feiras.

Morada e contactos

Rua do Museu s/n, Santo Espírito
9580-238, Vila do Porto
Santa Maria, Açores

Telefone: (+351) 296 884 844
Email: museu.smaria.info@azores.gov.pt

Anjos

Anjos - Santa Maria - AçoresFotografia de Carlos Luis M C da Cruz

Local histórico da Ilha de Santa Maria, Anjos possui um belo conjunto arquitetónico, a observar pelas suas casas, que são pintadas de branco, com as portas, as molduras das janelas e as esquinas pintadas na cor amarela, a fazer referência à paróquia de São Pedro.

A principal atração do local é a piscina natural, considerada uma das melhores de toda ilha. Logo ao chegar em Anjos, a Ermida de Nossa Senhora dos Anjos, construída no século XV, chama atenção pela sua simplicidade e histórias.

Observa-se também a Ermida do Pilar, datada do século XVIII, com um altar barroco de pedra fascinante.

Outro ponto histórico de Anjos é o arco da primitiva capela em que Cristóvão Colombo rezou após o regresso de sua viagem de descoberta da América, em 1493. Vale a pena visitar este local histórico.

Ermida de Nossa Senhora dos Anjos

Ermida de Nossa Senhora dos Anjos - Santa Maria - AçoresFotografia de Carlos Luis Cruz

Localizada na entrada de Anjos, a Ermida de Nossa Senhora dos Anjos faz parte da paróquia de São Pedro e foi edificada no ano de 1439, tornando-se famosa pela presença de Cristóvão Colombo após seu regresso da América.

A igreja original foi construída em madeira e com teto de palha, porém, entre os anos de 1460 e 1474, passou por uma grande reforma para se transformar numa construção de alvenaria de pedra.

No final do século XIX, passou por obras de restauração. É classificada pelo governo como Imóvel de Interesse Público e tem relevante valor histórico para os Açores. Anualmente, no dia 21 de agosto, acontece a festa da santa padroeira.

Baía de São Lourenço

Baía de São Lourenço - Santa Maria - AçoresFotografia de Ruben JC Furtado

Situada na zona nordeste da Ilha de Santa Maria, a Baía de São Lourenço atrai visitantes pela sua magnífica forma de anfiteatro, que faz dela uma paisagem única.

Para todos os amantes de fotografia, a baía vista de cima é esplendorosa. O local é classificado como Reserva Natural Regional e Biótopo Corine, com uma variedade de espécies vegetais endémicas, como a urze, o pau-branco, a malfurada, a erva-leiteira, o louro-da-terra e a faia-da-terra, além de ser habitat de aves marinhas como o cagarro e o garajau-rosado.

As praias são destaques na localidade, com areia escura, mar cálido e transparente. Há todo suporte para os visitantes, com bar, duches e toaletes. Vale a pena ir a Baía de São Lourenço, paisagem de arrepiar.

Farol de Gonçalo Velho

Vista para o Farol da Maia (Farol de Gonçalo Velho)
Vista para o Farol da Maia (Farol de Gonçalo Velho)
Fotografia de Carla Dias

Localizado na ponta do Castelo, freguesia do Santo Espírito, o Farol de Gonçalo Velho foi inaugurado em 15 de novembro de 1927 e recebe este nome em homenagem ao navegador que descobriu a ilha.

A sua estrutura arquitectónica é bastante interessante, composto por uma torre quadrangular de 14 metros de altura, feita em alvenaria de pedra.

A lanterna vermelha fixada no final da torre alcança uma luminosidade de 54 km de distância, que pode ser avistada durante a noite em diversas partes da ilha.

O local oferece aos visitantes, além de sua história, uma visibilidade perfeita da região, a render óptimas fotografias.

Lugar da Maia

Pitoresca freguesia da Maia, Ilha de Santa Maria
Pitoresca freguesia da Maia, Ilha de Santa Maria
Fotografia de Carla Dias

Situada na costa sudeste da Ilha de Santa Maria, o Lugar da Maia é uma charmosa freguesia, com casas pintadas de branco e portas, janelas e esquinas de verde, que transmite tranquilidade e paz a todos os visitantes.

A principal característica do local é a beleza natural que está ao seu redor, pois se encontra no sopé de uma falésia que dá origem a uma aprazível baía, classificada como Reserva Natural.

Uma atração que chama atenção dos turistas é a piscina natural, com águas calmas e uma admirável paisagem natural. Para quem gosta de aconchego e silêncio, o Lugar da Maia é ideal, onde há o predomínio do verde das montanhas e do azul do oceano.

Piscina da Maia
Piscina da Maia
Fotografia de Carla Dias

Vá até o Miradouro da Vigia da Baleia para aproveitar melhor todo esse encanto.

Cascata do Aveiro

Cascata do Aveiro - Santa Maria - Açores

Localizada na costa sudeste da Ilha de Santa Maria, no Lugar da Maia, a Cascata do Aveiro é considerada como um dos locais mais lindos da ilha, atingindo uma altura de cerca de 100 metros.

Para chegar até a Cascata do Aveiro, o visitante desfrutará de um percurso pela Ribeira do Aveiro rodeado de belezas naturais e excelentes panoramas. É recomendável conhecer a região por trilho pedestre, e assim apreciar melhor os benefícios do local.

A beleza chama tanta atenção que atrai profissionais e amadores da fotografia de todos as partes do mundo. Outro destaque são os patos que vivem no local, que recebem os cuidados dos moradores locais.

Santo Espirito

A freguesia do Santo Espírito pertence ao concelho de Vila do Porto. Os principais pontos turísticos do local é a Igreja Matriz, que possui uma fachada bastante interessante, já considerada por muitos uma das mais fascinantes dos Açores, o Museu de Santa Maria, de relevante valor histórico para a região e a Cooperativa de Artesanato de Santa Maria, ideal para comprar artigos artesanais e doces regionais.

Recomenda-se conhecer a freguesia a pé, a andar pelas suas ruas calmas e que transmitem um pouco da história da ilha e dos Açores.

Se gosta de apreciar a natureza, seguindo em direção a Santa Bárbara, cerca de 2 km, está o Parque Florestal de Fontinhas, repleto de árvores e plantas e uma área recreativa.

Ribeira do Maloás

Ribeira do Maloás - Santa Maria - AçoresFotografia de Dreizung

A Ribeira do Maloás possui origem geológica, está situada na freguesia de Santo Espírito e encanta pelas belezas naturais.

O local é o resultado do contacto do mar com uma escoada lávica e o principal destaque é a queda de água, com cerca de 20 metros de altura. É visita obrigatória para todos que estão a passear pela Ilha de Santa Maria.

Ribeira do Maloás - Santa Maria - AçoresFotografia de Carlos Luis M C da Cruz

É classificado como um geossítio de relevância nacional e importante valor científico, educacional e geoturístico. O percurso possibilita a observação de diversos aspectos das arribas da costa sul da Ilha de Santa Maria e a imensidão do mar. É uma experiência incrível!

Saiba e veja mais sobre a Ilha de Santa Maria:
> Fotos de Santa Maria
> Vídeos de Santa Maria
> Restaurantes em Santa Maria
> Empresas em Santa Maria
> Alojamentos em Santa Maria

Se estiver a planear viajar até ao arquipélago dos Açores, não deixe de ir até a Ilha de Santa Maria e visitar esta ilha encantadora, cheia de pontos de interesses. Marque já a sua viagem e venha explorar a Ilha de Santa Maria

Ilha de Santa Maria – o que visitar e pontos de interesse
Avalie este conteúdo

108 Partilhas