Baía dos Anjos – Ilha de Santa Maria

A Baía dos Anjos, está localizada no concelho de Vila do Porto, na Ilha de Santa Maria. É uma zona balnear muito procurada pelos turistas no Verão e também por diversas espécies de aves migratórias que escolhem o local para descanso e alimentação.

A Baía dos Anjos, assim como várias outras atrações do arquipélago, é constituída por rochas vulcânicas. A região possui uma boa infraestrutura turística tendo um parque de estacionamento próximo, sendo possível alugar chapéus de Sol, usar os balneários e relaxar. Há ainda espaço para zona de lazer e bar com esplanada. A baía foi classificada como Reserva Natural e Ecológica e apesar de ser um atractivo bastante visitado, os seus elementos naturais estão bem preservados e protegidos.

Baía dos Anjos, Ilha de Santa Maria, Açores

(C) emivel2003 – Flickr

A Baía dos Anjos possui águas com temperaturas bem atrativas. Suas águas por serem de temperatura amena, possibilitam banhos relaxantes e até mergulhos para os admiradores da actividade. A baía também possui um pequeno porto de pesca e uma piscina natural rodeada por rochas vulcânicas.

História dos Anjos

Anjos é uma freguesia tranquila situada na costa Norte da ilha de Santa Maria. A sua baía é muito conhecia pelos apreciadores de um bom banho de mar e também pelas aves migratórias que adoram a região.

Um outro elemento de destaque nos Anjos é a estátua de Cristóvão Colombo e também a Ermida de Nossa Senhora dos Anjos, que é datada do século XIX. Nesta Ermida ainda existe um arco da antiga capela que acredita-se ter sido o local onde Cristóvão Colombo teria assistido uma missa assim que voltou da viagem da descoberta da América.

Ermida dos Anjos - Anjos - Santa Maria, Açores
Fotografia de Carlos Luis Cruz

Segundo consta na região, Cristóvão Colombo teria ordenado que celebrassem uma missão de Acção de Graças na capela como agradecimento de ter regressado da viagem de descobrimento pela América, e foi na Baía dos Anjos que desembarcou no seu regresso.

Algumas casas da freguesia são pintadas de branco com as portas, molduras das janelas e outros detalhes em amarelo que correspondem à paroquia de São Pedro. Anjos é uma freguesia pacata, mas que mantêm a tradição e vive basicamente da agricultura e pesca.

Anjos - Santa Maria, Açores

(C) Jean-Marie Prival – Flickr

Piscinas Naturais dos Anjos

A zona balnear da Baía dos Anjos possui uma piscina natural belíssima e preparada para receber os turistas nas suas férias. Esta possui todas as condições necessárias para receber os turistas, inclusive aqueles que apresentam mobilidade reduzida. A zona apresenta equipamentos de apoio a pessoas com mobilidade reduzida e infraestrutura turística adequada para os veranistas contendo esplanadas, casas de banho e duches.

As Piscinas Naturais dos Anjos possuem águas agradáveis e adequadas para toda família, por ser rodeada por rochas acaba por não ter tanto vento. Esta é uma das melhores piscinas da Ilha de Santa Maria.

Anjos - Piscinas Naturais - Santa Maria, Açores

(C) Município Vila do Porto

Curiosidades da Baía dos Anjos

A Baía dos Anjos apresenta algumas curiosidades interessantes, destacando-se:

  • Para os amantes de Observação de Aves e Pássaros: se quiser conhecer as diversas espécies que visitam a baía, é recomendável visitar este local durante a maré baixa;
  • Acredita-se que os primeiros habitantes do arquipélago dos Açores teriam alojado-se primeiramente na Ilha de Santa Maria, mais precisamente no concelho de Vila do Porto e teriam atracado na Baía dos Anjos.
  • A Ermida de Nossa Senhora dos Anjos foi originalmente construída em madeira, mas no início da colonização do território, no século XV, foi reconstruída em alvenaria. Desde então já passou por diversos trabalhos de reconstrução e restauro.

Vídeo

Vídeo com imagens aéreas, por António Faria em Agosto de 2017:

A Baía dos Anjos além de ser um local de muita beleza natural e de importância histórica, é ideal para quem procura umas férias tranquilas e relaxantes.