Ilha do Faial: o que visitar e pontos de interesse

A Ilha do Faial está localizada no arquipélago dos Açores e integra o Grupo Central, sendo o vértice mais oeste das Ilhas do Triângulo.

A sua formação possui natureza vulcânica e relevo acentuado, vindo a ser a terceira ilha mais habitada dos Açores. O ponto mais alto é o Cabeço Gordo, na zona da Caldeira, com 1.043 metros de altura.

Saiba, neste artigo, mais sobre a Ilha do Faial, os locais e pontos de interesse a visitar.

Faial
Faial
Fotografia de Rui Simas

Ilha do Faial

Nesta ilha ocorreu o fenómeno mais impressionante de todo o arquipélago nos últimos cem anos: a erupção do Vulcão dos Capelinhos, entre os anos de 1957 a 1958. Este fenómeno transformou a paisagem da ilha e aumentou a sua área total.

Acredita-se que a descoberta da Ilha do Faial tenha sido em 1427 e a sua colonização ocorrida em 1432 pelos Flandres. O nome Faial surgiu por causa do número elevado destas árvores na região, porém é denominada de “Ilha Azul” por muitos.

Historicamente, foi a partir do século XVII que o Faial passou por um enorme desenvolvimento, de significativo valor comercial, exportador de vinho e outros produtos agrícolas, além do crescimento da indústria baleeira, fortalecendo a sua economia mesmo diante de diversas catástrofes naturais que fizeram parte da sua história.

Horta
Horta
Fotografia de Rui Simas

A cidade da Horta é a capital e o coração da Ilha do Faial, com uma arquitetura deslumbrante que se diferencia de todas as outras do arquipélago, principalmente por ser uma cidade próxima do mar. As várias embarcações que chegam na Marina da Horta contribuem fortemente para dar vida e colorido à cidade.

Outras atividades bastante procuradas na Ilha do Faial são os desportos praticados no mar, como vela, windsurf, remo, mergulho, snorkeling, entre outros.

A flora e fauna da ilha são exuberantes, rica em formações rochosas e de erupções vulcânicas. Aos que gostam de mergulhar ou fazer snorkeling, o fundo do mar é outra maravilha a explorar.

Veja abaixo as principais atrações desta bela ilha açoriana e que certamente merecem a sua visita.

Locais a visitar na Ilha do Faial

Cidade da Horta

Horta
Horta
Fotografia de Rui Simas

Cidade histórica da Ilha do Faial, a Horta é um encanto para todos que a visitam. Está localizada na costa este da ilha, de frente para a vizinha Ilha do Pico, podendo avistar a Montanha do Pico, que possui 2.351 metros de altura.

A cidade possui diversas atrações e para os interessados em conhecer mais sobre a etnografia da ilha, bem como sua história e o cosmopolitismo, não deixe de visitar o Museu da Horta e o Museu de Scrimshaw.

Outro grande destaque é o Peter Café Sport, considerado um local de visita obrigatória, marco histórico e cultural dos Açores, já eleito entre os melhores bares do mundo. Dizem que o local serve o melhor gin tónico do mundo. E para tirar esta dúvida, nada melhor que experimentar!

Marina da Horta

Fotografia retirada de Turismo da Horta (C) Néri Goulart

Engana-se quem acha que o que mais chama atenção na Marina da Horta são os volumosos tipos de barcos. Ao contrário, o grande destaque do local são os grafitis ao longo de toda bela Marina.

As pinturas e histórias de todas as partes do mundo, os barcos atracados, tudo isto torna o local envolvente de paragem obrigatória a todos os visitantes.

Considerada a Marina mais importante dos Açores e a quarta Marina mais visitada no mundo, comporta até 300 embarcações.

Caldeira do Cabeço Gordo

Caldeira
Caldeira
Fotografia de Renata Monteiro

Localizada na freguesia do Capelo, a Caldeira do Cabeço Gordo é o ponto mais notável e elevado da Ilha do Faial, com 1.043 metros de altitude. No local encontra-se o famoso miradouro, que oferece paisagens do Faial de tirar o fôlego, predominadas pelo verde da vegetação e o azul do mar.

Uma sensação de paz e tranquilidade. Fascinante!

Vulcão dos Capelinhos

Vulcão dos Capelinhos
Vulcão dos Capelinhos
Fotografia de Carla Dias

Neste ano de 2018, completam-se 60 anos que o Vulcão dos Capelinhos emergiu do fundo do mar.

O fenómeno tornou-se um marco na história da vulcanologia mundial e tudo aconteceu no próprio mar, junto aos Ilhéus dos Capelinhos, região onde aconteceram as violentas e assustadoras explosões, com a destruição do farol e de algumas casas próximas ao local.

Houve um aumento da área total da Ilha do Faial, que hoje soma aproximadamente 173,1 km².

Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos

É o principal local para obter informações da história do Vulcão dos Capelinhos, disponibilizando um conjunto de exposições que mostram ao visitante a erupção do vulcão, a formação do arquipélago dos Açores e demais histórias sobre vulcanismo mundo afora.

Em 2012, o European Museum Forum nomeou o Centro de Interpretação como o melhor museu da Europa, destacando a importância histórica desse local.

Há também um auditório, uma exposição temporária de amostras de rochas e mineiras e o Farol, onde se tem uma vista magnífica do lugar. Sem dúvidas o Centro de Interpretação não pode ficar de fora do seu roteiro.

Monte da Guia & Miradouro do Monte da Guia

Monte da Guia, Ilha do Faial - Açores
Fotografia retirada de Turismo da Horta

Originado da erupção de um vulcão no mar e assim anexado à Ilha do Faial, o Monte da Guia é mais um lugar dos Açores que deixa qualquer um impressionado com tanta beleza, com excelente vista sobre a Reserva Natural do Monte da Guia, classificado como Área de Paisagem Protegida, devido sua formação geológica, fauna e flora endémica.

Para apreciar ainda mais, o local conta com um miradouro, que oferece uma vista panorâmica dupla, sobre a Caldeira do Inferno (ou “caldeirinhas”) e sobre a costa da Baía de Porto Pim e a cidade da Horta. Óptimo local para magníficas fotografias!

Forte de Porto Pim

Forte de Porto Pim - Ilha do Faial, AçoresFotografia retirada de Turismo da Horta (C) Néri Goulart

Localizado na freguesia de Angústias, na Baía de Porto Pim, o Forte tinha como principal característica manter a defesa da cidade da Horta, na Ilha do Faial.

O Forte de Porto Pim também era chamado de Reduto da Patrulha ou Bombardeira, e a sua construção ocorreu por volta do século XVII. Historiadores acreditam que nos finais do século XIX o Forte serviu como armazém e depósito de materiais de apoio a navios. Tem relevante valor histórico para Ilha do Faial e Açores.

Praia de Porto Pim

Horta
Horta
Fotografia de Rui Simas

Situada na Baía de Porto Pim, dentro da cidade da Horta, a Praia de Porto Pim tem origem vulcânica, sendo que tal origem pode ser facilmente identificada pelas elevações agregadas ao local, o Monte da Guia e o Monte Queimado.

Fábrica da Baleia - Ilha do Faial, AçoresFotografia retirada de Turismo da Horta (C) SIARAM

No local está a Fábrica da Baleia do Porto Pim, cuja importância se volta ao passado da Ilha do Faial. Atualmente a fábrica é um centro interpretativo da antiga atividade baleeira dos Açores. A praia é muito bonita, com águas calmas, seguras e paisagens espetaculares ao redor.

Praia de Almoxarife

Praia do Almoxarife - Ilha do Faial, AçoresFotografia retirada de Turismo da Horta (C) Néri Goulart

Uma das praias mais frequentadas da Ilha do Faial, a Praia do Almoxarife, oferece aos seus visitantes uma linda vista panorâmica da Ilha do Pico e está bem próxima do centro da cidade.

A praia disponibiliza todo suporte para pessoas com mobilidade condicionada, além de sanitários, duches, bar e restaurante. Para os amantes de campismo, há um parque junto ao local apropriado para a atividade.

Praia do Norte

Considerada uma das freguesias mais belas da Ilha do Faial, a Praia do Norte chama atenção pelos seus extensos mantos verdes, ar puro e tradições, deixando todos os visitantes que por ali passam fascinados pelas belezas naturais.

E vale ressaltar que esta freguesia foi marcada por catástrofes, que causaram grandes destruição em todo seu território, mas que foi recuperado graças aos esforços da sua população. O local tem a única fajã do Faial e de beleza única. Merece a sua visita!

Piscinas do Varadouro

Piscinas do Varadouro - Ilha do Faial - Açores
Fotografia retirada de Turismo da Horta (C) Paulo H. Silva / SIARAM

As Piscinas do Varadouro foram formadas por rochas vulcânicas e é um local bastante agradável, que possibilita uma vista fantástica do horizonte sobre o mar azul. As águas são cristalinas e transparentes, boas para realizar mergulhos e tirar fantásticas fotografias.

O local conta com estruturas de apoio, como sanitários e duches, além de um bar e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, trazendo conforto e segurança para todos.

Igreja São Salvador (Igreja Matriz)

Igreja São Salvador - Matriz - Ilha do Faial, Açores
Fotografia retirada de Turismo da Horta (C) Néri Goulart

É a Igreja Matriz da Ilha do Faial, tendo sido erguida em 1680, junto ao Colégio dos Jesuítas. O maior destaque é a profusão de talha dourada, as Capelas da Senhora da Boa Morte, de São Paulo, de Nossa Senhora e a do Santíssimo, albergando variadas relíquias, trabalhos de azulejaria, ricas imagens em madeira, entre outros, fazendo dela uma igreja luxuosa e com património histórico importantíssimo.

Atualmente, nas dependências do Colégio dos Jesuítas, encontra-se o Museu da Horta, com um requintado espólio pertencente a história da Ilha do Faial.

Torre do Relógio

Torre do Relógio - Ilha do Faial, AçoresFotografia retirada de Turismo da Horta (C) Néri Goulart

Construída no começo do século XVIII, a Torre do Relógio foi acrescentada ao conjunto da Igreja Matriz. Está situado no centro histórico da cidade da Horta e é considerado um dos mais emblemáticos elementos arquitetônicos.

Próximo ao Jardim Florêncio da Terra, a torre oferece ao visitante uma vista panorâmica sobre a cidade da Horta e também das ilhas do triângulo.

Jardim Botânico do Faial

Jardim Botânico do Faial - Açores
Fotografia retirada de Turismo da Horta (C) Néri Goulart

Aberto ao público desde 1986, o Jardim Botânico do Faial é o lugar ideal para todos os amantes da flora, cuja missão do local é manter a conservação, estudo e promover a educação ambiental.

O visitante irá conhecer as mais raras plantas dos Açores, bem como as culturas agrícolas históricas, um orquidário, uma coleção de plantas medicinais e aromáticas.

Jardim Botânico do Faial - Açores
Fotografia retirada de Turismo da Horta (C) Néri Goulart

Há uma exposição permanente relacionada a História Natural da Vegetação dos Açores, bastante interessante e que vale a visita.

Localização, Horários e Preços, consulte a página.

Ponta da Espalamaca

Ponta da Espalamanca - Ilha do Faial, Açores
Fotografia retirada de Turismo da Horta (C) Paulo H. Silva / SIARAM

A Ponta da Espalamaca é a parte mais alta localizada sobre a Cidade da Horta e a Praia do Almoxarife e possui um dos melhores miradouros da ilha, onde é possível avistar o movimento do porto e Marina, além da possibilidade de avistar ao mesmo tempo as outras ilhas que compõem o arquipélago dos Açores, como a Ilha do Pico, Ilha de São Jorge e Ilha Graciosa.

Outro destaque do local é a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que encanta todos os fiéis que por lá passam, com 30 metros de altura.

Outros locais a visitar e actividades na Ilha do Faial

Estes são apenas alguns destaques de locais a visitar na Ilha do Faial, explore a ilha e aproveite cada minuto da sua estadia.

Saiba e veja mais sobre a Ilha do Faial:
> Turismo da Horta
> Fotos do Faial
> Vídeos do Faial
> Restaurantes no Faial
> Empresas no Faial
> Alojamentos no Faial

Se estiver a planear viajar até os Açores, não deixe de conhecer a Ilha do Faial, um lugar repleto de belezas naturais e pontos de interesses a visitar. Vale a pena!

> Veja também: 10 actividades a realizar na sua estadia.

Ilha do Faial: o que visitar e pontos de interesse
Avalie este conteúdo

127 Partilhas