Poça da Dona Beija – Furnas, São Miguel

É na Poça da Dona Beija, localizada nas Furnas, na Ilha de São Miguel, que poderá desfrutar de momentos de relaxamento únicos em águas termais quentes. Uma experiência obrigatória na sua estadia nos Açores.

Este é um dos locais mais visitados pelos turistas, dada as suas características e magia. Abaixo encontra todas as informações sobre a Poça da Dona Beija, conhecida antigamente também como Poça da Juventude.

A Poça da Dona Beija

Nem sempre foi muito popular entre os turistas, dado que até 2010 nada do que vê hoje na Poça da Dona Beija existia. Tudo começou num único poço, que era utilizado e frequentado por populares. Uma vez que não era um espaço gerido por nenhum entidade, o acesso era livre mas nem sempre a lotação era suficiente para os demais curiosos.

O espaço acabou por ser vedado ao público no ano de 2007 dado que não estavam reunidas as condições de segurança e saúde pública. Foi então no ano de 2010 que, após obras de intervenção no espaço e através de um concurso público, a gestão deste espaço foi atribuída à empresa Criações Naturais Lda.

Poça da Beija
Poça da Beija
Fotografia de Daniel Santos

Foi precisamente no dia 29 de Novembro de 2010 que abriram as portas ao público daquela que é conhecida hoje como Poça da Dona Beija. Um espaço com requinte, organização e que recebe manutenção diária. No local encontra-se igualmente uma pequena loja de lembranças e conta com um segurança a tempo inteiro.

Mais recentemente, em finais de 2015, sofreu alguns obras de melhoramentos que permitiu a adição de duas piscinas.

Encontra-se dividida em 5 piscinas / tanques de águas termais quentes, com diferentes profundidades e temperaturas médias. Denominadas de Ribeira, Serena, Mística, Convívio Thermae e Meditação.

Poça da Dona Beija São Miguel Açores

O nome “Dona Beija” & Curiosidades

  • A sua toponímia está relacionada com a novela brasileira “Dona Beija”.  Ainda estava na memória dos furnenses as imagens românticas da “cachoeira” (pequena cascata) onde banhava a personagem “Dona Beija”, quando este idílico espaço começou a ser mais divulgado, atribuíndo-lhe assim o seu nome
  • As águas férreas são utilizadas pelos furnenses para irrigar as plantações de inhames (lameiros), pois as lamas constituem um fertilizante ecológico para aquele tubérculo e a sua qualidade faz os furnenses os “inhameiros” de S. Miguel.
  • Acerca de quarenta metros da nascente, existiam os “banhos do Tio Cabaço”, pequeno balneário dotado de duas banheiras e abastecido por uma água quente e férrea, conhecida por “Água do Tio Cabaço”. De acordo com a medicina popular, era apropriada para tratamentos de doenças de pele.
  • A forte cor amarela da água deve-se à presença de cianobactérias, seres oxigénicos fotossintéticos que, em ambientes ricos em ferro, reagem com o ferro livre, oxidando-o e levando-o à sua precipitação.
  • Antes de ser designada por Poça da Dona Beija, o espaço era conhecido pelos furnenses como “Levada do Tio Chico Brasil”, pelo facto de uma pena de água da nascente ser conduzida por uma levada para o moinho de rodízio  localizado nas proximidade

Benefícios da água quente termal

  • Aumenta a circulação sanguínea;
  • Reduz o stress;
  • Alivia a dor, naturalmente
  • Ajuda na resolução com problemas de pele

Temperatura da água

A temperatura de cada tanque disponível varia, sendo a temperatura média de 39ºC. Em cada piscina encontra descrito o seu nome, temperatura e também a profundidade.

Contactos & Localização

A Poça da Dona Beija fica na localidade das Furnas, na Ilha de São Miguel. A uma distância de cerca de 30 a 40 minutos de carro – de Ponta Delgada. O local é de fácil acesso e conta com um parque de estacionamento gratuito. Parque esse que dada a grande afluência muitas vezes se encontra lotado. Mas haverá sempre espaço para parar a sua viatura e caminhar até à entrada.


Morada
Lomba das Barracas s/n
9675-044 Furnas
São Miguel, Açores

Telefone: 296 584 256
Email: criacoes_naturais@sapo.pt

Horário

Uma das grandes vantagens é o horário, que se prolonga até às 23h00 locais. Sendo que a última entrada só é aceite até as 22h30.

Abertura: 07h00
Fecho: 23h00
Sem interrupções

Preço

O custo de entrada no recinto é de:

Adultos: 6,00€
Crianças até aos 6 anos: 4,00€

Os bilhetes de entrada devem ser adquiridos na bilheteira da Poça da Dona Beija, no próprio local.

Serviços disponíveis

O recinto encontra-se dotado de balneários, incluindo casas-de-banho, duches e vestiários com piso anti-derrapante.

Outras instalações ao seu serviço são a bilheteira e loja. Na loja vende-se uma variedade de produtos artesanais e bijutaria.

No espaço de bilheteira há também venda de águas, refrigerantes e o aluguer de toalhas ( este último serviço poderá estar indisponível em determinados momentos).

Dicas para usufruir da Poça da Dona Beija

Sendo este um lugar de prestígio, deverá ter em conta alguns aspectos na sua visita.

  • É recomendado que utilize um fato de banho ou calções de banho de cor escura. Dada as águas férreas o vestuário de banho de cores claras tende a ficar com uma cor amarelada / alaranjada que – muitas vezes – será difícil de remover.
  • Se deseja usufruir do espaço sem que estejam muitas pessoas visite-o nas primeiras horas do dia (entre as 7h00 às 10h00);
  • Apanhou um dia de chuva? Não se preocupe, estar nas águas quentes termais enquanto chove em simultâneo será uma experiência única!
  • Na altura do Verão é recomendado que frequente este local nas horas mais frias (manhã ou noite). Durante o dia e sob o sol quente poderá sentir um calor extremo.
  • Não é permitido comer no recinto. Pelo que não deverá transportador consigo qualquer tipo de comida para o recinto.
  • Dado o tamanho das várias piscinas / tanques deverá respeitar o espaço dos restantes utilizadores. Não é permitido saltar, mergulhar ou nadar nas águas termais.

Veja abaixo a informação completa sobre as regras de utilização do espaço.

Poça da Dona Beija São Miguel Açores

Regras

Por forma a que a sua visita e permanência na Poça da Dona Beija corra pelo melhor, a entidade gestora definiu algumas regras, sendo expressamente proibido:

  • Entrada de pessoas sob o efeito de álcool e/ou drogas;
  • Entrada de animais, exceto cães guias;
  • Entrar com e/ou consumir bebidas alcóolicas dentro do recinto;
  • Entrar com recipientes de vidro;
  • Entrada de menores sem o acompanhamento de adultos;
  • Causar poluição sonora;
  • Entrar com comida e/ou comer dentro do recinto;
  • Fumar nas piscinas termais e nas áreas fechadas (existe um local para poder fumar);
  • Usar sabão e/ou detergente na água termal;
  • Praticar nudismo;
  • Nadar, saltar,  e/ ou mergulhar na água termal;
  • Tomar banho na nascente assim como na vala de abastecimento;
  • Jogos de bola;
  • Andar de bicicleta, skates, patins e similares;

Reserva-se ainda o direito de admissão. O incumprimento das regras resulta na expulsão dos infratores, ou mesmo, um procedimento legal. sem direito a reembolso. No local está sempre presente um segurança para garantir que as regras são respeitadas.

Poça da Dona Beija à noite

Este é o único local, com águas quentes termais, que tem um horário nocturno prolongado e que lhe permite desfrutar de toda a magia que está presente neste local. À noite tudo fica diferente! Luzes amareladas juntamente com o fumo das águas quentes e o som da água a correr.

Poça Dona Beija by night
Poça Dona Beija by night
Fotografia de Bruno Sousa

Recomenda-se vivamente que tenha esta experiência. A Poça da Dona Beija fecha às 23h00 pelo que poderá aproveitar ao máximo o dia para passear e conhecer a Ilha de São Miguel. Para terminar o dia e relaxar, entre na magia nocturna, vale a pena!

Poça da Dona Beija à noite

Fotografias

Poça Dona Beija
Poça Dona Beija
Fotografia de Liliana Borges
Poça Dona Beija
Poça Dona Beija
Fotografia de Liliana Borges
SPA – Poça Dona Beija
SPA – Poça Dona Beija
Fotografia de Cristina Aires
Poça D. Beija  (São Miguel)
Poça D. Beija (São Miguel)
Fotografia de Susana Martins

Vídeo

Se procura um momento de relaxamento sem dúvida esta será uma atividade a ter em conta na sua visita à Ilha de São Miguel. Na realidade após visitar pela primeira vez este local irá apaixonar-se pelo mesmo. Visite e vai perceber o porquê. Bons banhos!

Créditos das fotos: pocadonabeija.com

954 Partilhas