Cascata do Poço do Bacalhau – Ilha das Flores

Uma das atrações mais procuradas pelos turistas que visitam a Ilha das Flores é a Cascata do Poço do Bacalhau, uma estupenda queda d’água com 90 metros de altura, localizada na freguesia de Fajã Grande.

A água límpida e refrescante acumula-se numa piscina natural, muito procurada pelos visitantes da região.

O acesso à Cascata do Poço do Bacalhau é feito por um trilho bem conservado que permite que se alcance a piscina com facilidade, e já no caminho, é possível contemplar a beleza – sem igual – da cascata que surge do paredão de pedra.

O local é perfeito para um banho refrescante depois da caminhada pelo Trilho dos Lagos, outra grande atração da Ilha.

Poço do Bacalhau – Ilha das Flores
Poço do Bacalhau – Ilha das Flores
Fotografia de José Maria Sousa

Um local de natureza intocada

Assim como em toda a Ilha das Flores, a região da Fajã Grande, onde está a Cascata do Poço do Bacalhau é uma área de proteção ambiental, e desde 2009 faz parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO. Essa classificação permite que se mantenham intocadas as características únicas da região, como a vegetação, a flora e a fauna, que encantam os visitantes.

A Ilha, com os seus pouco mais de 4000 habitantes fixos, recebe outros milhares de turistas anualmente, principalmente no período do verão e uma visita à Cascata do Poço do Bacalhau é um dos roteiros obrigatórios para os visitantes. Os mais conservadores contentam-se em observar a queda d’água majestosa, enquanto os
mais aventureiros não refutam um bom banho nas águas límpidas da piscina natural escavada pela força das águas.

O fluxo d’água segue o seu rumo por um ribeirão até encontrar-se com o mar, tornando a paisagem ainda mais bucólica e espetacular.

Poço do Bacalhau – Flores
Poço do Bacalhau – Flores
Fotografia de Carla Dias

A Cascata do Poço do Bacalhau, na Ilha das Flores, é um cenário paradisíaco que está entre os mais belos de toda a região e é um destino ímpar, que merece a sua visita.

Veja também: Flores – Locais a visitar