Hortênsias nos Açores

As hortênsias são plantas ornamentais cultivadas em várias regiões do mundo e consideradas especiais para os portugueses, sendo encontradas facilmente em muitos jardins. E no arquipélago dos Açores não é diferente, a tornar uma atração única e incrível espalhadas por diversos pontos de todas as suas ilhas.

A origem da hortênsia é asiática, vindo a conquistar o resto do mundo a partir do século XIX. São centenas de tipos diferentes da planta, cujo nome científico é hydrangea macrophylla, ainda chamada de “novelões”, com uma altura que pode chegar até aos dois metros. O mais curioso da hortênsia é a sua coloração, definida conforme o uso de fertilizante ou matéria orgânica, capaz de modificar a acidez do solo.

As cores mais encontradas de hortênsias são o azul, rosa, lilás, vermelho e branco. É extremamente importante escolher o melhor lugar para a plantação, de forma que se tornem resistentes e bonitas. Logo, locais que apanham a luz do sol de manhã e à tarde estão protegidos pela sombra, classificam-se como ideais. É bastante comum no outono as folhas caírem.

Além do sol ser um fator indispensável para o crescimento e desenvolvimento da planta, as hortênsias devem ser cultivadas em solos ricos, compostos de matéria orgânica ou fertilizados com adubos específicos. Outro ponto fundamental é que esta planta necessita ser regada com alguma frequência, principalmente em climas mais secos, a manter a terra sempre húmida, porém não encharcada.

Por fim, para deixar a aparência das hortênsias cada vez melhor, realize a poda da planta todos os anos, a eliminar a madeira velha no outono. Durante o verão, elimine as flores secas. Todo cuidado é necessário para as hortênsias ficarem sempre lindas e atraentes.

As Hortênsias nos Açores

As hortênsias estão presentes em todas as ilhas dos Açores, a destacar as cores azul e branco, que influenciam positivamente a imagem turística da região. Aliás, as hortênsias possuem uma função de sebe viva, a separar terrenos e pastagens da população açoriana, bem como preenchem as encantadoras estradas do arquipélago.

Na Ilha de São Miguel é muito comum os micaelenses chamarem as hortênsias de “novelões”, além da tradicional cultura deste povo de enfeitar os tapetes das procissões com elas. Esta é uma das ilhas onde os turistas mais admiram as hortênsias.

Quando chega o mês de maio, esta maravilhosa planta começa a brotar em meio dos arbustos verdes das estradas, a deixar a viagem de carro com um visual fantástico. Vale a pena tirar várias fotografias deste espetáculo proporcionado pela natureza.

O sucesso das hortênsias nos Açores é tanto que, na Ilha do Faial, o empresário Ângelo Duarte exporta hortênsias secas para países como Alemanha, Espanha e Itália há mais de 30 anos. A planta passa por um processo de pintura para ser utilizada em arranjos e enfeites. Ressalta-se que Faial também é conhecida como “Ilha Azul”, justamente por causa da abundância de hortênsias azuis que encantam todos os visitantes.

Melhor época para ver hortênsias

Na primavera e verão as hortênsias podem ser vistas no auge da sua beleza, principalmente no mês de agosto, onde atingem uma explosão das mais variadas cores, como azul, branco, vermelho, rosa, roxo etc.

A partir do início de Junho começam a ficar floridas.

Portanto, se estiver a planear viajar para os Açores nesta época do ano, certamente irá se surpreender com a beleza das hortênsias numa paisagem sensacional!

Galeria com as magníficas hortênsias dos Açores nas mais diversas paisagens

Fotos enviadas pelos membros do grupo do Facebook Amantes dos Açores (clique aqui para aderir) e que merecem ser partilhadas por todo o MUNDO. Fotos de 2018 e 2019

 


Hortênsias nos Açores
4.3 (86%) 20 avaliações