Qual a melhor Ilha dos Açores para visitar
Qual a melhor Ilha dos Açores para visitar? Esta é uma das perguntas que recebemos com mais frequência por parte dos nosso queridos visitantes, leitores e turistas. É também uma pergunta direta mas com uma resposta não tão simples e fácil de dar.
Decidimos então produzir este artigo, por forma a responder, detalhadamente a esta questão e – se também tem a mesma dúvida – fique mais esclarecido e esperamos ajudá-lo na escolha da(s) ilha(s) a visitar.
Índice de conteúdos
Qual a melhor Ilha dos Açores para visitar?
Na realidade seria injusto apontarmos ou indicarmos uma única ilha para visitar. Não há uma ilha melhor que outras para visitar. Todas são ideais e excelentes para visitar e desfrutar, tendo em conta sim que cada qual tem as suas características, atractivos, população e actividades a realizar diferenciadas.
Acreditamos que a escolha da Ilha e ou Ilhas deverá estar sempre de acordo com aquilo que procura. O que pode ser ideal para uma pessoa, para outra poderá ser totalmente o oposto. Vejamos então alguns pontos sobre cada ilha.
Ilha de Santa Maria
Fotografia de ByAçores
Conhecida como Ilha do Sol, tem fantásticas zonas balneares, calmas e com uma paisagem muito própria e característica. O seu terreno é relativamente mais seco pelo que não encontrará tanto verde como nas demais ilhas. Mas isso não é motivo para deixar de visitar a Ilha de Santa Maria, antes pelo contrário, alguns destaques da ilha:
- Fantásticas baías e zonas balneares: Baía de São Lourenço, Baía dos Anjos e Praia Formosa (uma das praias mais fantásticas dos Açores);
- Festival Maré de Agosto: no mês de Agosto não deixe de presenciar um dos festivais mais emblemáticos dos Açores;
- Deserto Vermelho dos Açores: no Barreiro da Faneca encontrará aquele que é, considerado por muitos, o Deserto Vermelho dos Açores;
- Sopas do Espírito Santo: festividades que decorrem durante os meses de verão e onde poderá apreciar as melhores sopas de Espírito Santo;
- Cavacas de Santa Maria: um doce que não pode deixar de provar na sua estadia;
- Não perca também este roteiro com todos os locais de visita obrigatória na Ilha de Santa Maria >
Ilha de São Miguel
A presença da natureza verdejante presente na ilha faz jus ao nome pela qual é conhecida: Ilha Verde. É a maior ilha do arquipélago e também a mais popular dado o seu desenvolvimento urbanístico e população. É uma das ilhas com mais lagoas, cascatas e demais belezas naturais. Nas alturas de maior afluência turística (primavera e verão) poderá deparar-se com mais população, principalmente nos pontos de interesse. Alguns destaques:
- Lagoas a não perder: Lagoa das Sete Cidades, Lagoa do Fogo, Lagoa do Canário, Lagoa Empadadas;
- Gastronomia e doces: Bife à Regional, Cozido das Furnas e as Lapas; Doces: Bolos Lêvedos e as Queijadas da Vila;
- Águas quentes termais: Existem 5 zonas com águas termais na Ilha de São Miguel, sendo elas, Caldeira Velha, Poça Dona Beija, Parque Terra Nostra e as Termas da Ferraria e da Ribeira Grande.
- Praias fantásticas um pouco por toda a ilha, veja as melhores praias de São Miguel.
- Não perca também este roteiro com todos os locais de visita obrigatória na Ilha de São Miguel >
Terceira
É nesta ilha que encontra uma da atrações turísticas mais incríveis do mundo, visitar o interior de um vulcão adormecido e explorar duas fantásticas cidades, Angra do Heroísmo – Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO e Praia de Vitória, que respiram história, festividades e locais únicos a explorar. Uma ilha com paisagens magníficas com diferentes contrastes. Esta é conhecida como a Ilha Lilás. Alguns destaques:
- A Gruta do Algar do Carvão é local de visita obrigatória! Estar no interior de um vulcão adormecido e explorar a história que este nos ensina é uma experiência única.
- Na gastronomia especial destaque para a magnífica Alcatra da Terceira. Já no que toca a doces, as deliciosas Queijadas da Dona Amélia;
- A Serra do Cume é uma autêntica manta de retalhos a céu aberto. Aproveite a fantástica vista do Miradouro da Serra do Cume;
- A Zona Balnear dos Biscoitos não pode ficar de fora do seu roteiro para banhos em pleno mar.
- Não perca também este roteiro com todos os locais de visita obrigatória na Ilha Terceira >
Graciosa
O seu nome já diz em grande parte o que poderá esperar desta ilha, Graciosa de nome, paisagens, história e também pelas magníficas e únicas Queijadas da Graciosa, conhecidas um pouco por todo o mundo! Esta está classificada como Reserva da Biosfera, pela UNESCO e conhecida como Ilha Branca. Alguns destaques:
- Como não podia deixar de ser, visitar a Fábrica das Queijadas da Graciosa e deliciar-se com este doce típico e regional;
- Visitar e explorar a Furna do Enxofre, uma fascinante caverna lávica onde a sua principal característica é o seu teto em abóbada perfeita que a reveste, formado por prismas lávicas.
- Desfrutar das propriedades e benefícios de águas quentes termais nas Termas do Carapacho;
- Se gosta de uma boa zona balnear, certamente irá adorar a Praia de São Mateus.
- Não perca também este roteiro com todos os locais de visita obrigatória na Ilha Graciosa >
Pico
É na Ilha do Pico que encontra o ponto mais alto de Portugal, a majestosa Montanha do Pico, que não deixa ninguém indiferente. Conhecida também pelas suas fantásticas vinhas vinícolas plantadas em chão de lava e localizadas em pequenos currais, separados por paredes de pedra. Com estas características únicas é conhecida também como Ilha Cinzenta. Alguns destaques:
- Se tiver a oportunidade e gostar escalar / explorar a natureza, obviamente subir a Montanha do Pico é uma excelente actividade a realizar. É ainda possível pernoitar na mesma, saiba tudo aqui.
- Provar e degustar os magníficos vinhos e licores da Ilha do Pico. Não esquecendo claro a exploração da Paisagem Cultural da Vinha do Pico.
- A Lagoa do Capitão dá-lhe uma visualização única, em modo espelho, da Montanha do Pico.
- Explorar a Gruta das Torres, de origem vulcânica é o maior túnel lávico do arquipélago dos Açores.
- Não perca também este roteiro com todos os locais de visita obrigatória na Ilha do Pico >
São Jorge
A Ilha de São Jorge é conhecida pelas suas magníficas fajãs, cada uma delas com características únicas, onde poderá apreciar e desfrutar de momentos igualmente únicos. É conhecida como a Ilha Castanha pelas suas rochas da Ponta dos Rossais. Alguns destaques:
- A Piscina Natural da Poça de Simão Dias é sem dúvida uma das piscinas naturais mais belas do mundo!
- O nome da ilha dá igualmente nome a um dos queijos mais populares e característico dos Açores, o Queijo São Jorge.
- Explore as Fajãs, como por exemplo: Fajã dos Vimes, Fajã da Caldeira do Santo Cristo e Fajã dos Cubres (existem mais e maravilhosas fajãs).
- Se gosta de Amêijoas, não deixe de deliciar-se com as Amêijoas da Caldeira de Santo Cristo, são… de comer e chorar por mais.
- Não perca também este roteiro com todos os locais de visita obrigatória na Ilha de São Jorge >
Faial
É na Ilha do Faial que encontra um dos locais com uma paisagem com características únicas, após a erupção do Vulcão dos Capelinhos e e onde está localizada a Ponta dos Capelinhos. Conhecida também pela famosa e uma das mais visitadas em todo o mundo, a Marina da Horta. Ilha Azul pela abundância de hortênsias. Alguns destaques:
- A Ponta dos Capelinhos é local de visita obrigatória e com muita história para observar e aprender no seu Centro de Interpretação.
- Apreciar de perto uma galeria de arte a céu aberto naquela que é a 4º marina mais visitada do mundo, a Marina da Horta.
- Um dos gins mais famosos dos Açores encontra nesta ilha, no Peter’s Sport Café.
- Zonas Balneares e praias fantásticas, como a Praia do Almoxarife, Praia de Porto Pim e as Piscinas Naturais do Varadouro.
- Apreciar de perto a incrível Caldeira do Cabeço Gordo.
- Não perca também este roteiro com todos os locais de visita obrigatória na Ilha do Faial >
Flores
A Ilha das Flores reúne fantásticas paisagens que cortar a respiração, com as suas várias cascatas e vegetação verde. Um cenário de natureza pura faz desta a Ilha Cor-de-Rosa pelas suas exuberantes azáleas. Alguns destaques:
- O Poço da Alagoinha é considerado – por muitos – como o paraíso na Terra, desfrute desde cenário único. O som da natureza presente é fenomenal.
- A Cascata do Poço do Bacalhau e a Rocha dos Bordões são outros dois locais a não perder.
- Magníficas lagoas, como a Lagoa Negra & Lagoa Comprida e a Lagoa Rasa & Lagoa Funda.
- Não perca também este roteiro com todos os locais de visita obrigatória na Ilha das Flores >
Corvo
A Ilha do Corvo é a mais pequena do Arquipélago dos Açores, sendo que reúne igualmente características e beleza únicas. Conhecida igualmente como Ilha preta (pela pequenez, traduzida na sua visualização como um diminuto “ponto negro” no horizonte, a partir das Flores, e seu rendilhado de muros de pedra negra).Alguns destaques:
- O Caldeirão é um dos principais pontos turísticos da ilha e o seu visual panorâmico é de tirar o fôlego de todos visitantes.
- Vila do Corvo e aprecie igualmente os Moinhos de Vento.
- Não perca também este roteiro com todos os locais de visita obrigatória na Ilha do Corvo >
Como pode verificar, cada ilha tem os seus destaques, particulares, paisagens, monumentos e pontos de interesse diversificados. Explore o melhor de cada ilha, na sua viagem aos Açores. Para desfrutar ao máximo da sua estadia, veja também:
- 🔒 Seguro de viagem com 15% desconto para os Açores ou outro destino Clique aqui para simular >
- 🛫 Procura viagens para os Açores? Veja estas promoções >
- 🚘 Alugar viatura nos Açores? As melhores rent-a-car >
- 🧗🏼♂️ Actividades e Experiências durante a sua estadia? Confira aqui >
- 🐳 Ver Baleias e Golfinhos? Reserve já online >
- ❌ Teve um Voo Cancelado ou Atrasado nos últimos 3 anos? Receba aqui a sua compensação >