São Miguel – o que fazer e locais a visitar
São Miguel é a maior ilha do Arquipélago dos Açores. Nela encontra locais e paisagens mágicas que fazem desta uma das ilhas mais visitadas pelos turistas durante todo o ano. A sua dimensão repleta de terrenos verdes fazem com que seja conhecida igualmente como a Ilha Verde.
Para conhecer – minimamente – a ilha de São Miguel recomendamos uma estadia de 3 a 7 dias para que possa ter disponibilidade suficiente para explorar a ilha e participar em várias actividades disponíveis. No caso de uma estadia de 3 dias, por exemplo, irá ficar apenas a conhecer aqueles que são os pontos de interesse principais e – temos a certeza – não conseguirá desfrutar tanto. Ainda assim, uma escapadinha de 3 dias dá perfeitamente para o chamado “abrir o apetite” e mais tarde regressar.
Não perca o nosso guia para Visitar São Miguel em 3 dias.
Não existe uma altura específica e ou estação do ano específica e recomendada para visitá-la. Durante todo o ano as suas temperaturas e humidade estão sempre em sintonia. Isto permite que em qualquer altura do ano possa apreciar e conhecer São Miguel. Ainda assim, os meses de Verão são quando a taxa de turistas é mais elevada.
Note-se que, dado o seu clima típico e característico, no mesmo dia, poderá presenciar chuva, sol, céu nublado ou limpo. Há também zonas em que está a chover no Sul da Ilha enquanto que no Norte da Ilha está Sol. Como pode ver um autêntico paraíso com misturas de vários estados meteorológicos.
Veja também: Fotos da Ilha de São Miguel
Índice de conteúdos
- Como chegar à Ilha de São Miguel
- Locais a visitar em São Miguel
- Lagoa das Empadadas
- Miradouro da Grota do Inferno
- Lagoa de Santiago
- Lagoa das Sete Cidades
- Ponta da Ferraria
- Lagoa do Fogo
- Termas das Caldeiras da Ribeira Grande
- Cascata do Salto do Cabrito
- Miradouro de Santa Iria
- Caloura
- Ilhéu de Vila Franca do Campo
- Vale das Furnas
- Ribeira Quente
- Salto do Prego – Sanguinho – Faial da Terra
- Ribeira dos Caldeirões
- Jardim António Borges
- Jardim José do Canto
- Actividades a realizar na Ilha de São Miguel
- Outros locais a visitar na Ilha de São Miguel
Como chegar à Ilha de São Miguel
Para chegar a São Miguel terá de fazê-lo por via aérea, consulte a página Viagens Açores para obter mais detalhes sobre pacotes de viagem com voos, alojamento e – em alguns casos – viatura e actividades incluídas.
Como ponto de partida com viagens diretas para os Açores poderá fazê-lo a partir dos seguintes países: Portugal (Portugal Continental e Madeira), Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Reino Unido, Dinamarca, Suécia e Finlândia.
Recomendamos que faça a sua reserva com alguma antecedência, veja estas promoções.
Para que possa conhecer e passear recomendamos o aluguer de uma viatura. Estão também disponíveis vários serviços de transporte em grupos, visitas guiadas ou até mesmo um guia pessoal, que pode pode consultar na página actividades nos Açores.
Locais a visitar em São Miguel
Desde as piscinas naturais de águas quentes termais às várias lagoas existentes por toda a ilha, existem vários pontos e locais de interesse de passagem obrigatória para quem visita a ilha de São Miguel.
Durante a viagem para a visita dos locais abaixo poderá passar por vários miradouros e outros locais de interesse, não hesite em parar em todos eles. Poderá ver várias partes da ilha e do mar de outras perspectivas.
Lagoa das Empadadas
É a caminho das Sete Cidades que irá encontrar o acesso à Lagoa das Empadadas. Uma lagoa vulcânica está dividida em dois lençóis de água separadas apenas por uma faixa de terra (visível na imagem acima). A lagoa é também conhecida como “As Lagoas secretas de São Miguel”.
Saiba mais sobre a Lagoa das Empadadas >
Miradouro da Grota do Inferno
Em várias campanhas de promoção do destino Açores certamente já viu esta imagem do Miradouro da Grota do Inferno. É possível apreciar a partir desta vista as Lagoa das Sete Cidades, Lagoa Rasa, Lagoa do Canário, Lagoa de Santiago e ainda uma área da freguesia das Sete Cidades.
Estando a 730 metros de altitude neste local, mágico, poderá visualizar o mar, as montanhas e as lagoas. Um local de excelência.
Lagoa de Santiago
É do Miradouro da Grota do Inferno que poderá observar de longe a Lagoa de Santiago. É uma lagoa profunda, localizada na Serra Devassa encontrando-se a 334 metros acima do nível do mar. Antigamente não era possível avistá-la, dado que os terrenos à sua volta eram privados, sendo interdito o seu acesso.
A caminho da Lagoa das Sete Cidades, na descida, poderá observar de perto a Lagoa de Santiago no seu miradouro.
Lagoa das Sete Cidades
As lagoas Verde e Azul que constituem a Lagoa das Sete Cidades são uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Um local de passagem obrigatória. Poderá apreciar a sua vista panorâmica através do miradouro da Vista do Rei. Recomendamos também que faça uma visita à freguesia das Sete Cidades onde poderá desfrutar mais de perto da beleza envolvente da Lagoa.
Ponta da Ferraria
Esta é uma zona balnear com características únicas onde se encontram nascentes termais, podendo desfrutar de um banho em águas quentes em plena água do mar, dada a zona onde se encontram as nascentes.
É neste local também que se encontram as Termas da Ferraria com vários serviços de SPA.
Lagoa do Fogo
À semelhança da Lagoa das Sete Cidades, acima listada, a Lagoa do Fogo é igualmente uma das 7 Maravilhas de Naturais de Portugal. Esta é a segunda maior lagoa da ilha. Neste local encontra-se um vulcão adormecido e tendo-se formado há cerca de 15.000 anos. Nesta zona poderá optar igualmente por fazer um Trilho Pedestre e conhecer mais de perto a lagoa.
Termas das Caldeiras da Ribeira Grande
Este é um dos locais onde poderá apreciar ao vivo as caldeiras vulcânicas ativas na ilha de São Miguel, com as suas águas fumegantes e altas temperatura. Nesta zona está disponível também uma área para confecção de cozidos com nove buracos disponíveis.
Saiba mais sobre as Termas das Caldeiras da Ribeira Grande >
Cascata do Salto do Cabrito
Perto das Termas das Caldeiras (acima listada), na Ribeira Grande, poderá fazer um pequeno trilho em que encontrará a bela Cascata do Salto do Cabrito. Com cerca de 40 metros de altitude poderá apreciar a queda de água pura desta cascata. O seu acesso poderá ser feito perto da zona das Caldeiras da Ribeira Grande através de um trilho pedestre com início junta a uma central geotérmica (Pico Vermelho).
Miradouro de Santa Iria
O Miradouro de Santa Iria é um dos pontos de paragem mais populares, permitindo uma vista incrível para a zona norte de toda a Ilha de São Miguel. Este Miradouro situa-se a uma altitude de 190 metros.
Saiba mais sobre o Miradouro de Santa Iria >
Caloura
Caloura, uma pequena freguesia do Concelho da Lagoa onde poderá desfrutar da sua zona balnear. A paisagem ao redor da sua piscina natural são umas das grandes atrações da localidade. É nesta zona também que se encontra o porto de pesca da Caloura.
Não muito distante da zona balnear, conheça e desfruta da Praia da Caloura. Uma praia para relaxamento total num local com uma beleza extraordinária.
Ilhéu de Vila Franca do Campo
O Ilhéu de Vila Franca do Campo é uma das maiores atrações deste concelho. O ilhéu é uma cratera de um antigo vulcão submarino classificado como reserva natural. A sua piscina natural, no interior do mesmo e de forma circular – em ligação com o mar por uma passagem estreita – fazem deste local uma excelente escolha para desfrutar de momentos de relaxamento. Poderá também efetuar a prática de natação e mergulho.
Entre Junho e Setembro é possível visitar e passar algumas horas no Ilhéu de Vila Franca. Altura em que existe serviço regular de transporte marítimo entre o Porto de Vila Franca do Campo e o Ilhéu. Saiba mais sobre as viagens e bilhetes no Cruzeiro do Ilhéu.
Vale das Furnas
O Vale das Furnas localiza-se na freguesia das Furnas e é um dos locais em São Miguel onde poderá apreciar de perto atividade vulcânica ainda existente na ilha. Visita obrigatória da zona das Caldeiras das Furnas, onde o cheiro característico a enxofre está sempre presente no ar.
Lagoa das Furnas
Poderá conhecer a Lagoa das Furnas de perto, através de um trilho pedestre ou simplesmente apreciar toda a sua beleza durante o percurso de carro. Esta encontra lateralmente à estrada regional na sua extensa dimensão.
É nesta zona que se encontram as famosas Caldeiras das Furnas, onde é confeccionado o Cozido das Furnas – típico cozido à portuguesa cozinhado em buracos debaixo de terra.
Parque Grená
É na Lagoa das Furnas que tem também acesso ao fantástico e recuperado Parque Grená. Encontrará cenários únicos repletos de flora e fauna, cascatas e riachos.
Saiba mais informações sobre o Parque Grená >
Parque Terra Nostra
É no Parque Terra Nostra que poderá apreciar e encontrar flora endémica dos Açores num único local, assim como de outros países. Uma equipa de jardineiros diariamente cuida e preserva todas a plantação. Muitas delas oriundas de países de climas completamente diferentes do encontrado no Vale das Furnas.
Neste local encontrará a maior tanque de águas quentes, construído em 1780, presente na ilha. Poderá desfrutar de uma experiência única num banho relaxante e com características termais.
Poça da Dona Beija
À semelhança do Parque Terra Nostra, na Poça da Dona Beija encontra várias piscinas de águas quentes. Poderá desfrutar de banhos termais relaxantes em piscinas de dimensões com várias profundidades.
Ribeira Quente
Na freguesia vizinha das Furnas, na Ribeira Quente, poderá apreciar uma das suas maiores atrações: Praia da Ribeira Quente ou do Fogo. Um areal único numa zona bastante calma.
O nome de Praia do Fogo surge da existência de várias nascentes hidrotermais submarinas, que tornam a água mais quente. Por vezes, e em algumas zonas, é possível sentir a areia quente debaixo da água do mar. Uma sensação única.
Salto do Prego – Sanguinho – Faial da Terra
A cascata do Salto do Prego (Sanguinho) no Faial da Terra, poderá ser visitada através de um trilho pedestre com 4.5km e uma duração de 2 horas. Um percurso de dificuldade média. Ao chegar à cascata irá sentir uma sensação única de beleza e natureza num local único e mágico.
Ribeira dos Caldeirões
Localizada no Concelho do Nordeste, a Ribeira dos Caldeirões é um lugar com história. Este é um dos locais mais visitados neste concelho dada a sua grande beleza natural, cascata e moinhos. Moinhos de Água que fizeram parte da história do Nordeste e que – ainda nos dias de hoje – é possível visualizar como era moído o milho em outros tempos.
Jardim António Borges
Um dos jardins mais emblemáticos da cidade de Ponta Delgada. Com uma área com cerca de 2,5 hectares rica em flora bastante variada, nem parece que estará num espaço que se encontra no meio da cidade e perto de um centro comercial. Vale a pena explorar.
Saiba mais sobre o Jardim António Borges >
Jardim José do Canto
Mais um incrível jardim, localizado também na cidade de Ponta Delgada e que conta com plantas de várias regiões do mundo, assim como plantas endémicas. O seu nome é referente ao seu fundador, José do Canto, um homem que era bastante culto, apaixonado pela natureza e conhecia os segredos da botânica.
Saiba mais sobre o Jardim José do Canto >
Actividades a realizar na Ilha de São Miguel
Outros locais a visitar na Ilha de São Miguel
Os locais acima listados são apenas alguns dos vários que poderá e deverá visitar durante a sua estadia na Ilha de São Miguel. Existem muitos outros locais que poderá visitar e apreciar, veja mais aqui.
Aprecie a sua estadia na Ilha de São Miguel e desfrute da Natureza de uma forma única e memorável.
- 🔒 Seguro de viagem com 15% desconto para os Açores ou outro destino Clique aqui para simular >
- 🛫 Procura viagens para os Açores? Veja estas promoções >
- 🚘 Alugar viatura nos Açores? As melhores rent-a-car >
- 🧗🏼♂️ Actividades e Experiências durante a sua estadia? Confira aqui >
- 🐳 Ver Baleias e Golfinhos? Reserve já online >
- ❌ Teve um Voo Cancelado ou Atrasado nos últimos 3 anos? Receba aqui a sua compensação >