Ponta Delgada (São Miguel) – o que visitar e pontos de interesse

Ponta Delgada localiza-se na costa sul da Ilha de São Miguel, conhecida também como a “Ilha Verde”.

Há muito para explorar e fazer na cidade / concelho, conhecer monumentos, as fantásticas igrejas antigas, um forte do século XVI e um museu que documento a história natural dos Açores.

Ponta Delgada - Pontos de interesse e locais a visitar

A partir da Marina de Ponta Delgada pode ainda embarcar num passeio / expedição para ver as baleias e golfinhos que se reúnem nas águas do arquipélago.

Não esquecendo, claro, as paisagens da ilha de São Miguel que são de tirar o fôlego: existem antigas crateras vulcânicas que agora são preenchidas por lagos com flores silvestres e bosques exuberantes nas suas margens.

Sugestões de locais a visitar em Ponta Delgada:

#01 – Lagoa das Sete Cidades

Lagoa das Sete Cidades
Lagoa das Sete Cidades
Fotografia de Nuno Vieira

Esta é uma das maravilhas dos Açores mais conhecida e divulgada em diversos materiais de promoção dos Açores.

A Lagoa das Sete Cidades é composta por duas lagoas numa caldeira vulcânica, cujos muros se elevam abruptamente ao redor da costa e são ricos em coníferas e samambaias.

Há uma divisão entre as duas lagoas (azul e verde) através de uma ponto histórica. Escolha um dia claro e aprecie a vista panorâmica através do Miradouro da Vista do Rei, no alto do lado sul da caldeira. Ao lado deste miradouro encontra o abandonado Monte Palace Hotel.

Para ver a Lagoa das Sete Cidades de uma outra perspectiva, não deixe de conhecer e aproveitar a fantástica vista do Miradouro da Grota do Inferno.

#02 – Convento de Nossa Senhora da Esperança

Convento Nossa Senhora da Esperança

Espiritualmente, este convento de 1545 é um dos mais importantes, não apenas nos Açores, mas também em Portugal. Esse facto deve-se à imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que foi oferecida aos fundadores do convento pelo Papa Paulo III, nas primeiras décadas do século XVI.

Entre Abril e Maio, comemora-se anualmente as conhecidas Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

O prédio é algo para contemplar também, com uma torre quadrangular que tem três camadas de janelas. Na igreja há um altar barroco com madeira dourada e belos painéis de azulejos.

#03 – Portas da Cidade – Centro de Ponta Delgada

Portas da Cidade
Portas da Cidade
Fotografia de Tiago Pacheco

Perto do mar, em plena Avenida Marginal, encontra na freguesia de São Sebastião, os famosos três arcos. As Portas da Cidade são a principal imagem do cartão visita de Ponta Delgada, onde se encontra igualmente o brasão da cidade.

Estes arcos foram movidos para a Praça Gonçalo Velho Cabral para ficar como um monumento quando a Avenida Marginal foi construída nas décadas de 1940 e 50. Inicialmente encontra-se junto ao antigo Cais e data de 1783.

É feito de pedra vulcânica regional. A praça em frente é composta pela famosa calçada portuguesa (pavimento mosaico português) num padrão ornamental.

#04 – Gruta do Carvão

Gruta do Carvão - São Miguel, Açores

Ainda na cidade de Ponta Delgada, a Gruta do Carvão é outra das maravilhas vulcânicas de São Miguel. Este é o maior túnel de lava da ilha, tendo uma extensão no subsolo por mais de 1.6 quilómetros.

Se a geologia da ilha lhe interessa, esta é uma oportunidade a não desperdiçar, pois dentro da gruta existem concreções bizarras, como estalactites e estalagmites interessantes de se observar.

O basalto nas paredes em algumas zonas é oxidado, dando-lhe um estranho brilho amarelado. Há a apresentação de um vídeo antes do passeio. Após visualização do mesmo é hora de passar por locais apertados e vestir-se a rigor para a aventura e exploração.

#05 – Igreja de São José

Campo de S. Francisco, Ponta Delgada
Campo de S. Francisco, Ponta Delgada
Fotografia de Cristina Aires

Na mesma praça do Convento de Nossa Senhora da Esperança, esta importante igreja pertencia ao convento dissolvido de São Francisco.

Construída em 1709 com muitas das características da arquitetura colonial portuguesa, bem como a exuberância barroca que estava na moda nessa época.

Os azulejos azuis e brancos que cobrem as paredes, as imagens dos anos 1600 e 1700 e os móveis esculpidos em madeira de jacarandá merecem alguns
minutos do seu tempo.

#06 – Museu Carlos Machado

Museu Carlos Machado - São Miguel, Açores

No antigo convento de Santo André, fundado em 1876, encontra-se o museu mais antigo dos Açores. Foi fundado por Carlos Machado – naturalista do século XIX.

Este será o local ideal para conhecer de forma satisfatória a História dos Açores, com exibições de geologia e mineralogia, bem como muitos espécimes de plantas e animais para ler (muitos marcados pelo próprio Carlos Machado). Este sendo um antigo convento, há também uma arte litúrgica na faculdade jesuíta adjacente, com pinturas, prata e azulejos.

#07 – Forte de São Brás

Forte de São Brás
Forte de São Brás
Fotografia de Daniel Santos

Construído em 1552, esta fortaleza guarda o extremo ocidental do Porto de Ponta Delgada e continua a ser usada como base pela Marinha Portuguesa.

Apesar de sofrer grandes mudanças nos anos 1800, ainda é uma relíquia absorvente dos dias coloniais quando Ponta Delgada estava sob a constante ameaça de ataques piratas.

Poderá conhecer as plataformas superiores que ainda estão equipadas com canhões e artilharia mais moderna. Há igualmente um pequeno museu militar com armas pesadas, veículos, uniformes e modelos bastante antigos.

#08 – Miradouro do Pico do Carvão

Vista panorâmica Ilha de São Miguel
Vista panorâmica Ilha de São Miguel
Fotografia de Bruno Sousa

Apenas a dez quilómetros de Ponta Delgada, este miradouro é uma cimeira abençoada com uma visão completa do lado oeste de São Miguel.

O cenário é pastoral e espetacular, pois há encostas e pastos verdes preenchidos por vacas e revestidas com bosques de coníferas. A partir deste local poderá igualmente observar um grande número de cones vulcânicos na ilha.

#09 – Lagoa das Empadadas

Lagoa das Empadadas, São Miguel, Açores

Continuando o percurso, após passar pelo Pico do Carvão encontra a Lagoa das Empadadas, a caminho das Sete Cidades.

Este é um lugar paradisíaco e óptimo para um piquenique. É a reclusão que o conquistará: até entrar na cratera, a água é completamente obscurecida pela densidade de cedros.

Nos meses de primavera, o cenário é especialmente agradável, pois as azáleas cor de rosa na costa estarão em flor, enriquecendo – ainda mais – a beleza deste local.

#10 – Pinhal da Paz

Pinhal da Paz, São Miguel - Açores

A poucos minutos do centro de Ponta Delgada, este é um parque requintado que foi plantado no início do século XX.

Inicialmente era uma propriedade privada, e o proprietário original plantou espécies exóticas como o pinho sugi japonês, eucalipto e bambu no espaço de cerca de  49 hectares de terreno vulcânico acidentado.

A plantação foi abandonada pela década de 1990, antes de ser restaurada e transformada num parque público. Um local escolhido para passeios em família e piqueniques.

#11 – Whale Watching – Observação de baleias e golfinhos

Esta é uma daquelas actividades obrigatórias quando visita os Açores, proporcionando momentos únicos como o do vídeo abaixo:

Como uma reserva crucial para a baleia, há atividade das mesmas nos Açores ao longo de todo o ano, e os golfinhos, os cachalotes, os golfinhos comuns e os golfinhos de Risso são todas espécies residentes, por isso podem ser vistas em qualquer estação.

EXTRA – Lagoa do Fogo

Lagoa do Fogo
Lagoa do Fogo
Fotografia de Nuno

A partir de Ponta Delgada em cerca de meia hora de distância poderá chegar a este cenário de fantasia, que em conjunto com as Sete Cidades é uma das maravilhas indispensáveis de conhecer em São Miguel. A Lagoa do Fogo fica localizada no Concelho da Ribeira Grande.

Uma lagoa que preenche uma caldeira criada por uma erupção em 1563, explicando o nome “Lago de Fogo”. Este é um dos pontos mais altos da ilha.

É recomendado que visite este local num dia de céu aberto, estando nevoeiro não conseguirá apreciar a beleza desta fantástica lagoa.


Há muito mais para conhecer e descobrir em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel. Veja também Locais e Pontos de interesse da Ilha de São Miguel


Ponta Delgada (São Miguel) – o que visitar e pontos de interesse
5 (100%) 4 avaliações