Locais a visitar na Ribeira Grande – Ilha de São Miguel

Tempo de leitura: 10 minutos | Ilha de São Miguel

Publicidade

A Ribeira Grande fica localizada na costa norte da bela Ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores. A cidade era uma vila até junho de 1981, quando foi elevada de categoria, passando a ser sede de um concelho com 14 freguesias.

A bela região possui diversos pontos encantadores de legado natural e arquitectónico que conquistam o coração dos visitantes.

Locais a visitar na Ribeira Grande - São Miguel - Açores

Na parte central da cidade estão alguns edifícios históricos importantes, com sua herança gótica / manuelina, duas belas igrejas e diversos edifícios residenciais que mantém comércio nos seus pisos térreos.

Publicidade

Nesta região também encontram-se casas apalaçadas e senhoriais, comprovando o poderio económico deste território. Um belo exemplar deste tipo de casa é a actual Casa da Cultura, localizada no Solar de São Vicente.

Ribeira Grande
Ribeira Grande
Fotografia de Nuno Vieira

Este é o Concelho mais plano de toda a Ilha e onde se encontra o maciço vulcânico da Serra de Água de Pau. O seu ponto mais alto situa-se no Pico da Barrosa a 947 metros de altitude.

Publicidade

O povoamento da cidade começou no final do século XV em função da ribeira que lhe dá nome, com uma belíssima queda de água. Terras muito férteis e de belezas naturais encantadoras, se tornou o centro económico mais importante do norte da Ilha de São Miguel no século XX.

Praça do poder da Ribeira Grande
Praça do poder da Ribeira Grande
Fotografia de Maria Freitas

Das casas da povoação original, restam pouca coisa, pois a Ribeira Grande foi assolada por diversas catástrofes. No entanto, o centro urbano continua a apresentar grande encanto com seus casarios típicos e igrejas de séculos anteriores.

A partir de Ponta Delgada são apenas 15 quilómetros até à Ribeira Grande e à sua ponte de 8 arcos. Veja abaixo os locais a visitar na Ribeira Grande:

Miradouro de Santa Luzia, Palheiro

Miradouro de Santa Luzia / Palheiro - Ribeira Grande, São Miguel - Açores

(C) ribeiragrande.pt

O Miradouro de Santa Luzia fica situado sobre o mar e oferece uma vista singular e encantadora da cidade, da praia Monte Verde e da costa norte, bem como do maciço vulcânico da Serra Devassa. Deste local, ouve-se o som dos cagarros, a ave marinha mais abundante em todo o arquipélago e existem vários pontos para relaxar, merendários e um parque para as crianças.

Piscinas da Ribeira Grande

Ribeira Grande by Drone

Imagem captada por drone, veja o vídeo completo aqui.

As Piscinas da Ribeira Grande ou Piscinas Municipais da Poças são um complexo anexo à praia com uma piscina de grandes dimensões de água salgada, um tanque de saltos e uma piscina de água doce para as crianças. Além disso, o complexo conta com dois bares de apoio e a maior zona de solário dos Açores. Outros serviços incluem a utilização dos Balneários, aluguer de chapéus e espreguiçadeiras, elevador para deficientes, gabinete médico, sanitários e duches de água doce.

Publicidade

Museu do Tabaco

Museu do Tabaco da Maia - São Miguel - Açores

(C) ribeiragrande.pt

O Museu do Tabaco da Maia era uma das mais antigas fábricas de tabaco da ilha de São Miguel. Ela fechou suas portas em 1988 e reabriu como museu em uma tentativa de preservar a cultura do tabaco. Durante a visitação pode-se ver as zonas de pesagem, prensagem e secagem de tabaco e a área onde se encontram as máquinas de transformação.

Veja também: Listagem de Museus nos Açores

Museu da Emigração Açoriana

Museu da Emigração Açoriana - Ribeira Grande - São Miguel, Açores

(C) ribeiragrande.pt

O Museu da Emigração Açoriana foi inaugurado em 2005 e fica localizado no antigo mercado de peixe da Ribeira Grande. Nos seus arquivos há um vasto espólio de etnografia local, distribuídos entre fotografias, documentos, roupas e memórias daqueles que saíram dos Açores em busca melhores condições e qualidade de vida

Além disso, é possível consultar uma base de dados online com as fichas e requerimentos dos emigrantes do século XIX.

Museu Municipal da Ribeira Grande

O Museu Municipal da Ribeira Grande está instalado no solar setecentista de São Vicente Ferrer. Nele o visitante consegue entender a vida e os sonhos do povo dos Açores e emigrantes. Cada um de seus espaços é dedicado a um aspecto diferente da cultura açoriana, desde peças de carpintaria a latoaria, teares, um presépio movimentado, arqueologia e cerâmica.

Publicidade

O espaço conta ainda com uma biblioteca, uma hemeroteca, uma imagoteca, um arquivo de história oral e um arquivo arqueológico.

Ponte dos 8 Arcos

instasize_170911203436
Fotografia de Helena Botelho

A Ponte dos Oito Arcos está localizada na freguesia da Matriz, concelho da Ribeira Grande e é uma das obras mais visionárias dos Açores no século XIX. Ela figura no brasão de armas do concelho e junto com o edifício da Câmara Municipal é um dos “ex libris” da cidade.

Foi construída entre 1883 e 1893 com projeto do engenheiro militar António Augusto de Sousa e Silva. De sua calçada muito estreita o visitante desfruta de vistas para o mar e o centro histórico da Ribeira de Grande.

Centro de Artes Contemporâneas – O ARQUIPÉLAGO

Centro de Artes Contemporâneas - Ponta Delgada - São Miguel, Açores

(C) José Campos

O Arquipélago é um espaço cultural marco da Ilha de São Miguel. Além da beleza arquitetônica de seus edifícios conta com loja e livraria, oficinas, cen­tro de exposições, centro documental e centro de produção audiovisuais.

Os eus edifícios variam do negro da pedra vulcânica ao branco da tinta quase fresca. A beleza do espaço é tanta que as exposições ficam quase relegadas a segundo plano.

Lagoa do Fogo

Publicidade

A Lagoa do Fogo é classificada como zona especial de conservação e é a segunda maior lagoa da Ilha de São Miguel. Fica localizada dentro da cratera do Vulcão Água de Pau e de seu Miradouro se vislumbra uma paisagem incrível.

Deste o visitante pode fazer um trilho pedestre que o leva até às margens da lagoa. O trajeto é longo mas vale muito a pena. Como a lagoa fica dentro de uma reserva natural, aproveite o momento para entrar em sintonia com a natureza e apreciar uma densa e exuberante vegetação endémica.

Caldeira Velha

Caldeira Velha - Ilha de São Miguel, Açores

A Caldeira Velha é um Monumento Natural e Regional, composto por uma cascata de água quente férrea onde os visitantes podem banhar-se. Fica localizada na cratera do Vulcão do Fogo e possui uma exótica vegetação e fauna.

A Caldeira Velha possui fumarolas, zonas de gaseificação e nascente de água termal.

Caldeiras da Ribeira Grande

Caldeiras
Caldeiras
Fotografia de Helena Botelho

As Caldeiras da Ribeira Grande são um conjunto termal atravessado por uma ribeira e envolvido por vegetação típica das florestas da Laurissilva. Em sua área central há uma caldeira de águas ferventes com águas em tons azul claro.

As construções existentes neste local foram edificadas no século XIX em alvenaria de pedra rebocada e pintada a branco.

Cascata do Salto do Cabrito

Cascata Salto do Cabrito - São Miguel, Açores

Publicidade

A Cascata do Salto do Cabrito é uma belíssima cascata de 40 metros de altura. Na verdade, são duas cascatas, uma mais no interior e outra que desaba num pequeno lago. O seu trilho é feito por meio de muita natureza, passando pela Fajã do Redondo.

Miradouro da Ponta de Santa Iria

Miradouro de Santa Iria - Ribeira Grande - São Miguel, Açores

O Miradouro de Santa Iria possui uma vista deslumbrante da costa, estando localizado em frente à bela Baía de Santa Iria, a norte da Ilha de São Miguel. Do Miradouro também se avista o Porto Formoso e uma paisagem verdejante até se encontrar com o mar.

Fábrica de Chá Porto Formoso

A Fábrica de Chá de Porto Formoso é um espaço museológico, onde é possível fazer visitas guiadas a qualquer hora do dia. Os visitantes podem provar os chás em dois lugares distintos: na belíssima sala que reconstitui uma cozinha típica micaelense ou então na esplanada que possui uma vista esplêndida sobre as plantações de chá e a vila de Porto Formoso.

Fábrica de Chá Gorreana

Plantação de Chá Gorreana - São Miguel, Açores

Plantação de Chá Gorreana – São Miguel, Açores

A Gorreana é a mais antiga plantação de chá de toda a Europa. Começou a produzi-los no ano de 1883 e está na mesma família há 5 gerações. A fábrica conta com 42 hectares plantados e produz em torno de 40 toneladas de chá por ano. Pode visitar a fábrica, ver de perto todo o processo de fabricação, assim como apreciar toda a maquinaria utilizada em outros tempos e atualmente. Poderá igualmente degustar os seus chás e desfrutar da vista.

Lagoa São Brás

Lagoa de São Brás - Ribeira Grande - São Miguel, Açores

A Lagoa São Brás fica localizada numa área plana do Pico Moniz e do Monte Escuro. Está rodeada por florestas típicas da macaronésia e está a 610 metros de altitude em relação ao nível do mar.

Areal de Santa Bárbara

Areal de Santa Bárbara - Ribeira Grande, São Miguel

No passado, o Areal de Santa Bárbara, era usado apenas para extração de areia. No ano de 199, passou a ser utilizado além de zona balnear também como área para a prática de desportos náuticos. A praia de um quilómetro de extensão, possui uma excelente área de lazer e infraestrutura de apoio. Umas das praias mais procuradas na ilha para a prática de surf.

Publicidade

Praia da Viola

Praia da Viola - Ribeira Grande - São Miguel, Açores

(C) ribeiragrande.pt

A Praia da Viola é uma das praias mais belas em estado natural de todo Açores. Composta por areia grossa, possui também uma falésia com várias nascentes. O seu trilho inicia-se na freguesia da Maia e passa por moinhos em ruínas, caminhos ladeados de pasto, amoreiras e vinhas, quedas de água até chegar a esta linda praia deserta.

Praia dos Moinhos

Praia dos Moinhos - Ribeira Grande - São Miguel, Açores

(C) ribeiragrande.pt

A Praia dos Moinhos é uma zona balnear de areias finas e acizentada. No ano de 2009 ela passou por melhoramentos onde foi acrescentado balneários de estrutura vanguardista. Até então era considerada uma praia secreta e com pouco fluxo de visitantes.

A praia conta agora com instalações sanitárias e duchas. É um excelente lugar para nadar e tomar sol.

Praia do Monte Verde

Praia do Monte Verde - São Miguel, Açores

(C) ribeiragrande.pt

A Praia do Monte Verde é muito conhecida pelas suas ondas fortes, ideal para a prática de surf e bodyboard. Além disso, é uma praia com muito potencial, sendo bastante procurada por banhistas e recebendo o Monte Verde Festival, que reúne anualmente mais de 20 mil pessoas.

A Ribeira Grande é um dos povoamentos mais bonitos de todo o arquipélago dos Açores e possui inúmeros pontos de interesse, desfrute da sua estadia neste Concelho.


Veja também: Locais a visitar na Ilha de São Miguel


Promoções de Viagens para os Açores