Visitar São Miguel em 3 dias – Guia, Pontos Turísticos e Pontos de interesse

Visitar São Miguel em 3 dias é uma óptima opção para uma “escapadela” de fim de semana, sendo na realidade 3 dias e 2 noites de estadia na maior ilha dos Açores.

Com as viagens baratas disponíveis é fácil que consiga uma destas viagens, com partida na Sexta Feira e regresso no Domingo.

Desta forma, para conhecer os Açores, poderá fazê-lo sem que para isso tenha de colocar férias. Um destino diferente para desfrutar de um fim de semana junto da natureza e beleza do arquipélago constituído por nove ilhas fantásticas.

Desfrute da sua curta estadia em São Miguel com este guia. Neste guia teremos como base: Estadia em Ponta Delgada e chegada numa sexta feira a meio/final da tarde e regresso Domingo a meio do dia / tarde.

Recomendamos-lhe vivamente que procure – antes da viagem – uma rent-a-car para que possa chegar ao Aeroporto e ter uma viatura à sua espera. É fundamental que tenha uma viatura disponível para a sua aventura de fim de semana.

Recomendação igualmente importante: procure – antes da viagem e para garantir que nada falha – atividades para desfrutar da ilha, especialmente neste caso em que a estadia é curta – durante 3 dias. Pode encontrar uma lista de atividades na GetYourGuide (incluindo preços e reviews) e ao longo do artigo destacamos as melhores. Pode usar a GetYourGuide para descobrir coisas novas para fazer nos Açores e que talvez nem estivessem na sua bucket list! Certificado de qualidade.

1º dia – Visitar São Miguel em 3 dias

Após chegar ao Aeroporto João Paulo II e de já ter a sua viatura, considere uma pequena paragem no alojamento escolhido para tratar do check-in.

Tudo preparado? Iniciemos então a aventura! Depois de todos os passos anteriores estarem concluídos, certamente já deverá estar a anoitecer, mas isso não é motivo para não explorar a beleza da ilha.

Conheça a cidade de Ponta Delgada e explore o centro histórico assim como um bom passeio à beira mar nas Portas do Mar ou na Avenida Marginal. Veja os pontos de interesse em Ponta Delgada.

Ponta Delgada vista da torre Sineira da Câmara Municipal
Ponta Delgada vista da torre Sineira da Câmara Municipal
Fotografia de Helena Botelho

Terminado o passeio citadino, nada como aproveitar a noite relaxante para um banho nas águas quentes termais da Poça da Dona Beja. Este local de puro relaxamento encontra-se nas Furnas e dista 46km de Ponta Delgada. Este local encerra às 23h, desta forma poderá aproveitar o primeiro dia ao máximo nas piscinas durante a noite.

Pode reservar aqui: Tour à Poça da Dona Beija à noite com jantar e guia incluído
Poça D. Beija  (São Miguel)
Poça D. Beija (São Miguel)
Fotografia de Susana Martins

Já completamente relaxado, é hora de provar as iguarias da cozinha regional. Escolha um restaurante e delicie-se com sabores típicos e únicos. Não se esqueça de provar as fantásticas lapas e o queijo com pimenta da terra. Após o jantar, aproveite também para conhecer a noite da cidade com os seus fantásticos Bares e Discotecas.

Portas da Cidade
Portas da Cidade
Fotografia de Liliana Borges

É hora de descanso, o 2º dia irá começar cedo pois há muito para ver e explorar e pouco tempo para o fazer.

2º dia – Visitar São Miguel em 3 dias

“De manhã é que se começa o dia”, dizem os vários ditados e bem. Este será o dia mais intenso da sua estadia, há que começar o dia cedo para, lá está outro ditado, “fazer render o peixe”.

Ribeira Grande

Vamos começar o passeio,  é hora de seguir em direção à Ribeira Grande. Explore o concelho e aproveite a fantástica Praia de Santa Bárbara para uma pequena pausa.

Areal de Santa Bárbara
Areal de Santa Bárbara
Fotografia de Henrique Faria

Ainda na Ribeira Grande vamos fazer um pequeno “desvio” para apreciar a majestosa Lagoa do Fogo! A caminho passará pela Caldeira Velha – onde poderá igualmente banhar-se em águas quentes termais e apreciar a cascata existente.

Pode reservar aqui: Tour de meio dia às Sete Cidades, Furnas ou Lagoa do Fogo
Lagoa do Fogo, São Miguel
Lagoa do Fogo, São Miguel
Fotografia de Sónia Almeida
Caldeira Velha
Caldeira Velha
Fotografia de Helena Botelho

Seguindo em direção ao Nordeste – o conhecido concelho mais florido dos Açores – a primeira paragem deverá ser no Miradouro de Santa Iria. Neste terá uma vista deslumbrante pela costa norte da ilha.

Miradouro de Santa Iria
Miradouro de Santa Iria
Fotografia de Ana Serpa

De seguida e um pouco mais à frente poderá optar por visitar uma das duas fábricas de chá presentes na ilha: Fábrica de Chá Porto Formoso ou Gorreana.

Plantação de Chá Porto Formoso – São Miguel
Plantação de Chá Porto Formoso – São Miguel
Fotografia de Bruno Sousa
Plantação de Chá Gorreana
Plantação de Chá Gorreana
Fotografia de Carla Dias

Nordeste

Continuando a viagem em direção ao Nordeste há – pelo menos – um local de paragem obrigatória onde poderá desfrutar da fantástica Cascata da Ribeira dos Caldeirões, na Achada assim como o parque natural presente neste ponto de interesse. Neste local encontram-se moinhos de água que eram utilizados antigamente para moer o milho.

Cascata
Cascata
Fotografia de Cristina Aires
Moínho, Ribeira dos Caldeirões
Moínho, Ribeira dos Caldeirões
Fotografia de Cristina Aires

Chegando depois ao seu destino, a Vila do Nordeste, siga em direção à Pedreira onde encontra aqueles que são considerados os miradouros mais floridos dos Açores: Miradouro da Ponta do Sossêgo e o Miradouro da Ponta da Madrugada. Distam poucos quilómetros um do outro, vale a pena visitar e apreciar a beleza de ambos.

Miradouro Ponta do Sossego
Miradouro Ponta do Sossego
Fotografia de Sónia Carina
Miradouro da Ponta do Sossego
Miradouro da Ponta do Sossego
Fotografia de Nuno
Ponta da Madrugada
Ponta da Madrugada
Fotografia de Hugo Sousa

Povoação

Siga pela costa em direcção ao Concelho da Povoação.

Neste concelho encontra fantásticos locais e paisagens como caso do fantástico Faial da Terra (onde encontra o Sanguinho e a sua fantástica cascata. Mas dado o curto tempo da sua estadia não terá tempo de efetuar o trilho pedestre que tem ainda uma duração de cerca de 2 horas ida e volta. Fica agendado para a próxima visita a São Miguel.

Povoação
Povoação
Fotografia de Cristina Aires
Miradouro Por do Sol
Miradouro Por do Sol
Fotografia de Nuno Vieira

Seguimos em direção ao ponto de partida, Ponta Delgada. Mas até chegar ao destino, há que explorar mais alguns recantos da ilha, começando pelas Furnas e a sua Lagoa das Furnas onde é feito o famoso Cozido das Furnas. Aproveite a paragem para almoçar caso ainda não o tenha feito.

Tours recomendados em Furnas

Caldeiras Lagoa das Furnas
Caldeiras Lagoa das Furnas
Fotografia de Mário Ramalheiro
Lagoa das Furnas
Lagoa das Furnas
Fotografia de Nuno Vieira

Vila Franca do Campo

Ao sair das Furnas em direção a Ponta Delgada irá encontrar o lindíssimo Concelho de Vila Franca do Campo. Suba ao Miradouro de Nossa Senhora da Paz e desfrute da vista panorâmica sob a vila assim como para o Ilhéu de Vila Franca do Campo.

Nossa Senhora da Paz
Nossa Senhora da Paz
Fotografia de Cristina Pinto
Ilhéu de Vila Franca do Campo
Ilhéu de Vila Franca do Campo
Fotografia de Nuno

Lagoa

Chegando ao Concelho da Lagoa paragem obrigatória na Caloura. Aproveite a viagem de regresso a Ponta Delgada para conhecer o Concelho da Lagoa. Não se preocupe com as horas, uma vez que Ponta Delgada fica a muitos poucos quilómetros da Lagoa.

Caloura
Caloura
Fotografia de Cristina Aires

Chegando ao ponto de partida, Ponta Delgada, é hora de descansar, jantar e uma vez mais desfrutar de todos os pontos de interesse nocturnos.

3º dia – Visitar São Miguel em 3 dias

É o seu último dia, guardamos as zonas mais perto para que – dependendo da hora do seu voo de partida – consiga facilmente conciliar o passeio do terceiro dia.

Ponta Delgada / Sete Cidades

Saindo de Ponta Delgada deverá seguir em direcção às Sete Cidades. Durante o percurso recomendamos que siga pelo sentido da Covoada. Durante a viagem até à Lagoa das Sete Cidades encontrará alguns miradouros que recomendamos vivamente que faça uma pausa para apreciar a paisagem.

Pode reservar aqui um tour de meio dia às Sete Cidades, Furnas ou Lagoa do Fogo

Tours recomendados em Sete Cidades

Vista panorâmica Ilha de São Miguel
Vista panorâmica Ilha de São Miguel
Fotografia de Bruno Sousa

Antes de chegar ao destino encontra também dois locais de interesse: Lagoa das Empadadas e Lagoa do Canário. É nesta segunda Lagoa que encontra o famoso Miradouro da Grota do Inferno.

Miradouro Boca do Inferno
Miradouro Boca do Inferno
Fotografia de Nuno Vieira

Alguns metros depois chegará ao destino: Sete Cidades. Explore a localidade e desfrute da paz que encontra mesmo junto às Lagoas Azul e Verde.

Lagoa das Sete Cidades
Lagoa das Sete Cidades
Fotografia de Nuno Vieira

Após explorar as Sete Cidades é hora de regressar a Ponta Delgada, fazendo ainda algumas paragens para apreciar outros pontos de interesse. O primeiro será na Vista do Rei, o Miradouro onde poderá observar a Lagoa das Sete Cidades de forma panorâmica e onde se encontra o famoso hotel abandonado, Monte Palace.

Lagoa das Sete Cidades
Lagoa das Sete Cidades
Fotografia de Ana Serpa

No regresso pelo lado sul da ilha, a próxima paragem será na Ponta da Ferraria. Conhecida pelas fantásticas águas do mar quentes. É hora de vestir o fato de banho / calções e banhar-se.

Ponta da Ferraria
Ponta da Ferraria
Fotografia de Bruno Salazar

Até Ponta Delgada, uma vez mais, aprecie da paisagem para o Oceano Atlântico e explore os miradouros e paisagens durante a viagem.

Chegou a hora de partida, aproveite as últimas horas – se for o caso – para despedir-se da cidade e comprar algumas lembranças para os seus amigos e familiares. Boa viagem de regresso!

Chegamos ao fim desta aventura de 3 dias mas…

Muita coisa ficou para ver, explorar, viver e sentir. São Miguel tem muitos mais pontos de interesse e locais a visitar do que os listados acima! Infelizmente e dado o curto espaço de tempo da viagem de fim de semana muitos desses locais não foram referidos neste guia Visitar São Miguel em 3 dias.

Ainda assim uma viagem deste género é óptima para abrir o apetite para um futuro regresso e explorar, com calma e tempo os locais que não foram possíveis desta vez. Temos a certeza que rapidamente ficará viciado nos Açores e na sua beleza e o seu regresso começará a ser rapidamente planeado.

Esperamos que a sua estadia em São Miguel em apenas três dias tenha sido uma aventura agradável e ficamos a aguardar o seu regresso.

Se tiver mais sugestões e dicas para uma estadia de três dias em São Miguel, deixe as mesmas nos comentários. Este conteúdo irá ser atualizado com regularidade, por forma a facilitar a sua viagem.


Visitar São Miguel em 3 dias – Guia, Pontos Turísticos e Pontos de interesse
4.6 (92%) 5 avaliações