Mosteiros – Ilha de São Miguel

Tempo de leitura: 4 minutos | Ilha de São Miguel

Publicidade

Os Mosteiros ficam localizados no Concelho de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel. É uma zona bastante procurada no verão por locais e turistas em busca de mar, tanto para banho como para a prática da pesca. Muito conhecida também pelas belíssimas piscinas naturais e praia que, no verão, costumam ficar lotadas.

Os Mosteiros são também um dos melhores lugares da ilha para a observação das aves invernantes. Se caminhar em direção ao sul da ilha, encontrará diversas rochas vulcânicas com poças de água, que são as escolhidas para o repouso e a alimentação das limícolas.

Mosteiros vista Miradouro da Ponta do Escalvado
Mosteiros vista Miradouro da Ponta do Escalvado
Fotografia de ByAçores

Os Mosteiros

Situada na costa noroeste da Ilha de São Miguel, os maiores atractivos da freguesia são as suas piscinas naturais, conhecidas como Poço da Pedra, com propriedades medicinais e o Porto de Pesca, onde é habitual a presença de maçaricos-galegos.

Publicidade

Explorar a zona, pelos caminhos pedestres que levam a outras freguesias é igualmente uma excelente opção. Pelo caminho, encontrará vários merendários e miradouros que proporcionam uma vista única sobre a freguesia dos Mosteiros. Também existem dois velhos moinhos de vento que pararam de funcionar há mais de 60 anos.

Mosteiros
Mosteiros
Fotografia de Ana Fragata

No centro da vila, destaque para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, padroeira tanto da freguesia como de Portugal e datada de 1837. É símbolo da arquitetura do local.

Publicidade

Em 2004 foi inaugurada a Casa do Pescador, com um museu que retrata a atividade piscatória naquela localidade.

Os Ilhéus dos Mosteiros

Os Ilhéus dos Mosteiros são quatro grandes rochedos, distantes cerca de um quilómetro da costa da freguesia dos Mosteiros. De acordo com a tradição céltica do monasticismo em rochedos oceânicos, estes rochedos originaram o nome Mosteiros atribuído à freguesia. Os rochedos são o que sobrou de uma pequena ilha de origem hidromagmática.

Publicidade

Ilhéus dos Mosteiros
Ilhéus dos Mosteiros
Fotografia de Bruno Sousa

É aconselhável visitar este local no período de maré baixa pois aumenta a possibilidade de ver uma quantidade maior de limícolas. Os Ilhéus servem como uma reserva de pássaros, sendo o local perfeito para a observação deles. Além de várias gaivotas também é possível avistar corvos-marinhos.

Praia dos Mosteiros

Praia dos Mosteiros - São Miguel, Açores
A Praia dos Mosteiros tem areias escuras onde desaguam dois riachos provenientes das cumeeiras, montanhas que ficam a leste e fazem parte da Caldeira do vulcão das Sete Cidades.  Das suas areias avistam-se os Ilhéus dos Mosteiros, e é um dos locais onde se pode desfrutar de um dos mais belos Pôr do Sol da ilha.

Por do sol – Mosteiros
Por do sol – Mosteiros
Fotografia de Antonio Moreira

A paisagem é de tirar o fôlego, com rochas vulcânicas negras e vegetação muito verde, compondo um cenário perfeito para as melhores fotos. Dos últimos anos para cá, é possível fazer passeios de barco que partem do porto para visualização de baleias e golfinhos, ou visitar os Ilhéus e a Ponta da Ferraria pelo mar.

Praia dos Mosteiros - São Miguel, Açores

Publicidade

Curiosidades

  • A maior festa da freguesia é religiosa e celebrada no terceiro domingo de agosto. Há a procissão dedicada aos santos: Nossa Senhora da Conceição, Santo Antão, São Pedro e Coração de Jesus;
  • Gastronomia em destaque nos Mosteiros: polvo assado, as cracas, as lapas, os cavacos e o peixe fresco.

A freguesia de Mosteiros é muito orgulhosa de seu património natural composto por mar, praia, piscinas naturais, rochas negras e vegetação muito exuberante. O local também é sítio de aves raras como corvo-marinho-de-orelhas, moleiro-grande, águia-pesqueira, fuselos, entre outros.

Fotos

Mosteiros – Miradouro da Ponta do Escalvado
Mosteiros – Miradouro da Ponta do Escalvado
Fotografia de ByAçores
Praia dos Mosteiros III
Praia dos Mosteiros III
Fotografia de ByAçores
Ilhéu dos Mosteiros
Ilhéu dos Mosteiros
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar
Praia de Mosteiros
Praia de Mosteiros
Fotografia de Liliana Borges
Ilhéus dos Mosteiros
Ilhéus dos Mosteiros
Fotografia de Cristina Aires
Good Vibes
Good Vibes
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar

Vídeo

As falésias e rochas disformes, banhadas pelo Oceano Atlântico formam uma paisagem incrível e que permanece na memória de quem as visita. Ao visitar a Ilha de São Miguel, não deixe de explorar e desfrutar dos Mosteiros.

Veja também: Locais a visitar na Ilha de São Miguel


Promoções de Viagens para os Açores