Faial da Terra – Ilha de São Miguel

Tempo de leitura: 6 minutos | Ilha de São Miguel

Localizada no concelho da Povoação, parte sudeste da bela Ilha de São Miguel, a freguesia do Faial da Terra é mais uma destas vilas pitorescas açorianas rodeada por uma natureza exuberante e de muita paz e tranquilidade, a atrair visitantes de todas as partes do mundo.

Foi neste concelho, ao qual pertence o Faial da Terra, que desembarcaram os primeiros povoadores de São Miguel, sendo então criado por decreto da Rainha D. Maria II, na data de 03 de julho de 1839. Esta freguesia é conhecida como “Presépio da Ilha” e todos os anos acontecem as festividades do Império da Santíssima Trindade, cuja a finalidade é recuperar as tradições locais.

Faial da Terra - Povoação - Açores

As principais atividades económicas desta freguesia são a agropecuária e o comércio, graças às culturas agrícolas e pastagens e o artesanato, sempre presentes na decorrer da sua história. Na área gastronómica, destacam-se o fervedouro, molho de fígado, bolo da sertã, papas grossas, sopas do Espírito Santo, torresmos, morcela e chouriço.

Mas o que mais chama à atenção no Faial da Terra é seu riquíssimo património histórico, composto de importantes projetos arquitectónicos, como a elegante Igreja de Nossa Senhora da Graça, construída no começo do século XVI, a Ermida de Nossa Senhora de Lurdes, datada do ano de 1900, a Alminha, símbolo da vivência religiosa, os Fontanários, que no passado tinham um papel fundamental no abastecimento de água, e o Coreto, construção destinada a abrigar bandas musicais nas festividades.

Faial da Terra - Povoação - Açores

Outros pontos de interesses no Faial da Terra são os miradouros do Pico dos Bodes e da Ermida de Nossa Senhora de Lurdes, a proporcionar aos visitantes excelentes vistas panorâmicas de diferentes ângulos da zona e a Praceta Nossa Senhora da Graça, ideais para descansar e relaxar.

Faial da Terra - Povoação - Açores

Portanto, ao visitar a Ilha de São Miguel, não deixe de conhecer o Faial da Terra, freguesia de muitas belezas e atrações espetaculares.

O que fazer e visitar no Faial da Terra

Sanguinho

Faial da Terra
Faial da Terra
Fotografia de Bruno Sousa

Situado na freguesia do Faial da Terra, o Sanguinho é uma aldeia rural que abriga, aproximadamente, vinte casas desabitadas desde o começo dos anos 70. No passado, o local chegou acomodar cerca de duzentas pessoas. Porém, a ausência de condições de conforto, dificuldades de acesso e emigração, estas pessoas foram obrigadas a abandonar a aldeia. No entanto, para preservar a história do Sanguinho, as residências estão a passar por um processo de recuperação.

Sanguinho
Sanguinho
Fotografia de Mário Ramalheiro

A origem do nome deve-se ao fato da grande presença do “sanguinho” (Frangula azorica), uma rara planta endémica dos Açores. Antigamente, acreditava-se que a região foi povoada para que os agricultores permanecessem mais próximos das suas terras, além de se tornar uma forma das pessoas se protegerem das frequentes cheias e tempestades marítimas que ocorriam na região.

Saiba mais sobre o Sanguinho >

Trilho do Salto do Prego

O trilho do Salto do Prego possui uma extensão média de 6km, em um trajeto de terra batida, inclinação elevada, com degraus e passagens hidráulicas. O início do percurso ocorre junto à paragem dos autocarros, sendo necessário seguir pelo asfalto até à bifurcação e continuar no caminho de terra, sempre ao longo da margem esquerda da ribeira.

Durante todo o percurso você poderá apreciar a vegetação nativa açoriana, como o Incenso e a Acácia, espécies predominantes neste trilho. Além disso, há diversos pomares em ambos os lados da ribeira e que são explorados por famílias que residem nas proximidades.

Salto do Prego - Sanguinho - Faial da Terra, São Miguel, Açores

Seguindo o trilho, ao atravessar uma ponte sobre a ribeira, deve-se subir até chegar a uma bifurcação e manter-se à direita para o Salto do Prego. É só continuar conforme a sinalética e você chegará à cascata do Salto do Prego, ao passar por um caminho à esquerda que o conecta a PR11 SMI Ribeira do Faial da Terra.

Aproveite este ponto para desbravar a base da cascata ou até subir por um trilho e alcançar a parte superior da ribeira, com uma impressionante queda-d’água. Depois de curtir a paisagem incrível e tirar muitas fotografias, é preciso voltar pelo mesmo caminho e seguir à direita na segunda bifurcação, em direção à aldeia do Sanguinho.

Salto do Prego
Salto do Prego
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar

Por fim, ao descer pelo caminho serpenteante em pedra de calçada, tenha muito cuidado, pois o piso é escorregadio e inclinado. Irá chegar novamente a primeira bifurcação do percurso, próximo a ribeira, e terminar o trajeto. Vale muito a pena fazer este trilho pedestre, a trazer várias perspectivas da freguesia do Faial da Terra, bem como a exuberante e exótica vegetação endémica açoriana.

Portinho do Faial da Terra & Piscina

Localizado na parte inferior de uma falésia com cerca de 60m de altura, no extremo sudoeste da freguesia, o Portinho do Faial da Terra é muito visitado para a prática balnear, por causa da zona formada por uma baia de calhau rolado e areia, além de uma piscina. Há épocas em que a quantidade de areia é bastante pequena, a predominar o calhau. O local conta com uma boa infraestrutura para receber os banhistas.

Faial da Terra - Povoação - Açores

O porto também é procurado por mergulhadores e para os que desejam apreciar um magnífico cenário. O Faial da Terra foi uma das mais relevantes regiões baleeiras da Ilha de São Miguel, a ficar registado na história do porto. A rampa de varadouro ainda funciona como apoio à pesca artesanal e auxilia o banhista ter acesso à água.

Próximo ao Portinho, encontra-se o Parque de Merendas do Porto Novo, que dispõe de um palheiro, grelhadores, mesa e banco em pedra, ideal para reunir a família e amigos para merendar. Não esqueça de visitar este espaço especial do Faial da Terra.

Localização no Mapa

Fotos

Faial da Terra - Povoação - AçoresFaial da Terra - Povoação - Açores

Vídeo


Promoções de Viagens para os Açores