Lagoa de Santiago – Ilha de São Miguel

A Lagoa de Santiago fica localizada no Concelho de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel. De águas esverdeadas e rodeada por uma floresta de pinheiros, fica bastante próxima da belíssima Lagoa das Sete Cidades.

Esta lagoa profunda, na Serra Devassa, ocupa uma cratera vulcânica do Maciço das Sete Cidades e encontra-se a 334 metros acima do nível do mar. Há muitos anos atrás não era possível avistá-la, pois os terrenos que a rodeavam pertenciam a um particular e a entrada era proibida.

Seven Cities
Seven Cities
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar

Por sorte, hoje qualquer visitante pode apreciar esta belíssima obra da natureza através de um miradouro junto da mesma e também do Miradouro da Boca do Inferno.

Lagoa de Santiago
Lagoa de Santiago
Fotografia de Paulo Branco

A Lagoa

A Lagoa de Santiago está localizada numa cratera de 28 metros de profundidade, sendo que o ponto mais alto do seu rebordo tem 590 metros. Rodeada de um grande bosque, o seu comprimento máximo é de 660 metros no sentido norte-sul e a largura máxima é de 450 metros no sentido este-oeste.

A lagoa pode ser apreciada do miradouro localizado na estrada principal que leva para as Sete Cidades e está ao centro de florestas típicas da macaronésia e plantações de criptomérias. No meio desta densa floresta, existe um trilho que leva à sua beira.

Lagoa de Santiago
Lagoa de Santiago
Fotografia de Carla Dias

Esta lagoa escondida e aparentemente inacessível, de encostas muito altas, vegetação abundante e de incomparáveis águas verdes, é de uma grandiosidade única. Ao descer para a freguesia, certamente merece uma paragem.

A Lagoa de Santiago fica no lado esquerdo da ER-9-1 para quem transita no Ponta Delgada para as Sete Cidades. Ela localiza-se a aproximadamente 300 m após o Miradouro do Cerrado das Freiras.

Lagoa de Santiago - VIsta do Miradouro - São Miguel, Açores

Lagoa de Santiago – Vista do Miradouro

A Lagoa de Santiago surpreende pelo seu belíssimo tom esverdeado, cercado por ainda mais verdejantes montanhas escarpadas. A riqueza da fauna e flora do local complementam o cenário de tirar o fôlego. É o local perfeito para refletir como a natureza é incrível e maravilhosa, afinal, encheu de água uma cratera onde milhares de anos antes havia um vulcão. Precisa de mais algum motivo ainda para uma paragem?

Lagoa de Santiago - VIsta do Miradouro - São Miguel, Açores

Lagoa de Santiago – Vista do Miradouro

Localização no Mapa

Vídeo

 


Promoções de Viagens para os Açores

Encontre os melhores preços em alojamentos nos Açores.

Data de Check-in
Data de Check-Out
Irá ser redirecionado para o site do nosso parceiro Booking.com