Ilhéu de Vila Franca do Campo – Ilha de São Miguel

Tempo de leitura: 6 minutos | Ilha de São Miguel

Publicidade

O Ilhéu de Vila Franca do Campo fica localizado no concelho de Vila Franca do Campo, na costa sul da ilha de São Miguel. A pequena ilhota de origem vulcânica está a cerca de 500 metros da costa de Vila Franca e 1 quilómetro do cais do Tagarete, no centro da vila.

Ilhéu de Vila Franca do Campo - Ilha de São Miguel

O Ilhéu de Vila Franca, mais conhecido como “Anel da Princesa” é uma das paisagens mais pitorescas da Ilha de São Miguel e proporciona um passeio muito intenso a todos os que o visitam. Além de paradisíaco, o ilhéu tornou-se igualmente numa das principais atrações da ilha desde a realização da etapa do campeonato mundial de mergulho em penhascos, o Red Bull Cliff Diving.

Publicidade

Ilhéu de Vila Franca do Campo
Ilhéu de Vila Franca do Campo
Fotografia de ByAçores

Só é possível visitar o ilhéu no período de junho a outubro dado que é uma reserva natural e há uma preocupação em preservar o local, bem como controlar o seu acesso. Se pretende visitar e desfrutar do Ilhéu de Vila Franca, agende a sua viagem para esse período.

Ilhéu de Vila Franca do Campo

O Ilhéu de Vila Franca do Campo é classificado como Reserva Natural e por isso requer muito cuidado e respeito por parte de todos que o visitam. O local é resultado de um antigo vulcão submerso onde a sua cratera inundada formou um círculo quase perfeito com uma pequena abertura para o mar.

Publicidade
Ilhéu de Vila Franca do Campo – Vista aérea I
Ilhéu de Vila Franca do Campo – Vista aérea I
Fotografia de Lchacal

Os bordos da cratera formam dois ilhéus: o Pequenino na costa nordeste e o Ilhéu Grande que compreende a estrutura maior. As suas paredes são revestidas de vegetação endémica e no interior há uma piscina natural excelente para nadar e praticar o snorkeling.

Ilhéu de Vila Franca do Campo – Vista aérea II
Ilhéu de Vila Franca do Campo – Vista aérea II
Fotografia de Lchacal

Como a pequena abertura da piscina está voltada para a costa da ilha, impede que a agitação marítima adentre e mantém as suas águas mais quentes que o exterior. Além disso, há uma pequena praia encantadora ótima para apanhar banhos de sol e passar o dia.

Publicidade

Ilhéu de Vila Franca do Campo

Os únicos habitantes do ilhéu são aves marinhas como os cagarros e garajaus e os caranguejos-fidalgo. Quanto à infraestrutura, há apenas uma zona de banheiro e algumas áreas pavimentadas que facilitam a circulação dos visitantes. Grande parte do terreno é irregular e requer muita atenção.

História 

O ilhéu é resultante de uma erupção submarina e tem sido esculpido por mais de 4 mil anos. A sua piscina natural tem cerca de 150 metro de diâmetro e uma pequena abertura a norte, voltada para a costa da ilha. Existe também um rochedo com 32 metros de altura que é chamado de Farilhão.

Ilhéu de Vila Franca do Campo

Publicidade

O Ilhéu de Vila Franca do Campo foi classificado como Reserva Natural por conta da sua diversidade de fauna e flora  em 1983 e desde 2008 a sua área é protegida para gestão de habitats e espécies.

Ilhéu de Vila Franca do Campo

Durante vários séculos foi considerado o local ideal para a construção de um porto de abrigo. No entanto, a ideia foi abandonada com a construção do porto de Ponta Delgada.

Red Bull Cliff Diving 

Red Bull Cliff Diving World Series in Sao Miguel, Azores

Desde 2009 é realizado no Ilhéu de Vila Franca o Red Bull Cliff Diving World Series, campeonato mundial de saltos ornamentais de penhasco. Numa queda livre de 27 metros de altura são realizados saltos combinados com acrobacias.

Publicidade

É um evento cheio de aventura e adrenalina e que trouxe muita visibilidade para o ilhéu. Em 2020 a etapa foi cancelada em função do surto mundial de coronavírus.

Como visitar o Ilhéu 

A visitação ao Ilhéu de Vila Franca do Campo só é feita durante o verão, de junho a outubro, com saídas diárias de barcos do cais de Tagarete. Como a entrada é limitada a 400 pessoas por dia é recomendado garantir o seu bilhete com antecedência.

As saídas são feitas de hora em hora e o trajeto não dura mais que 10 minutos nas límpidas águas do Oceano Atlântico. Os regressos costumam ser 10 minutos após a hora de chegada, também de hora em hora.


AzorSea Adventures - São Miguel, Açores

Veja também: Fomos explorar o Ilhéu de Vila Franca do Campo


O passeio só pode ser feito com o barco oficial. Outros barcos podem aproximar-se para visitas guiadas sobre o ilhéu, mas os visitantes não podem desembarcar no ilhéu.

Publicidade

Preço

O valor do bilhete para viagem de ida e volta para o Ilhéu custa 8€ para não residentes nos Açores e 6€ para residentes.

Comprar bilhete

O bilhete pode ser adquirido no site oficial ou no quiosque de vendas na Marina de Vila Franca do Campo.

Dicas importantes

Antes de visitar o ilhéu, tenha em consideração algumas dicas importantes:

  • Não há quiosques e ou bar no Ilhéu, leve tudo o que possa precisar como água e pequenos alimentos ou snacks;
  • Leve um saco para colocar e levar de volta o seu lixo;
  • como a maior parte do ilhéu é de pedra, uma toalha ou esteira de praia é bastante útil;
  • leve chinelos ou sandálias de plástico;
  • não se esqueça do equipamento de snorkeling (pode ser alugado no quiosque de venda de bilhetes);
  • máquina fotográfica para magníficos registos;
  • como o clima é muito instável nos Açores, uma capa de chuva, protetor solar e óculos de sol são sempre recomendados.

Como o terreno é bastante irregular e recoberto de pedras lisas é muito importante ter algum cuidado e atenção! 

Fotos Ilhéu de Vila Franca do Campo

Ilhéu Vila Franca do Campo
Ilhéu Vila Franca do Campo
Fotografia de Sara Ribeiro
Ilhéu de Vila Franca do Campo
Ilhéu de Vila Franca do Campo
Fotografia de Nuno
Ilhéu
Ilhéu
Fotografia de José Maria Sousa

Vídeo

Conhecer o Ilhéu de Vila Franca do Campo é um deleite único, inesquecível e que abastece os sentidos e a alma. Um destino realmente imperdível.

Como sugestão adicional, e após ou antes da sua visita ao Ilhéu, visite igualmente a Ermida de Nossa Senhora da Paz de onde poderá avistar o ilhéu e tirar registar excelentes fotografias. Não esquecendo também – visitar e degustar o local onde são fabricadas as famosas e deliciosas – Queijadas da Vila.

Publicidade


Promoções de Viagens para os Açores