Termas das Caldeiras da Ribeira Grande – Ilha de São Miguel

Tempo de leitura: 3 minutos | Ilha de São Miguel

Publicidade

As Termas das Caldeiras da Ribeira Grande são um belo conjunto termal localizado no concelho da Ribeira Grande, no interior da Ilha de São Miguel. As suas construções pintadas de branco remontam ao século XIX e estão situadas num vale recoberto por espécies típicas das florestas da Laurissilva e atravessado por uma ribeira.

Termas das Caldeiras Ribeira Grande

Na sua área central há uma caldeira de águas ferventes em de tons azul claro e temperaturas que rondam os 30 graus celsius. O local é perfeito para um banho de água termal revigorante ou massagens com lama vulcânica.

Publicidade

Os espaços públicos foram requalificados nos últimos anos, marcando a paisagem definitivamente. Um local, sem dúvida, a não perder, durante a sua estadia na Ilha de São Miguel. Veja abaixo mais detalhes e informações.

Caldeiras da Ribeira Grande

As Caldeiras da Ribeira Grande são constituídas por um conjunto paisagístico envolvidas por um arvoredo, um pequeno núcleo de fumarolas e diversas nascentes de água mineral. O edifício central data de 1811 e trata-se de um antigo estabelecimento termal que possui a primeira banheira de pedra de que há registos na região.

Publicidade
Termas das Caldeiras - Ribeira Grande, São Miguel - Açores

(C) ribeiragrande.pt

O local é repleto de histórias e conta-se que recebeu a visita do rei D. Carlos em 1803, quando este esteve em visita aos Açores. A vegetação muito usada para delimitar os espaços públicos formou espaços íntimos bastante agradáveis e peculiares.

Caldeiras
Caldeiras
Fotografia de Helena Botelho

No edifício termal existe uma “fumarola” com três tanques de pedra que recebem água quente natural e no espaço envolvente grelhadores e zona para refeições ao ar livre. No ponto mais alto existe uma ermida de onde é possível apreciar todo o conjunto paisagístico.

Publicidade

Cozidos nas Caldeiras da Ribeira Grande

Desde agosto de 2014 são disponibilizados , perto da zona das Caldeiras da Ribeira Grande, 9 buracos para a confecção dos tradicionais cozidos açorianos. A confecção aproveita o calor da terra vulcânica, é gratuita e demora de cinco a seis horas para ficar pronta.

Cozidos nas Caldeiras da Ribeira Grande - São Miguel, Açores

(C) ribeiragrande.pt

Veja também: Cozido das Furnas – Como é feito, como fazer e onde comer

Esse procedimento é muito semelhante ao que já acontece nas Furnas e que passou a ser pago no ano de 2014. Nas Caldeiras da Ribeira Grande, o espaço tem gestão municipal e um funcionário fica disponível integralmente para garantir a gestão e manutenção dos buracos.

Mais de cem cozidos são confeccionados por semana nas Caldeiras, para a alegria dos locais e dos visitantes que podem deliciar-se com este prato tradicional dos Açores.

Publicidade

Termas das Caldeiras da Ribeira Grande

Termas das Caldeiras - Ribeira Grande, São Miguel - Açores

As termas da Ribeira Grande são chamadas também de banhos da Coroa e começaram a ser utilizadas no século XVII para cura de doenças. No século seguinte houve uma procura crescente das termas em função das suas propriedades curativas das águas vulcânicas.

Termas das Caldeiras - Ribeira Grande, São Miguel - Açores

Por muitos anos permaneceram fechadas pois careciam de recuperação e melhorias na sua infraestrutura. Em 2016, após diversos melhoramentos sem desfigurar a arquitetura, foram reabertas ao público e passaram a oferecer serviços de SPA, como imersão d’alma, banho de revitalização e rejuvenescimento e massagem com lama vulcânica.

Horário

Aberto todos os dias das 10h00 às 22h00

Publicidade

Localização no Mapa


Promoções de Viagens para os Açores