Salto do Prego (Sanguinho) – Faial da Terra – Ilha de São Miguel

O Salto do Prego fica na freguesia do Faial da Terra, na costa sudoeste da Ilha de São Miguel.

A caminhada até à Cascata do Salto do Prego oferece uma experiência única, com uma vista excelente da localidade e do Oceano Atlântico.

Cascata Salto do Prego – Faial da Terra
Cascata Salto do Prego – Faial da Terra
Fotografia de ByAçores

Trilho do Salto do Prego

O trilho para o Salto do Prego começa na localidade de Faial da Terra. O trilho começa numa estrada alcatroada e segue depois numa estrada de terra. O trilho é bem conservado e ao longo do mesmo é possível notar algumas espécies de vegetação australiana (Acacia melanoxylon e Pittosporum undulatum) e alguns riachos e cascatas.

Faial da Terra
Faial da Terra
Fotografia de Bruno Sousa

Existem dois caminhos até à cascata do Salto do Prego, um mais curto e fácil e outro mais longo e difícil. O trilho mais longo que leva até à cascata do Salto do Prego não é fácil, mas é recompensador.

Procura um tour que inclua a Cascata do Salto do Prego? Reserve aqui tour com guia incluído

Este trilho é classificado com dificuldade média, porém quem é iniciante pode ter algumas dificuldades pelas inclinações e rochas existentes durante o percurso. O caminho tem cerca de seis quilómetros e leva cerca de duas horas até à sua conclusão.

Salto do Prego
Salto do Prego
Fotografia de Mário Ramalheiro

Ao longo do caminho terá a oportunidade de passar por uma vegetação típica do arquipélago, além de passar por diversos pomares pertencentes a famílias que vivem nesta zona. O caminho possui algumas inclinações, degraus e pontes de madeira. A maior recompensa do trilho é chegar à cascata Salto do Prego, que é uma bela cascata escondida no meio da floresta.

O trilho continua depois da cascata e acaba no mesmo local onde começou.

Visite o Faial da Terra e a Cascata do Salto do Prego nestes pacotes turísticos:

 

Saiba mais sobre o trilho PRC9SMI

Cascata do Salto do Prego

O final do trilho é recompensador. Irá encontrará uma cascata belíssima, com uma grande queda de água, porém com uma água muito fria. Não deixe de lavar o fato de banho para aproveitar o banho merecido após a grande caminhada.

Salto do Prego
Salto do Prego
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar

O visitante poderá nadar e relaxar ao redor da cascata. E claro, sem deixar de guardar o momento com muitas fotografias.

A Cascata do Salto do Prego não é muito grande e está cercada por rochas.  A altura ideal para visitar a cascata é no verão, quando é mais agradável mergulhar nas águas rasas e frias do Salto do Prego.

Cascata Salto do Prego
Cascata Salto do Prego
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar

Dicas

Para visitar a cascata é ideal que vá preparado, principalmente com roupas e calçado adequados para o longo trilho. O caminho é de terra e apresenta alguns desafios durante o percurso, como algumas áreas escorregadias, rochas e irregularidades.

Seguem os itens que recomendamos levar:

  • Roupa confortável;
  • Fato de banho;
  • Calçado de caminhada;
  • Protetor Solar;
  • Água;
  • Máquina fotográfica.
Trilhos
Trilhos
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar

Sugerimos que inicie o passeio pela manhã, pois deste modo terá mais tempo para aproveitar o caminho e a cascata com menos pessoas, além de voltar ainda na claridade e a tempo de um almoço recompensador. Tenha atenção ao trilho e cascata em dias chuvosos.

Sanguinho

O trilho até à cascata do Salto do Prego também leva até um pequeno e encantador vilarejo chamado Sanguinho. Esta pequena aldeia tem centenas de anos, e acredita-se que existe desde quando os piratas começaram a navegar pelas ilhas do arquipélago.

Sanguinho
Sanguinho
Fotografia de Mário Ramalheiro

Antigamente a aldeia era habitada por agricultores, mas o que dizem é que eles saíram de lá por causa das cheias na localidade de Faial da Terra. Os rumores é de que emigraram para os Estados Unidos e Canadá em busca de melhores condições de vida. A aldeia fica no meio da natureza e ainda possui algumas casas com características típicas dos Açores, e também é possível ver pequenas quintas espalhadas pela aldeia.

Localização no Mapa

Vídeo

Vídeo por www.solagasta.com

O Salto do Prego é um lugar que merece ser visitado. O trilho passa por diversas belezas naturais da ilha e a chegada à Cascata é a grande recompensa de todo caminho árduo. Visitar o Salto do Prego é estar em contacto com uma natureza pura e selvagem e voltar na história passando por locais com grande importância histórica.


Avalie este conteúdo