Parque Grená: como chegar, preço e horários
Chama-se Grená e é um incrível parque em plena natureza localizado nas Furnas, na Ilha de São Miguel. Este espaço foi recentemente limpo, recuperado e requalificado para receber visitantes que apreciem o contacto direto com a natureza.
Conheça abaixo mais sobre a história da Grená e a sua recuperação. Inclui informações de horário, preços e localização no mapa.
Índice de conteúdos
História da Grená
A Grená, a sua propriedade e terreno envolvente, foram adquiridos e construídos na década de 50 por um antigo cônsul inglês. Mais tarde, e após ter trocado de proprietários, acabou por ser adquirido pelo Estado em 1987.
A propriedade serviu e funcionou inclusive, anteriormente, como alojamento para quem desejasse ficar num dos locais mais incríveis da ilha de São Miguel. O Estado adquiriu assim toda a propriedade que conta ainda com um parque arborizado, um curso de água atravessado por uma ponte, um jardim e o palacete. Embora tenha sido comprado para as altas patentes do Estado usufruirem da sua estadia na Ilha Verde, o mesmo acabou por nunca acontecer e toda a propriedade acabou por ficar ao abandono, em especial a degradação do imóvel.
Mais tarde, e já em pleno 2018, e tendo passada toda a propriedade para o Governo Regional, a mesma foi colocada à venda em hasta pública, tendo sido adquirida por empresários russos, já com negócios no Concelho da Povoação, pelo valor de 500 mil euros.
Em Dezembro de 2019 surge a notícia da sua reabertura, num espaço totalmente renovado, cuidado e limpo. Renasce assim o Parque Grená.
Parque Grená
Depois de vários anos ao abandono, acumulando imenso lixo e degradado, e tendo sido adquirido – como referido acima – em conjunto com uma vasta equipa deu-se a ordem de trabalhos de limpeza e recuperação desta enorme parque.
Foram removidas mais de 3 toneladas de lixo, tendo igualmente havido um controlo intenso das espécie de flora invasora. Desta forma o tesouro que é este parque e toda a sua beleza e encanto estão de regresso e pode, agora, ser apreciado pelos amantes da natureza.
Segundo a página oficial do Facebook deste parque: “Assim, a Grená pretende devolver aos Açorianos e a todos aqueles que nos visitarem, o prazer de desfrutar de um local digno e de homenagem à mãe natureza, que nos representa não só enquanto Região mas como um local paradisíaco de referência mundial.”
Horário
O parque abre ao público dia 14 de Dezembro de 2019.
- De Outubro a Março: 09h30 às 17h00
- De Junho a Setembro: 09h30 às 18h00
Preço
- Cada bilhete de entrada tem um custo de 10,00€. Residentes nos Açores um bilhete dá direito a cinco entradas.
- Crianças até aos 10 anos: Entrada Gratuita
Localização no Mapa
A entrada para o Parque Grená é feito junto das Caldeiras da Lagoa das Furnas. Localização no mapa:
Contactos
Cuidados e Dicas para visitar o Parque
- É permitida a entrada de animais de estimação, sendo obrigatório o uso de trela;
- Este é um espaço cuidado e em plena natureza, respeite as zonas de segurança, passagem e todo o meio envolvente.
Fotos
Vídeo
Referências e mais sobre a Grená:
- Governo dos Açores vende propriedade Grená – Um Olhar Povoacense
- Fotos Grená – Grená @ Facebook
- 🔒 Seguro de viagem com 15% desconto para os Açores ou outro destino Clique aqui para simular >
- 🛫 Procura viagens para os Açores? Veja estas promoções >
- 🚘 Alugar viatura nos Açores? As melhores rent-a-car >
- 🧗🏼♂️ Actividades e Experiências durante a sua estadia? Confira aqui >
- 🐳 Ver Baleias e Golfinhos? Reserve já online >
- ❌ Teve um Voo Cancelado ou Atrasado nos últimos 3 anos? Receba aqui a sua compensação >