Parque Grená: como chegar, preço e horários

Tempo de leitura: 3 minutos | Ilha de São Miguel

Chama-se Grená e é um incrível parque em plena natureza localizado nas Furnas, na Ilha de São Miguel. Este espaço foi recentemente limpo, recuperado e requalificado para receber visitantes que apreciem o contacto direto com a natureza.

Conheça abaixo mais sobre a história da Grená e a sua recuperação. Inclui informações de horário, preços e localização no mapa.

Parque Grená - Furnas - São Miguel - Açores

História da Grená

A Grená, a sua propriedade e terreno envolvente, foram adquiridos e construídos na década de 50 por um antigo cônsul inglês. Mais tarde, e após ter trocado de proprietários, acabou por ser adquirido pelo Estado em 1987.

A propriedade serviu e funcionou inclusive, anteriormente, como alojamento para quem desejasse ficar num dos locais mais incríveis da ilha de São Miguel. O Estado adquiriu assim toda a propriedade que conta ainda com um parque arborizado, um curso de água atravessado por uma ponte, um jardim e o palacete. Embora tenha sido comprado para as altas patentes do Estado usufruirem da sua estadia na Ilha Verde, o mesmo acabou por nunca acontecer e toda a propriedade acabou por ficar ao abandono, em especial a degradação do imóvel.

Mais tarde, e já em pleno 2018, e tendo passada toda a propriedade para o Governo Regional, a mesma foi colocada à venda em hasta pública, tendo sido adquirida por empresários russos, já com negócios no Concelho da Povoação, pelo valor de 500 mil euros.

Em Dezembro de 2019 surge a notícia da sua reabertura, num espaço totalmente renovado, cuidado e limpo. Renasce assim o Parque Grená.

Parque Grená - Furnas - São Miguel - Açores

Parque Grená

Depois de vários anos ao abandono, acumulando imenso lixo e degradado, e tendo sido adquirido – como referido acima – em conjunto com uma vasta equipa deu-se a ordem de trabalhos de limpeza e recuperação desta enorme parque.

Parque Grená - Furnas - São Miguel - Açores

Foram removidas mais de 3 toneladas de lixo, tendo igualmente havido um controlo intenso das espécie de flora invasora. Desta forma o tesouro que é este parque e toda a sua beleza e encanto estão de regresso e pode, agora, ser apreciado pelos amantes da natureza.

Parque Grená - Limpeza

Segundo a página oficial do Facebook deste parque: “Assim, a Grená pretende devolver aos Açorianos e a todos aqueles que nos visitarem, o prazer de desfrutar de um local digno e de homenagem à mãe natureza, que nos representa não só enquanto Região mas como um local paradisíaco de referência mundial.”

Parque Grená - Furnas - São Miguel - Açores

Horário

O parque abre ao público dia 14 de Dezembro de 2019.

  • De Outubro a Março: 09h30 às 17h00
  • De Junho a Setembro: 09h30 às 18h00

Preço

  • Cada bilhete de entrada tem um custo de 10,00€. Residentes nos Açores um bilhete dá direito a cinco entradas.
  • Crianças até aos 10 anos: Entrada Gratuita

Localização no Mapa

A entrada para o Parque Grená é feito junto das Caldeiras da Lagoa das Furnas. Localização no mapa:

Contactos

Cuidados e Dicas para visitar o Parque

  • É permitida a entrada de animais de estimação, sendo obrigatório o uso de trela;
  • Este é um espaço cuidado e em plena natureza, respeite as zonas de segurança, passagem e todo o meio envolvente.

Fotos

Parque Grená - Furnas - São Miguel - Açores Parque Grená - Furnas - São Miguel - Açores

Vídeo

Referências e mais sobre a Grená:


Promoções de Viagens para os Açores