Visitar os Açores – tudo o que precisa saber para planear a sua viagem

Visitar os Açores e conhecer as suas fantásticas nove ilha é algo que deverá ter em mente nos seus planos de viagens a realizar. Sendo residente em Portugal Continental e ou Madeira torna-se numa viagem “cá dentro”. Conhecer os Açores é também conhecer outras culturas, gastronomia, costumes e, claro, apreciar paisagens, locais e monumentos.

Sendo um destino sinónimo de natureza mágica, esqueça a confusão das grandes cidades e prepare-se para uma aventura de paz. Na verdade há quem viaje para os Açores em forma de refúgio e aproveitar para momentos de puro relaxamento.

São 9 ilhas que poderá explorar de diversas formas. Em todas elas é garantida a sua satisfação e realização. Veja abaixo algumas dicas e notas que precisa de saber para planear a sua viagem ao paraíso como também algumas das atividades mais procuradas e que tornarão a sua viagem inesquecível.

Cascata
Cascata
Fotografia de Cristina Aires

Comprar viagem

Antes de comprar a sua viagem recomendamos que planeie a sua viagem por forma a que a sua estadia seja de – pelo menos – 4 a 5 dias. Independente da ilha ou ilhas escolhidas para conhecer, não vai querer estar sob stress por não ter tempo para apreciar e conhecer todos os seus recantos e encantos.

Escolha a ilha a conhecer. A ilha maior e mais visitada é São Miguel, seguindo-se a Terceira. Isto pelo facto de serem igualmente as duas ilhas para onde existem voos ditos lowcost.

Para a pesquisa de viagens e ou pacotes de viagens, consulte a página Companhias aéreas com destino Açores.

Consoante a ilha escolhida, poderá usufruir do encaminhamento gratuito inter-ilhas.

Para comprar a sua viagem para os Açores recomendamos-lhe o site da Azores Getaways, clique aqui para consultar as oportunidades do momento >
Praia Formosa
Praia Formosa
Fotografia de Jorge Rodrigues

Alojamento

Nos Açores encontra uma diversidade de locais onde poderá alojar-se durante a sua estadia. A começar pelos fantásticos hotéis e residenciais disponíveis assim como projectos um pouco diferentes: hostels e casas de aluguer de particulares.

Há escolha para todos os gostos pelo que recomendamos que faça uma pesquisa na caixa abaixo para encontrar as melhores oportunidade, ao melhor preço.



Booking.com

Encontre os melhores Alojamentos nos Açores

Alugar viatura

Para conhecer e passear durante a sua estadia uma viatura será essencial. Existem diversas empresas de aluguer de viaturas / rent-a-car disponíveis, encontrando algumas no próprio aeroporto – à sua chegada.

Encontre as melhores: Rent a Car nos Açores

Excursões e atividades

Se não desejar alugar viatura, existem igualmente outras opções como empresas de turismo dedicadas à execução de visitas guiadas pela ilha. Se pretender planear a sua viagem em avanço e desfrutar da comodidade quando chegar, pode reservar excursões e tours online. Veja abaixo as tours da GetYourGuide que recomendamos e com certificado de qualidade.

O que fazer nos Açores – Actividades e Experiência

Visitar os Açores

Agora que já reuniu os três pontos principais de planeamento da sua viagem aos Açores, vamos detalhar mais alguns detalhes que deve ter em conta.

Marina de São Mateus
Marina de São Mateus
Fotografia de Ricardo Brum

Melhor altura do ano para conhecer os Açores

Como em qualquer viagem e ou destino – tirando os destinos de inverno e neve – a maioria dos turistas pretende uma viagem de bom tempo. Nos Açores não existe uma altura ideal para conhecer qualquer uma das suas 9 ilhas. Embora, claro, o Verão seja a época alta e a mais escolhida para viajar para este destino.

Mas se viajar noutra altura do ano, certamente irá igualmente ter uma estadia fantástica. A temperatura nos Açores é bastante húmida. Para além desse factor, poderá deparar-se com várias “estações do ano” no mesmo dia. Por exemplo, estar a chover numa localidade enquanto a alguns quilómetros depois está Sol.

Este pode ser um factor que ajudará no planeamento da sua viagem, não terá de optar apenas pelo Verão para visitar os Açores.

Meteorologia

Strom on the Horizon
Strom on the Horizon
Fotografia de Jorge Antunes

Para estar a par da meteorologia e ver como está o tempo nas diversas localidades e ilhas, recomendamos-lhe o site SpotAzores. Para além da informação descrita, poderá igualmente ver em tempo real imagens live webcam. Irá tornar-se no seu melhor amigo durante a sua estadia.

Diferença horária

Ao viajar para os Açores – como se diz na gíria – ganha uma hora. A diferença horária em relação a Portugal Continental e Madeira é de menos uma hora.

Restauração

A gastronomia dos Açores é bastante rica. Irá encontrar pratos deliciosos e com sabores típicos regionais. Desfrute da vasta oferta de restaurantes disponíveis.

Existem alguns pratos que são de degustação obrigatória, como o Cozido das Furnas. Não se esqueça também das fantásticas Lapas dos Açores.

Máquina fotográfica

Ilha do Pico
Ilha do Pico
Fotografia de Jorge Rodrigues

Visitar os Açores é sinónimo de tirar milhares de fotografias. Acredite que precisará de ter em conta o armazenamento da sua máquina fotográfica, pois existem milhares de motivos pelos quais quererá memorizar e mais tarde recordar.

Aproveite ao máximo as fantásticas paisagens, monumentos e locais para tirar fotografias. Veja fotografias dos Açores.

Trilhos Pedestres

Lagoa do Congro
Lagoa do Congro
Fotografia de Nuno

Se gosta de uma boa caminhada e ou trilhos pedestres onde irá desfrutar da natureza à sua volta, esta será uma actividade a realizar nos Açores. Para o ajudar nesta tarefa existe o site Trilhos dos Açores onde encontra toda a informação, mapas e detalhes disponíveis sobre o percurso.

Whale Watching

Ver baleias e golfinhos é uma das várias actividades que podem fazer da sua estadia nos Açores algo memorável. Um passeio pelo Oceano Atlântico e visualizar enormes baleias será uma sensação e momentos inesquecíveis. Não esquecendo igualmente os queridos golfinhos. Em algumas actividades poderá igualmente mergulhar e nadar junto dos mesmos.

Actividades & Lazer

Para além das actividades acima, tem igualmente à sua disposição:

  • Observação de Aves
  • Canoagem
  • Mergulho
  • Golfe
  • Iatismo
  • Parapente
  • Passeios a cavalo
  • Passeios de bicicleta / BTT
  • Passeios de Jipe / TT
  • Pesca desportiva
  • Surf

Pontos de interesse e locais a visitar

Veja e leia alguns dos artigos que já partilhamos no byAçores:

A ilha do Corvo
A ilha do Corvo
Fotografia de Kathy Rita

Agora que listamos alguns dos pontos mais importantes para o planeamento da sua viagem aos Açores, resta-lhe descobrir os Açores. Se tem dicas adicionais e ou dúvidas sobre a sua viagem, poderá deixar o seu comentário e iremos responder-lhe.

Este artigo pretende ser um guia completo, pelo que irá ser complementado com as questões colocadas nos comentários e outras.

Visite os Açores, visite-nos!


Visitar os Açores – tudo o que precisa saber para planear a sua viagem
5 (100%) 2 avaliações