Trilhos Pedestres nos Açores: tudo o que precisa saber

Os Açores são reconhecidos internacionalmente pelo seu óptimo clima e pela grandiosidade de actividades e ofertas turísticas disponíveis, possuindo condições climatéricas que permitem – na maioria das vezes – praticar actividades na natureza durante todo o ano.

Os Trilhos Pedestres nos Açores, que muitos, antes, serviam para que os próprios moradores se deslocassem de uma ponta a outra de uma ilha, e onde passavam os seus animais e carruagens, hoje estão à disposição dos pedestres que queiram usufruir da paisagem deslumbrante das ilhas e descobrir cada recanto escondido tanto no mar quanto nas montanhas.

Lagoa do Fogo I
Lagoa do Fogo I
Fotografia de ByAçores

Actualmente, os Açores dispõem de mais de 80 percursos pedestres (veja a lista abaixo) que apresentam todas as condições necessárias para a prática da actividade em segurança. Tanto os amantes de uma caminhada mais calma quanto os mais aventureiros possuem a possibilidade de aproveitar a paisagem escolhendo o trilho preferido.

A Actividade

Os Trilhos Pedestres dos Açores possuem um encanto a mais, pois além de ser uma actividade de lazer prazerosa, associam-se a uma paisagem deslumbrante de ilhas espetaculares.

Muitos destes trilhos fazem parte de uma rede de percursos pedestres classificados pelo Governo Regional dos Açores, e dessa forma ajudam a garantir a segurança e manutenção nos percursos.

Para quem gosta de aventura e lindas paisagens não ficará nada decepcionado. Os Trilhos Pedestres dos Açores são únicos e cercados por muita natureza exuberante. Os trilhos classificados são segmentados em três níveis de dificuldade (fácil, médio e difícil), sendo que, deste modo, adequam-se melhor às necessidades do público, seja pela idade ou mesmo pela preparação física.

Trilho Salto da Farinha
Trilho Salto da Farinha
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar

Dos vários trilhos disponíveis, muitos aproveitam os antigos caminhos abertos pelos antigos habitantes que ao longo dos séculos utilizavam para suas deslocações diárias, transporte de mercadorias e deslocamentos de animais. Estes caminhos estratégicos são utilizados hoje por turistas que apreciam paisagens encantadoras e querem conhecer cada detalhe deste arquipélago de natureza única.

Os Trilhos Pedestres podem ser feitos em qualquer altura do ano. Como o clima açoriano é bem ameno durante todo o ano, esta actividade não tem muitas restrições, basta ficar atento a alertas e algumas recomendações de segurança antes de começar o trajecto.

Trilhos
Trilhos
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar

Os trilhos estão disponíveis nas 9 Ilhas deste arquipélago espetacular, e a sua extensão é superior a 800 quilómetros. Apesar disso, existem algumas consideradas grandes rotas que estão nas ilhas de Santa Maria, São Jorge, Flores, Graciosa e Faial.

Para os mais aventureiros existe a opção de subir à Montanha do Pico, na Ilha do Pico, que é a montanha mais alta de Portugal, com 2351m. Esta montanha vulcânica conta com o terceiro maior vulcão do oceano Atlântico e uma paisagem marcante na ilha. O trilho não é pra qualquer um, mas quem conseguir completar o trilho terá uma grande recompensa com as vistas panorâmicas no alto da montanha. Além de ter a vista mais alta de Portugal, em dias de boa visibilidade é possível avistar várias ilhas centrais do arquipélago dos Açores.

Piquinho
Piquinho
Fotografia de Diogo Silva

Material a usar nos trilhos

Para um passeio seguro e tranquilo recomenda-se a utilização de alguns equipamentos que podem auxiliar durante os trilhos pedestres, são eles:

  • Uma mochila para transportar o equipamento, comida e bebida;
  • Água (1 litro para cada 6 quilómetros no verão e 3 durante o inverno);
  • Bebida quente (evite bebidas açucaradas e frias, o ideal é levar um recipiente térmico);
  • Lanches que dão energia;
  • Lanterna para o caso de passar em locais mais fechados e com pouca luz, ou no caso de voltar quando já estiver anoitecendo;
  • Apito para sinalização;
  • Repelente de insectos;
  • Kit de emergência como: fósforo, canivete e ferramentas multiuso;
  • Um kit de primeiros socorros;
  • Binóculos para ajudar na melhor observação da natureza mais distante;
  • Telemóvel com bateria carregada.
Trilho do Agrião, Ribeira Quente
Trilho do Agrião, Ribeira Quente
Fotografia de Cíntia Raposo

Dicas e Cuidados de Segurança nos trilhos

Que os Trilhos Pedestres nos Açores são uma óptima maneira de estar mais conectado com a natureza e de desfrutar de uma das mais exuberantes paisagens do mundo já ficou claro, mas é sempre importante prestar atenção em alguns detalhes para que a experiência seja totalmente aproveitada e para que não haja danos ou outras questões mais sérias.

Seguem algumas dicas e cuidados a serem seguidos durante a prática da actividade:

  • Não faça o percurso sozinho, esteja sempre acompanhado;
  • Escolha o nível de dificuldade do percurso de acordo com o seu perfil e condição física, alguns elementos devem ser considerados como: extensão, altitude e desníveis.
  • Verifique as condições actualizadas do percurso antes de começá-lo;
  • Respeite as indicações referentes à época escolhida referentes às condições meteorológicas, evitando, por exemplo, dias de muita chuva e vento;
  • Respeite a sinalização que encontrará ao longo do percurso;
  • Fique atento às recomendações de vestuário e calçado para a realização do percurso, pode variar de acordo a época e condições meteorológicas;
  • Confirme o tempo da caminhada para se programar para chegar antes de anoitecer;
  • Procure referências ao longo do trajecto que te permita localizar-se durante o percurso;
  • Não leve consigo itens de valor desnecessários;
Salto do Prego
Salto do Prego
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar

Código de Conduta nos Trilhos

É importante destacar que a actividade é realizada na natureza e passa por áreas de sensibilidade ambiental. Os trilhos são realizados no habitat natural da fauna e flora açoriana, por isso é preciso estar atento a certas questões para manter o meio ambiente intacto e não haver nenhuma interferência negativa.

  • Mantenha-se dentro dos trilhos e não se desvie em nenhuma hipótese;
  • Evite fazer ruídos desnecessários para não perturbar os animais;
  • Não alimente os animais;
  • Evite contacto com a fauna, faça sua observação à distância;
  • Não danifique o meio ambiente recolhendo flores ou outra ação desnecessária;
  • Não deixe seu lixo para trás, leve sempre consigo um saco para depositar todo o seu lixo;
  • Não fume durante o percurso;
  • Respeite as propriedades privadas;
  • Seja respeitoso com os habitantes locais;

Estas e outras ações devem ser respeitadas para manter a preservação do meio ambiente e para que a actividade possa continuar senda realizada, pois o cuidado com o meio ambiente é o mais importante de tudo.

Lagoa do Fogo
Lagoa do Fogo
Fotografia de Liliana Maia

Trilhos Pedestres nos Açores – Lista completa

Trilhos Pedestres Ilha de Santa Maria

Trilhos Pedestres Ilha de São Miguel

Trilhos Pedestres Ilha Terceira

Trilhos Pedestres Ilha Graciosa

Trilhos Pedestres Ilha de São Jorge

Trilhos Pedestres Ilha do Pico

Trilhos Pedestres Ilha do Faial

Trilhos Pedestres Ilha das Flores

Trilhos Pedestres Ilha do Corvo

byAçores recomenda: O seu anúncio aqui? Anunciar
Observação de Cetáceos (Baleias e Golfinhos) em São Miguel Diversos tipos de baleias e outros cetáceos escolhem os Açores como habitat. Com este passeio de barco pela costa de São Miguel, poderá avistar esses grandes mamíferos. Anúncio byAçores
Rent a Car em Ponta Delgada e Flores - Desde 4,99€/dia Magic Islands: Rent a Car Açores, estamos nas Ilhas de São Miguel e das Flores. Aluguer de carro nos Açores. Conheça a nossa frota e escolha a sua viatura. Anúncio byAçores
Voos para os Açores e Pacotes de Viagem | Férias nos Açores Encontre e conheça as melhores ofertas de viagem para os Açores. Viagem com voo, alojamento, viatura e ou actividades tudo incluído. Escolha o pacote ideal para si. Anúncio byAçores