O que levar na mala para os Açores

Tempo de leitura: 7 minutos | Açores

Está de viagem marcada para o maravilhoso Arquipélago dos Açores e não sabe o que levar na mala? Os Açores são compostos por nove ilhas e o seu clima é temperado, com temperaturas médias de 13 graus no inverno e 24 graus no verão.

No entanto, é muito comum que no mesmo dia se façam as 4 estações. É possível acordar com muita neblina, que na verdade esconde o sol e céu azul e ainda finalizar o dia com muita chuva e vento. Logo, é preciso ter em consideração todos estes fatores ao fazer a sua mala de viagem. Afinal, nos Açores tudo é possível.

O que levar na mala para os AçoresMas a verdade é que não existe época dita má para viajar para este destino, mas sim levar uma mala inadequada, que poderá deixá-lo desprevenido para as eventualidades. Por isso, neste artigo vamos ajudá-lo a fazer e preparar a sua mala para os Açores, independentemente da época do ano que nos vai visitar.

Em que época do ano viajará?

Locais a visitar na Ribeira Grande - São Miguel - AçoresAo longo do ano a temperatura varia entre os 13ºC de mínima e os 22ºC de máxima. No entanto, por se tratar de local com humidade constante e muito vento, poderá sentir mais frio ou calor do que a temperatura marcada.

Além disso, o clima nos Açores costuma ser ameno e permanente. Nos meses de junho a setembro, a região é um pouco mais quente e movimentada, pois é época de férias em toda a Europa e sendo considerada também a época alta. Além de haver mais possibilidade de sol, também um maior fluxo de barcos entre as ilhas.

Poço Alagoinha - Ilha das Flores, Açores

Nos restantes meses, o fluxo turístico é menor e poderá fazer todos os passeios com mais calma e ter uma proximidade maior com os locais. De novembro a março as temperaturas descem um pouco, e há necessidade de roupas mais quentes.  

Independentemente da época que nos visitar, o passeio será extremamente proveitoso, desde que se esteja preparado. Ao preparar a sua mala, leve em conta a estação do ano, pois – apesar de não haver mudanças significativas nas temperaturas – o vento ou o sol dos Açores pode fazer toda a diferença.

O que levar na mala para os Açores?

Nos Açores, o clima é muito diferente de Portugal Continental e do Arquipélago da Madeira. Apesar de as temperaturas serem amenas, o clima montanhoso e húmido, traz bastante frio e ventos fortes.

O que levar na mala para os Açores

Logo o fator principal ao fazer a sua mala é a humidade. Esteja preparado para passar pelas mais diversas situações ao longo do dia. Como grande parte dos passeios são feitos de carro, alugado ou num tour guiado, poderá levar alguns acessórios ou peças de roupas extras.

Roupa 

Como já mencionamos, em primeiro lugar, considere a estação do ano na qual está a viajar. Caso vá no inverno, leve um casaco mais quente, assim como botas confortáveis para participar nos trilhos pedestres da região.

Se estiver a viajar no verão, aposte em roupas práticas e frescas. Roupas desportivas são muito recomendadas tanto pelo conforto quanto por secarem rapidamente, caso apanhe uma chuvada. Leve calças confortáveis para caminhar.

Indiferente da estação, um casaco corta vento impermeável e com capuz é extremamente recomendado, talvez seja a peça de roupa mais importante que deverá levar na mala. Protegerá não só das chuvas que podem vir a qualquer momento nos Açores, como também do vento frio muito comum desta região.

Biquínis e roupas de banho masculinas devem ser levadas indiferente da estação, pois existem inúmeras poças de banho de águas termais, assim como muitas zonas balneares. Dê preferência para roupas de banho e toalhas velhas ou de cores escuras, pois como muitas poças são de águas férreas, eles podem ficar manchados. 

Recomenda-se bastante que leve na mala e carregue consigo sempre um par de meias extra, pois um banho de chuva nos Açores pode acontecer a qualquer momento. Além disso, como as ilhas são muito húmidas, pode ter a sensação de estar com os pés molhados. Um par de meias quentinhas pode resolver o seu problema.

Por último e não menos importante, leve na mala uma roupa mais elegante, caso queira sair para jantar em algum lugar mais requintado. Além disso, existem muitas festas comunitárias nas ilhas e pode ser convidado. Levar um vestido ou uma roupa mais chique pode salvar nesse caso.

Em resumo, roupas práticas e confortáveis devem compor a sua mala. Está a viajar um destino rodeado de paisagens naturais deslumbrantes e para aproveitá-las, precisa colocar em primeiro lugar o conforto.

Calçado

Assim como casaco, também é recomendável que leve um par de calçado à prova de água, seja bota ou um par de sapatilhas. Existem muitos trilhos pedestres e caminhos que poderá ter que caminhar para ver certas paisagens e, muitos deles, passam por locais com lama.

Calçados confortáveis, antiderrapantes são ideais para esta viagem. Caso possua ténis ou botas de montanhismo, melhor ainda.

Não se esqueça de levar um par de chinelos ou sandálias confortáveis, caso seja verão, pois pode querer dar um passeio nas praias lindíssimas dos Açores.

Acessórios

Em função do vento constante dos Açores e do Sol, que em algumas épocas pode ser forte, leve na mala boné ou chapéu e óculos de sol. Em qualquer época do ano, deve levar chapéu, óculos de sol e protetor solar. 

Capa de chuva ou um guarda-chuva pequeno que caiba na bolsa também são sempre bem vindos, caso apanhe um daqueles dias em que fazem as quatro estações do ano.

Se for visitar os Açores com bebés, leve um porta-bebés para as caminhadas, pois há percursos que não conseguirá fazer com carrinhos.

Apesar de existirem diversos locais onde possa lavar a sua roupa (dependendo do alojamento onde ficar), é sempre recomendado levar um saco para colocar as roupas sujas.

Equipamentos

Está a viajar para um dos mais belos lugares do mundo, não se esqueça da máquina fotográfica ou pelo menos um telemóvel com uma câmera boa. Para não perder paisagens incríveis, tenha sempre um saco plástico transparente ou uma capa para o seu equipamento, seja câmera fotográfica ou telefone.

Itens de higiene pessoal, como shampoo, hidratantes e sabonetes, devem ser levados em embalagens económicas e dentro de uma necessaire, de modo a ficarem organizados e não ocupar muito espaço na mala.

Sugestão: traga uma mochila impermeável que consiga levar para a maioria dos passeios. Dentro poderá  colocar uma capa ou guarda-chuva, um casaco e pequenos lanches para os passeios, assim como a câmara fotográfica, por exemplo.

Lembre-se: a prioridade são roupas leves, práticas e confortáveis para que aproveite todos os passeios. Não se esqueça o casaco corta vento e um casaco mais quente caso esteja a viajar no inverno.


Agora que já tem algumas dicas sobre o que levar na mala, está na hora de deixar tudo pronto e embarcar com destino aos Açores.
Pode sempre solicitar mais algumas dicas e trocar experiências com outros viajantes para este destino no grupo de Facebook: Amantes dos Açores.


Promoções de Viagens para os Açores