Golfe nos Açores – Informações e Campos de Golfe

Já pensou na possibilidade de praticar golfe e ao mesmo tempo desfrutar uma natureza exuberante ao redor de todo o percurso? Nos Açores isto é mais do que possível, é uma realidade! Situado no Oceano Atlântico, este maravilhoso arquipélago composto por nove ilhas esbanja belezas naturais por toda a parte.

Com isso, o jogador tem o privilégio de praticar o desporto junto à companhia de jarros, hortênsias, criptomérias, cedros e muitas outras espécies que dão um colorido de chamar atenção por todo o local. Além disso, o silêncio e a tranquilidade da região são atributos que garantem a expansão do golfe nos Açores, ainda mais por ser uma modalidade desportiva que requer muita concentração do praticante.

Golfe nos Açores: Informações e Campos de Golfe

Golfe nos Açores

No arquipélago, há três campos com percursos adaptados para atender principiantes e profissionais, sendo eles: Campo Golfe da Batalha, Campo Golfe das Furnas e Campo Golfe da Ilha Terceira. Todos possuem uma ótima infraestrutura e de fácil acesso, tanto do aeroporto quanto das cidades próximas, a ganhar cada vez mais atenção dos turistas.

E o que não falta nas ilhas são atrações turísticas para se aproveitar antes ou depois do golfe, como a riquíssima gastronomia açoriana, trilhos pedestres, vulcões e lagoas, cachoeiras, vinhas, passeios de barco, mergulho, observação de baleias, construções históricas e diversas outras.

Portanto, se você gosta de praticar golfe, não deixe de ir até o arquipélago dos Açores, certamente um local único do mundo para jogar este desporto.

Melhor altura para a prática de Golfe nos Açores

As condições meteorológicas dos Açores são favoráveis para a prática do golfe a qualquer altura do ano, graças à temperatura amena, que mesmo no inverno costuma oferecer dias agradáveis e um percurso verdejante de tirar o fôlego. Assim, não existe desculpa para deixar de jogar golfe nos Açores, qualquer época é boa para curtir este elegante desporto.

Equipamento necessário

A prática do golfe requer alguns equipamentos, como tacos, bolas, saco, carrinho, roupa, luva, sapatos etc, e que podem ser levados pelo próprio jogador ou, caso este não possua, podem ser alugados nos campos de golfe. Basta entrar em contacto com os responsáveis para obter mais informações e os preços do aluguer.

Campos de Golfe nos Açores

Campo de Golfe da Batalha

Campo de Golfe da Batalha - São Miguel, Açores

Inaugurado em 1993 pelo arquiteto Cameron Powell, o Campo de Golfe da Batalha está localizado no concelho de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, numa área de 120 hectares e, desde setembro de 2002, conta com 3 percursos de 9 buracos, a totalizar 27 buracos.

O nome Batalha retrata a história do local, que no século XIX sofreu com o confronto entre liberais e absolutistas, em busca do controlo da ilha. No que diz respeito ao golfe em “fairways” e “greens”, o campo possui dimensões diferenciadas e características essencialmente planas, a afastar qualquer tipo de monotonia durante todo o percurso.

O Campo de Golfe da Batalha também é capaz de unir o útil ao agradável, pois além de praticar o desporto, o jogador está rodeado de uma natureza exuberante, a avistar-se o lindo mar azul ao norte e as grandes montanhas ao sul. Disponibiliza, ainda, um Clubhouse, que conta com bar e restaurante para os jogadores, bem como oferece uma estrutura completa para casamentos, banquetes e outros eventos.

Como chegar

Rua do Bom Jesus – Aflitos
9545-234 Fenais da Luz
Ponta Delgada
Ilha de São Miguel

Email: info@azoresgolfislands.com
Telefone: +351 296 498 559

Localização no Mapa

Horário de Funcionamento

Verão: das 8h às 19h
Inverno: das 8h às 18h

É recomendado fazer reserva.

Campo de Golfe das Furnas

Campo de Golfe Furnas - São Miguel, Açores

Localizado na Ilha de São Miguel, o Campo de Golfe das Furnas foi o primeiro campo a existir na ilha e oferece aos jogadores uma paisagem repleta de características típicas dos Açores, como o vulcanismo e a vegetação verde abundante, um verdadeiro paraíso para qualquer golfista.

Este campo surgiu no ano de 1936, quando o arquiteto escocês Mackenzie Ross criou os primeiros nove buracos do percurso. Posteriormente, em 1992, Bob Cameron e Chris Powell ampliaram o percurso e, atualmente, o campo conta com 18 buracos de golfe, sempre a preservar os primeiros nove buracos e o estilo escocês. A Clubhouse do Golfe das Furnas possui uma excelente variedade de serviços aos visitantes.

O mais impressionante é que o campo está rodeado por majestosos cedros japoneses e com “greens” torneados, a tornar a experiência do golfe incrível, por estar situado numa das zonas mais bonitas de São Miguel, no Vale das Furnas, onde ficam as famosas fontes termais e o Parque Terra Nostra, próximo também da famosa Lagoa das Furnas.

Como chegar:

Achada das Furnas
9675-000 Povoação
Ilha de São Miguel

Email: info@azoresgolfislands.com
Telefone: +351 296 584 651

Localização no Mapa

Horário de Funcionamento

Verão: das 8h às 18h
Inverno: das 8h às 17h

É recomendado fazer reserva.

Clube de Golfe da Ilha Terceira

Clube Golfe Ilha Terceira, Açores

É o único campo de golfe presente na Ilha Terceira, próximo de Angra do Heroísmo, região onde este desporto tem muito carinho pelos moradores nativos. Foi inaugurado em 1954, tendo a área sido herdada de um campo construído por norte-americanos para recreio de seus militares estacionados na base aérea das Lajes. Não se tem dados sobre o arquiteto responsável pela obra.

Após sofrer alterações, o campo tornou-se perfeito para a prática do golfe, a viver uma experiência diferenciada de partilhar tacadas com outros desportistas de diferentes extractos sociais e profissões. Sem contar a impressionante paisagem que compõe o percurso, com pinheiros, azáleas, hortênsias, lagos e muitas outras belezas naturais típicas dos Açores.

O grande destaque deste campo é o buraco 18 (par 3), classificado como o mais difícil do percurso, uma vez que o “green”, devido às fortes inclinações e linhas muito complicadas de ler, é protegido por uma lagoa. É um buraco desafiante e requer muita destreza do jogador. Logo, é considerado um dos mais importantes clubes de golfe de Portugal.

Como chegar:

Fajãs de Agualva – Caixa Postal 15
9760-909 Praia da Vitória
Ilha Terceira

Email: info@azoresgolfislands.com
Telefone: +351 295 902 444

Localização no Mapa

Horário de Funcionamento

Verão: das 8h às 18h (Sábado e Domingo das 7h30 às 18h)
Inverno: das 8h às 17h

É recomendado fazer reserva.

Curiosidade: Golfe Rústico

O Golfe Rústico é uma modalidade diferenciada que vem a expandir-se cada vez mais nos Açores, a ser praticada totalmente num ambiente rural. A sua origem está ligada aos campos de Inglaterra e é económico, atraente e divertido. Mas como funciona este tipo de golfe?

As tacadas acontecem no meio de um pasto e as vacas são as verdadeiras espectadoras, a tornar algo único e inesquecível. As regras desta modalidade são as mesmas do golfe tradicional e os buracos são substituídos por bandeiras e circunferências desenhas na relva. Toda a comunidade pode participar dos jogos, seja residente ou visitante, a garantir total contacto com a natureza pura e interação com os habitantes locais. Vale a pena desfrutar desta experiência!