Surf nos Açores

Localizado numa região privilegiada do Oceano Atlântico, o arquipélago dos Açores é constituído por nove ilhas e repleto de belezas naturais. Graças à sua localização geográfica, é considerado um excelente ponto para realizar a prática dos desportos de ondas, como o surf.

Saiba abaixo mais informações sobre o Surf nos Açores.

Surf - Areal de Santa Bárbara, Ribeira Grande - São Miguel, Açores

(C) Miguel Rezendes / VisitAzores

O Surf

Este desporto surgiu na Polinésia, um conjunto de ilhas do Pacífico, ao utilizar uma prancha para deslizar pelas ondas do mar. No ano de 1778, o navegador inglês James Cook desembarcou no arquipélago do Havaí e divulgou o surf no local. Em seguida, foi divulgado para a Europa, a conquistar adeptos em todos os continentes do planeta.

Na década de 50, o surf tornou-se bastante popular nos Estados Unidos, com destaque no Estado da Califórnia, que transformou o desporto em uma atração cultural. Por fim, a partir das décadas de 70 e 80, surgiram os campeonatos profissionais de surf por todo o mundo.

E para iniciar neste desporto, é preciso escolher qual o tipo de prancha ideal, pois existem vários tamanhos e formatos. Aos iniciantes, recomendam-se as pranchas maiores, também chamadas de longboards. Vale ressaltar que é fundamental realizar aulas de surf antes de entrar no mar pela primeira vez, com a finalidade de obter as informações básicas sobre movimentos, alongamento, ondas, marés, ventos, etc.

Milhares de surfistas visitam os Açores todos os anos, destaque para os mais frequentes: os peninsulares, portugueses e espanhóis. Além de terem o privilégio de realizar o desporto num dos lugares mais fantásticos do planeta, poderão ainda usufruir das belezas naturais espalhadas pelos Açores. Vale a pena!

Surf nos Açores

O surf nos Açores chama à atenção e se diferencia de outros lugares do mundo ao unir beleza natural com belas ondas. No período de inverno, as ondulações fortes são predominantes devido ao quadrante norte, por causa das depressões e frentes frias que passam ao norte do arquipélago.

Já no período de verão, as ondulações de sul dominam por causa das tempestades tropicais que acontecem na região sul das ilhas e das ondulações vindas dos 11.000km que separam os Açores das depressões formadas entre a África do Sul e a Antártica. São popularmente conhecidas pelo povoado de “inchas” ou “marés de Agosto”.

No entanto, o clima nos Açores é bastante instável, a possuir situações amenas e temperadas, assim como húmidas. As diferentes estações do ano não interferem muito na aparência das ilhas, que estão sempre frescas e verdejantes durante o ano inteiro. Há dias que é possível sentir as quatro estações de uma só vez.

Melhor altura do ano para a prática de Surf nos Açores

As melhores épocas para realizar surf nos Açores é no outono e na primavera, embora a prática seja viável durante quase todo o ano. Isto porque, como explicado anteriormente, no inverno as condições são instáveis e as ondas se formam bem pesadas e em meio a tempestades, e no verão, devido ao vento soprar em direção ao norte/noroeste, as ondas formadas não são muito consistentes para o desporto.

Essa formação de ondas são denominadas de swells, produzidas principalmente por ventos de tempestade que correm centenas de quilómetros para o mar, além da combinação de fatores determinantes. Os swells são muito cobiçados por surfistas que desejam uma onda grande e perfeita.

Os melhores locais para fazer Surf nos Açores

Todas as ilhas que compõem o arquipélago dos Açores possuem pontos para realizar a prática do surf. No entanto, a Ilha de São Miguel destaca-se pelo potencial e picos de qualidade, considerada a região mais consistente de Portugal.

Ilha de São Miguel

Em São Miguel a prática do surf é garantida durante todo o ano, graças à sua maior exposição aos swells. Anualmente, a Ribeira Grande, situada na costa norte da ilha, recebe um dos campeonatos mais importantes do Circuito Mundial WQS. Isso demonstra a forte característica do local para o surf, sendo muito admirado pelos competidores durante o campeonato.

Em 2018, a Praia de Santa Bárbara, em Ribeira Grande, foi a escolhida para sediar pela primeira vez o campeonato mundial de surf, o Azores Airlines World Masters Championships. Grandes surfistas do cenário internacional participaram deste evento, como Tom Curren, Sunny Garcia, Mark Occhilupo, Shaun Tomson e o português João Alexandre “Dapin”.

Praia de Santa Bárbara - Praias de São Miguel, Açores

(C) ribeiragrande.pt

O evento contribui positivamente para destacar a importância dos Açores no surf mundial, bem como ajudou a promover as belezas naturais presentes em todo o arquipélago e influenciou no fortalecimento da economia local.

A Praia das Milicias, em Ponta Delgada, é o local onde a maioria dos nativos surfam, por apresentar boas condições para a prática, a tornar-se uma ótima opção para todos os tipos de surfistas, desde os iniciantes até os profissionais de alto nível.

Ainda em São Miguel, a Praia dos Mosteiros oferece excelentes ondas, principalmente na ondulação de direita, a contribuir especialmente para os destros, com a garantia de muita diversão. Santa Iria também não fica para trás, apesar de não ter acesso quando a maré está alta. Possui belas ondulações de esquerda e mesmo não sendo tão poderosa, proporciona boas expectativas aos surfistas.

Veja também: As melhores praias da Ilha de São Miguel

São Jorge

Outro ponto interessante de surf é encontrado na Ilha de São Jorge, na Fajã do Santo Cristo, local bastante procurado e de parada obrigatória para surfistas, com boas ondas e uma paisagem de tirar o fôlego ao redor.

Restantes Ilhas

Na Ilha Terceira, a freguesia de Porto Martins, concelho da Praia de Vitória, é uma região que reúne diversos amantes do surf.

Quanto às demais ilhas, todas possuem pontos de surf durante qualquer época do ano, não sendo tão populares como as listadas acima. Pode consultar a listagem completa de spots aqui.


Portanto, se é um praticante de surf, não deixe de conhecer os Açores, surfar nas suas belíssimas ondas e, é claro, aproveitar para conhecer este lugar fantástico, de natureza exuberante e atrações encantadoras!

byAçores recomenda: O seu anúncio aqui? Anunciar
Observação de Cetáceos (Baleias e Golfinhos) em São Miguel Diversos tipos de baleias e outros cetáceos escolhem os Açores como habitat. Com este passeio de barco pela costa de São Miguel, poderá avistar esses grandes mamíferos. Anúncio byAçores
Rent a Car em Ponta Delgada e Flores - Desde 4,99€/dia Magic Islands: Rent a Car Açores, estamos nas Ilhas de São Miguel e das Flores. Aluguer de carro nos Açores. Conheça a nossa frota e escolha a sua viatura. Anúncio byAçores
Voos para os Açores e Pacotes de Viagem | Férias nos Açores Encontre e conheça as melhores ofertas de viagem para os Açores. Viagem com voo, alojamento, viatura e ou actividades tudo incluído. Escolha o pacote ideal para si. Anúncio byAçores