Chá Gorreana – Plantação, Fábrica e Museu – Ilha de São Miguel

Tempo de leitura: 5 minutos | Ilha de São Miguel

Publicidade

Sabia que a mais antiga plantação de chá da Europa, Chá Gorreana, está localizada na Ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores?

Desde 1883 que este delicioso chá é produzido nesta bela ilha, mantendo as tradições originais do Oriente, bem como as qualidades ancestrais de 5 gerações familiares açorianos.

Chá Gorreana - Plantação, Fábrica e Museu - São Miguel, Açores

Publicidade

Toda esta dedicação fez da Gorreana o reconhecimento internacional, tanto que, em 2012, a matriarca da família produtora do chá, Bertha Meireles-Hintze, foi coroada na Ilha de São Miguel com a Medalha de Mérito pelo esforço em manter a Gorreana enquanto empresa familiar desde o século XVIII.

A plantação de Chá Gorreana encontra-se na Maia, no Concelho da Ribeira Grande, e atualmente cobre uma área de 32 hectares, produzindo aproximadamente 33 toneladas de chá por ano, nas opções preto e verde. O clima húmido e o solo argiloso da região favorecem o cultivo da planta que dá origem ao chá, a Camellia Sinensis.

Publicidade

O principal foco da produção da Gorreana é o mercado internacional, sendo exportada para diversos países que apreciam a qualidade do produto, como Alemanha, EUA, França, Itália, Brasil, Japão, dentre outros. Além disso, o mercado açoriano também é um forte consumidor do chá, bastante tradicional na região.

Ao visitar a Ilha de São Miguel não deixe de conhecer a plantação de Chá Gorreana e experimentar esta magnífica bebida.

Publicidade

Gorreana
Gorreana
Fotografia de Nuno Bicho

História do Chá Gorreana

Existem vários relatos sobre o surgimento da Gorreana no arquipélago dos Açores. Muitos acreditam que a Camellia Sinesis veio do Oriente no século XVIII, sendo descoberto na China no ano de 2737 a.C. Já outros admitem que a flor chegou a São Miguel por meio do micaelense Jacinto Leite, que terá trazido as sementes ao regressar do Brasil em 1820.

A plantação de Chá Gorreana começou a partir de 1874 e a sua comercialização em 1883, com o primeiro quilo de chá seco. O grande incentivo desta plantação veio por causa da crise da laranja no século XIX, surgindo então como alternativa de cultivo na região, alcançando na década de 50 cerca de 250 toneladas de chá em uma área de 300 ha.

Chá Gorreana
Chá Gorreana
Fotografia de Magic Islands Rent Car

A propriedade Gorreana está situada nas belas montanhas da ilha, bem afastada da poluição industrial do centro urbano. Graças também ao clima da ilha, não há necessidade de utilizar herbicidas, pesticidas, fungicidas, corantes ou conservantes no seu processo, sendo um produto 100% orgânico. A colheita ocorre entre abril e setembro.

Desta forma, o consumidor irá adquirir um chá de óptima qualidade, com mais de 130 anos de cultivo e dedicação. A tradição é passada por gerações de famílias e hoje apreciada pelo mundo todo, com consumo diário acima de 2,5 bilhões de chávenas por dia.

Publicidade

Visitar plantação, fábrica e museu

Plantação de Chá Gorreana
Plantação de Chá Gorreana
Fotografia de Carla Dias

No seu roteiro de viagem pela Ilha de São Miguel não se esqueça de visitar a plantação, fábrica e museu da Gorreana. É possível ver toda a maquinaria original a funcionar desde 1840, mostrando todo o processo de produção do chá até a sua comercialização. No final da visita guiada, poderá experimentar e adquirir vários produtos como chás, doces e licores. Vale destacar que a visita é gratuita.

Horários

Verão: 09h00 às 18h00
Inverno: 09h00 às 17h00

Morada

Plantações de Chá Gorreana
Gorreana – 9625-304 Maia
Tel./Fax – (+351) 296 442 349

Localização no mapa

Curiosidades

O clima do local, de solo argiloso, ácido e rico em minerais, combinado com a brisa marítima sobre as plantações e métodos de cultivo artesanais são fundamentais para tornar a Ilha de São Miguel o lugar ideal para a plantação de Chá Gorreana na Europa. Existem dois tipos de chás produzidos na fábrica: o chá preto (estimulante) e o chá verde (relaxante).

Publicidade

Importante registar os vários benefícios do Chá Gorreana, que possui antioxidantes capazes de evitar a degenerescência de células responsáveis por mais de 50 doenças, além de prevenir ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC’s). O chá auxilia na redução do colesterol, melhora a pressão arterial, fortalece o sistema imunológico, ajuda nos tratamentos de gripe, bronquite e pneumonia, e muitas outros benefícios.

Como preparar o Chá Gorreana

Deixamos-lhe uma dica rápida de como preparar o seu Chá Gorreana:

– Coloque água filtrada para aquecer e fique atento, pois assim que começar a borbulhar, tire-a do forno;
– Adicione as folhas de Gorreana, 3 colheres de chá para um litro de água;
– Aguarde entre 3 a 5 minutos e depois retire as folhas para o chá não ficar amargo;
– Pronto, agora é só aproveitar seu delicioso Chá Gorreana.

Onde comprar Chá Gorreana

O Chá Gorreana é um dos produtos regionais mais procurados em todo o mundo. Pode efetuar a compra em qualquer superfície comercial, durante a sua estadia, ou através das lojas existentes em Portugal Continental (lista aqui) ou diretamente na Loja Chá Gorreana.

Vídeo


Promoções de Viagens para os Açores