Chá Porto Formoso – Ilha de São Miguel

A Ilha de São Miguel é repleta de belezas naturais e uma das ilhas mais acessíveis e visitadas de todo o arquipélago dos Açores. Mas uma coisa bastante interessante e que chama muita atenção neste pequeno paraíso são as suas plantações de chá, as únicas em toda a Europa destinadas ao comércio e exportação para diversos países.

Juntamente com o Chá Gorreana, a plantação de Chá Porto Formoso é muito famosa em toda a região, principalmente por preservar a memória da chegada do chá em territórios açorianos, área do último quartel datado do século XIX. Da Fábrica de Chá Porto Formoso observa-se a maravilhosa plantação do chá, além da belíssima e pitoresca freguesia do Porto Formoso.

Chá Porto Formoso – Vista Aérea I
Chá Porto Formoso – Vista Aérea I
Fotografia de ByAçores

Outro ponto de interesse, o museu da fábrica, proporciona aos visitantes, num breve filme, a história sobre o Chá Porto Formoso. A visita é guiada e ao final o visitante degustará uma chávena do chá numa sala especial, a retratar uma cozinha típica micaelense. Na primavera, utiliza-se trajes típicos do passado na apanha do chá, a manter assim a tradição cultural do local.

Portanto, se estiver a visitar a Ilha de São Miguel, não deixei de conhecer a Plantação e Fábrica de Chá Porto Formoso e, é claro, apreciar este delicioso chá produzido nos Açores.

História do Chá Porto Formoso

No ano de 1516, Portugal inaugurou a rota marítima para China, com a instalação de uma base comercial em Macau, posição estratégica entre a Índia e o Japão, a dar início a relação de Portugal com o continente oriental e as suas especiarias.

Hortênsias na Fábrica de Chá Porto Formoso
Hortênsias na Fábrica de Chá Porto Formoso
Fotografia de ByAçores

Pesquisadores acreditam que a Camellia Sinesis, planta responsável pela produção do chá preto, assim como o chá branco e chá verde, chegou aos Açores, mais precisamente à Ilha de São Miguel, em 1750, pelas naus que regressavam do Oriente. Há quem diga também que as primeiras sementes de chá foram trazidas do Brasil, na segunda metade do século XVIII.

A princípio, o chá sempre foi usado como planta ornamental. Entretanto, somente em 1878, através da Sociedade Promotora da Agricultura Micaelense, dois chineses desembarcaram em São Miguel para ensinar as técnicas necessárias para transformar o cultivo do chá em algo industrial.

Chá Porto Formoso – Vista Aérea IV
Chá Porto Formoso – Vista Aérea IV
Fotografia de ByAçores

Desde então, o Chá Porto Formoso conquistou o mundo, sendo muito procurado por moradores e turistas.

Plantação de Chá Porto Formoso

Chá Porto Formoso – Vista Aérea III
Chá Porto Formoso – Vista Aérea III
Fotografia de ByAçores

O verde abundante da Plantação de Chá Porto Formoso formam verdadeiros jardins panorâmicos com vistas sobre o mar, a ganhar destaque na paisagem da costa norte da Ilha de São Miguel, graças ao seu clima temperado e o rico solo vulcânico, a facilitar o cultivo de plantas tropicais nestas terras.

A colheita do chá ocorre entre os meses de abril e setembro, devido ao fato da época ter pouca pluviosidade, a resultar um crescimento lento do rebento e um chá de alta qualidade.

Desta forma, depois da apanha, as folhas são levadas para a fábrica e passam pelos processos naturais de transformação em folhas de infusão. Compõem as fases deste processo: murchidão das folhas, enrolamento, oxidação ou fermentação, secagem e seleção e empacotamento.

Fábrica do Chá

Chá Porto Formoso – Vista Aérea II
Chá Porto Formoso – Vista Aérea II
Fotografia de ByAçores

Fundada por Amâncio Machado Faria e Maia, a Fábrica de Chá Porto Formoso funcionou entre os anos vinte e os anos oitenta. Contudo, no ano de 1998, foram iniciadas as obras de recuperação da fábrica, tendo sido tornada Património Industrial da Região, uma iniciativa importante dos atuais proprietários. Todos os procedimentos seguem estritamente o controlo da qualidade de produção, a demonstrar o valor do Chá Porto Formoso.

E uma grande novidade que surgiu a partir de janeiro de 2018 foi a produção de chá biológico, a primeira certificada da Ilha de São Miguel. Mesmo sendo comum a produção de chá na região dos Açores sem utilizar recursos como fertilizantes, herbicidas ou pesticidas, agora há a garantia de idoneidade do selo biológico realizada por uma entidade externa. Consequentemente, os Açores foram responsáveis por produzir o primeiro chá biológico da Europa.

Para José António Pacheco, criador do projeto familiar Porto Formoso, a ideia de produzir o chá biológico deu-se pelo fato do aumento e procura do consumo de produtos “bio”.

Plantação de Chá Porto Formoso – São Miguel
Plantação de Chá Porto Formoso – São Miguel
Fotografia de Bruno Sousa

Atualmente, a Fábrica de Chá Porto Formoso produz quatro tipos de chá:

  • Orange Pekoe: produzido a partir do botão terminal e primeira folha do rebento, muito enrolado, preto e de rica infusão, a resultar num perfume e sabor delicados.
  • Pekoe: a sua produção ocorre pela segunda folha, com um paladar e um aroma menos acentuados.
  • Broken Leaf: é o resultado da terceira folha e partículas das restantes folhas, a possuir pouco aroma, porém mais suavidade.
  • Azores Home Blend: a conter todas as folhas do rebento, tem sabor genuíno e foi inspirado no fabrico caseiro de chá, muito comum em alguns locais da ilha.

O Azores Home Blend passou a ser desenvolvido no início de 2018, após uma iniciativa da família Pacheco de organizar todo o mês de maio uma colheita festiva, onde participam moradores e turistas da freguesia. Isto porque algumas famílias ainda possuem plantas de Camellia Sinesis próprias, de forma a produzir pequenas quantidades de chá para consumo doméstico.

E foi assim que surgiu o Azores Home Blend, um lote de chás das diferentes pequenas produções familiares, a receber a marca Porto Formoso na sua produção. Com isto, mantém-se viva a tradição de chá nesta região dos Açores, valiosa em história e cultura.

Fábrica de Chá Porto Formoso II
Fábrica de Chá Porto Formoso II
Fotografia de ByAçores

Curiosidades

Todo ano a Fábrica de Chá Porto Formoso organiza nas suas plantações a recriação da colheita tradicional do chá. Este evento denominado “Início da Colheita” acontece todo primeiro sábado do mês de maio, a coincidir com a primeira apanha da folha do chá. Esta ação é muito importante para região, que em épocas passadas tinha o chá como item fundamental na atividade económica e social, além de contribuir para o turismo e cultura, a envolver mais de uma centena de figurantes na colheita manual do chá.

Para os admiradores de uma boa chávena de chá, deixamos-lhe uma algumas dicass de como preparar o Chá Porto Formoso:

  • Coloque água filtrada para aquecer e preste atenção, pois assim que água começar a borbulhar, tire-a do forno;
  • Adicione as folhas do Chá Porto Formoso, duas colheres de chá para um litro de água;
  • Aguarde entre 3 a 5 minutos para que as folhas libertem todo o seu aroma e sabor e, em seguida, retire as folhas para o chá não ficar amargo;
  • Pronto, agora é só aproveitar o seu saboroso Chá Porto Formoso.

E são vários os benefícios da Camellia Sinesis, a destacar:

  • Melhora do humor;
  • Prevenção contra o cancro e doenças cardiovasculares;
  • Auxílio no emagrecimento;
  • Estimulante cerebral e capacidade de diminuir a sensação de cansaço e fadiga.

Está à espera de que para tomar uma chávena de Chá Porto Formoso? Não se esqueça de partilhar a sua experiência.

Porto Formoso
Porto Formoso
Fotografia de ByAçores

Chá Porto Formoso

Como chegar, Morada e Contactos

Estrada Regional, nº 24
9625-413, Porto Formoso
São Miguel, Açores.
Email: geral@chaportoformoso.com
Telefone: +351 296 442 342

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sábado
Verão (1 de maio – 30 setembro): das 9h às 18h
Inverno (1 de outubro – 31 de abril): das 9h às 17h

Localização no Mapa:

Vídeo

byAçores recomenda: O seu anúncio aqui? Anunciar
Observação de Cetáceos (Baleias e Golfinhos) em São Miguel Diversos tipos de baleias e outros cetáceos escolhem os Açores como habitat. Com este passeio de barco pela costa de São Miguel, poderá avistar esses grandes mamíferos. Anúncio byAçores
Rent a Car em Ponta Delgada e Flores - Desde 4,99€/dia Magic Islands: Rent a Car Açores, estamos nas Ilhas de São Miguel e das Flores. Aluguer de carro nos Açores. Conheça a nossa frota e escolha a sua viatura. Anúncio byAçores
Voos para os Açores e Pacotes de Viagem | Férias nos Açores Encontre e conheça as melhores ofertas de viagem para os Açores. Viagem com voo, alojamento, viatura e ou actividades tudo incluído. Escolha o pacote ideal para si. Anúncio byAçores