Por que os Açores são o melhor destino para todos os tipos de viajantes

Sempre que o tema Açores é falado, há uma certa dificuldade em encontrar o adjectivo ideal para o descrever. Este é sem dúvida um destino que deixa qualquer pessoa sem palavras.

A cerca de 1500 km de Lisboa, encontram-se as 9 ilhas que constituem o Arquipélago dos Açores, em pleno Oceano Atlântico. Um lugar mágico, protegido e único, onde a Natureza está ao seu redor.

Antes de viajar para este paraíso surge a questão: Qual das ilhas devo visitar? Veja abaixo algumas dicas sobre o que fazer nos Açores consoante o seu tipo de viajante.

Veja também:  Visitar Açores – tudo o que precisa de saber para planear a sua viagem

Viajantes Amantes de comida

Se é um admirador de boa gastronomia, os Açores é rico em boa comida. O facto de estar no meio do oceano poderá ser motivo para abrir o seu apetite.

Um dos segredos está nas vacas felizes e na fantástica erva verde, responsável pelo melhor queijo, leite e carne bovina. Não esquecendo, claro, do marisco fresco que poderá encontrar nas várias ilhas.

Não esquecendo o fantástico peixe fresco.

 

Dos vários pratos e cozinhados típicos açorianos, as suas papilas gustativas irão adorar o “Cozido das Furnas” (São Miguel). O queijo com pimenta da terra ou até mesmo o queijo picante de São Jorge. Já na ilha vizinha, o Pico, o fantástico vinho tinto. Não se esqueça os doces, como o exemplo das “Donas Amélias“, na Ilha Terceira.

Viajantes com orçamento limitado

Os Açores foram – durante muito tempo – interpretados como um destino de viagem caro e difícil de alcançar. Mas tudo mudou em 2015, quando a liberalização do espaço aéreo, permitiu a entrada das companhias lowcost (EasyJet e Ryanair), o início da sua operação com voos regulares para São Miguel. Neste momento já é possível igualmente viajar pela Ryanair para a Ilha Terceira.

A EasyJet já não opera para o destino Açores.

 

Uma publicação partilhada por All about Azores (Portugal) (@byacores) a

Para os viajantes com orçamento limitado, este factor veio mudar tudo. Desta forma já será possível, para muitos, optimizar a sua viagem aos Açores e inclusive conhecer mais do que uma ilha.

Se conseguir uma viagem de baixo custo para São Miguel ou Terceira e, caso não permaneça na ilha por mais de 24 horas, poderá solicitar o encaminhamento gratuito inter-ilhas para o seu destino final. Saiba mais sobre o encaminhamento inter-ilhas.

Viajantes amantes de festivais

Já imaginou uma praia de areia macia, um fantástico pôr-do-sol após um dia quente de verão em agosto e os sons mais calorosos da World Music carregados pela brisa do mar. Está a imaginar? A Ilha de Santa Maria é o lugar ideal para visitar em Agosto e aproveitar o Festival Maré de Agosto. Festival de música com mais de 30 anos.

Mas existem festivais de verão para todos os gostos, como por exemplo:

  • Angra Jazz (festival de Jazz na Ilha Terceira);
  • TREMOR (festival de música indie em São Miguel, em conjunto com artistas locais e internacionais);

Viajantes entusiastas de história e cultura

Os Açores possuem um património cultural muito rico, existem muitos pontos de interesse e atividades dignas de ser classificadas como Património Mundial da UNESCO.

Como é o caso do Centro Histórico da Cidade de Angra do Heroísmo (Ilha Terceira) ou a Paisagem da Cultura do Vinho na Ilha do Pico.

 

Se gosta de aventuras e mergulhar por naufrágios e tesouros perdidos (não havendo garantias que vá encontrar um) considere uma visita ao Parque Arqueológico Subaquático da Baía de Angra do Heroísmo (Terceira) ou o de Caroline (Pico). Neste último poderá visitar o naufrágio de 1901 do navio francês.

Veja locais de interesse e a visitar na Ilha de São Miguel
Veja locais de interesse e a visitar na Ilha do Faial
Veja locais de interesse e a visitar na Ilha Terceira
Veja locais de interesse e a visitar na Ilha de Santa Maria
Veja locais de interesse e a visitar na Ilha de São Jorge
Veja locais de interesse e a visitar na Ilha do Corvo
Veja locais de interesse e a visitar na Ilha das Flores
Veja locais de interesse e a visitar na Ilha da Graciosa
Veja locais de interesse e a visitar na Ilha do Pico

Viajantes amantes do ar livre e mergulho

Cada uma das nove ilhas é única e bela. A sua lista de possíveis actividades ao ar livre é bastante longa. Alpinismo no Pico, visitar um vulcão extinto no Faial, Explorar as Fajãs de São Jorge. Poderá também observar baleias e golfinhos.

Já para fazer mergulho, este é um dos destinos preferidos dos amantes desta actividade.

Veja e conheça: As Melhores Empresas de Turismo nos Açores

Os açorianos são amantes do seu património natural e são igualmente muito protetores. É esperado que os turistas também o façam, por forma a que este paraíso se mantenha limpo e bem cuidado.

Para atividades em lugares protegidos pela UNESCO entre outras, escolha sempre uma empresa local certificada para a actividade.

Viajantes marinheiros e ou amantes de barcos

A Cidade da Horta, na ilha do Faial é o local mais famoso dos Açores para os marinheiros.

A sua marina está repleta de pinturas feitas por marinheiros e mulheres que visitaram a ilha de barco. Não esquecendo o famoso Festival do Mar (Semana do Mar) que celebra.

Se é amante do mar e não tem o seu próprio iate ou barco, poderá escolher viajar entre ilhas de barco em vez de voar. Há também empresas locais que alugam barcos para que possa ter momentos únicos em pleno oceano Atlântico.

Em que tipo de viajante se enquadra? Navegue pelo nosso site e descubra mais sobre os Açores