Monte da Guia – Ilha do Faial

O Monte da Guia é uma montanha em formato de cone vulcânico, sendo uma estrutura geológica formada em volta de uma cratera vulcânica. Está localizada na Ilha do Faial, na Freguesia das Angústias, na cidade e concelho da Horta.

No Monte da Guia não perca a bela vista da Baía do Porto Pim e também da cidade da Horta. O Monte da Guia, O Monte Queimado e outras áreas próximas foram classificadas como Paisagens Protegidas de Portugal e também pela Rede Natura 2000 pelo elevado valor paisagístico e pela sua riqueza de fauna e flora.

Faial
Faial
Fotografia de Rui Simas

O Monte da Guia

O Monte da Guia é uma formação vulcânica com origem no mar, possui uma altitude de 145 metros e é composto por duas crateras sobrepostas abertas ao mar chamadas de Caldeira do Inferno ou Caldeirinhas. Estas crateras possuem um comprimento de 500 metros e largura máxima de 250 metros.

No seu topo está a Ermida de Nossa Senhora da Guia, junto à cratera vulcânica. O nome do monte teria sido dado justamente em homenagem à imagem de Nossa Senhora da Guia, que é a padroeira dos pescadores. Devido à sua altitude a Ermida é visível por quase toda a cidade da Horta.

Horta
Horta
Fotografia de Rui Simas

Como Chegar

Para chegar ao topo do monte deve-se seguir por um caminho na entrada do Porto da Horta que dará acesso até a umas das vistas mais lindas da Ilha do Faial.

Do alto da montanha têm-se uma vista panorâmica da cidade da Horta, da Baía do Porto Pim e em dias menos nebulosos vê-se a Ilha do Pico, Ilha de São Jorge e Ilha Graciosa.

Localização no Mapa

O que ver

Ao visitar o Monte da Guia terá oportunidade de realizar outras actividades próximas deste local. No alto do Monte da Guia aprecie a vista espetacular que já vale por toda a visita, porém há outros locais perto que não deve perder, sendo eles:

Miradouro do Monte da Guia

Próximo a Capela de Nossa Senhora da Guia existe o fantástico Miradouro do Monte da Guia, onde tem a magnífica vista da espetacular Baía do Porto Pim, a cidade da Horta, outras ilhas Açorianas, da Caldeira do Inferno e da natureza selvagem da Ilha do Faial.

Ermida
Ermida
Fotografia de Rui Simas

Praia de Porto Pim

A Praia do Porto Pim é uma zona balnear que está localizada num recanto do Monte da Guia, na Baía de Porto Pim. Esta é uma das praias mais frequentada da Ilha do Faial e é muito procurada por ser uma praia de areal extenso, com águas tranquilas e com boa temperatura.

Horta
Horta
Fotografia de Rui Simas

Esta possui uma excelente infraestrutura turística e boa acessibilidade para quem tem mobilidade reduzida. Possui serviços de apoio com casas de banho, duches, bar e vigilância.

A praia de águas mornas, possui uma areia fina e macia e a sua extensão é de 350 metros. A Praia do Porto Pim também encontra-se inserida na Área de Paisagem Protegida do Monte da Guia e está integrada no Parque Natural do Faial.

Trilho Pedestre no Parque Natural

Para os mais aventureiros existem trilhos pedestres pelo Parque Natural do Faial e Monte da Guia. Uma das rotas é a rota circular que é feita entre os Montes da Guia e Queimado. O percurso é de dificuldade baixa levando cerca de 1 hora e meia. Durante o caminho vê-se de perto a natureza mágica e quase intocável da Ilha, além de passar por algumas fortificações de proteção marítima dos séculos XVI e XVII.

Veja mais informações e detalhes deste trilho pedestre, nesta ligação.

Fábrica da Baleia de Porto Pim

Fábrica da Baleia de Porto Pim

Foto por OMA

A Fábrica da Baleia de Porto Pim é um complexo industrial localizada na Baía de Porto Pim. Era um complexo Fabril ligada à baleação, o objectivo era se aproveitar de forma integral das baleias e outras vidas marinhas e alavancar o comércio dos seus produtos.

Durante muito tempo a fábrica deu muito lucro, porém em 1974 houve um declínio mundial da indústria baleeira e a fábrica fechou as suas portas. Actualmente está aberta ao público para que possa visitar e apreciar, recebendo cerca de 7 mil visitantes por ano. A Fábrica da Baleia de Porto Pim apresenta quase todas as suas máquinas originais e muita história para contar.

Morada

Fábrica da Baleia de Porto Pim
Monte da Guia
9900 Horta – Faial

Contactos:

Email: centrodeciencia@oma.pt
Telefone: 292 292 140

Observatório do Mar dos Açores

O Observatório do Mar dos Açores (OMA) tem sede dentro da Fábrica da Baleia em Porto Pim. O OMA é uma Associação Técnica, Científica e Cultural sem fins lucrativos criada em 2002.

O Objetivo principal desta associação é disseminar a cultura científica e tecnológica, assim como promover actividades de interpretação e educação ambiental no campo das ciências do mar.

Visam recolher informações e divulgar sobre o mar dos açores, promover debates e discussão sobre a preservação da vida marinha entre outras acções de importância. Além do mais o OMA organiza visitas guiadas na Fábrica da Baleia de Porto Pim.

Curiosidades

É sempre importante conhecermos alguns detalhes ocultos dos locais que visitamos, por isso destacamos aqui alguns do Monte da Guia:

  • Além de toda a paisagem espetacular, ainda encontra na montanha a Ermida de Nossa Senhora da Guia, instalações de uma bateria militar antiga e também instalações de Apoio ao Aeroporto da Horta;
  • A Baía do Porto Pim apresenta excelentes condições para a prática do mergulho;
  • O Monte da Guia está inserido no complexo vulcânico da Praia do Almoxarife, estando todos alinhados, uma bela vista de cones vulcânicos.
  • Num dos lados do Monte da Guia mais voltado para a cidade da Horta, apresenta um suave declive que antigamente deram diversos usos como jardins e até mesmo cultivo de alimentos, principalmente de milho.

Fotos

Monte da Guia
Monte da Guia
Fotografia de Rui Simas
Horta
Horta
Fotografia de Rui Simas

Vídeos

Para os amantes da natureza o Monte da Guia é uma óptima oportunidade de relaxamento, de contacto com a natureza mais bela e pura, além de apreciar muita história e curiosidades.